Arte e cultura na política e ações de assistência estudantil na universidade pública: uma via para a permanência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priscila Marçal Fer
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-17012023-130010
Resumo: Esta pesquisa se insere no âmbito das ações voltadas à permanência estudantil que partem do campo artístico-cultural. Utiliza, como ponto de partida para seu desenvolvimento, o eixo cultura presente no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O trabalho propõe estabelecer preliminarmente a relação entre permanência estudantil e arte/cultura e, verificar quais sentidos podem permear as ações desta natureza nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Recorre à bibliografia sobre o desenvolvimento das preocupações acerca da cultura ao longo da história e sobre as concepções do termo a partir de diferentes visões, além de contextualizar sobre acesso e assistência/permanência estudantil no Brasil. Utiliza a pesquisa em fontes documentais ao se lançar na leitura interpretativa de editais de fomento à arte e cultura e de uma coletânea de contos em uma universidade federal de São Paulo. Os conceitos de capital cultural e habitus de Pierre Bourdieu, experiência estética e estética social trabalhados por Arnold Berleant compõem algumas das reflexões realizadas. Como achados da pesquisa temos que a intersecção de arte/cultura e permanência estudantil é tema pouco explorado na literatura; não há um conceito de cultura unificado e amplamente utilizado na contemporaneidade; a visão antropológica de cultura auxilia na promoção da inclusão de estudantes de variados contextos por meio da valorização da diversidade; concepções distintas de cultura podem articular noções hierárquicas e de exclusão e o mesmo ocorre no campo das artes; a estética, a experiência estética e a estética social são importantes vias para construção da alteridade por meio da experiência do corpo em sua dimensão sensível, o que mostra ser bastante necessário no recorte da permanência estudantil e da universidade federal brasileira
id USP_90495a49cd5c88bc2bad59246114585c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17012023-130010
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Arte e cultura na política e ações de assistência estudantil na universidade pública: uma via para a permanência? Art and culture in student assistances policy and actions in the public university: a way for permanence? 2022-11-03Arley AndrioloCérise AlvarengaTais BleicherPriscila Marçal FerUniversidade de São PauloPsicologia SocialUSPBR Art and culture Arte e cultura Assistência e permanência estudantil Capital cultural Cultural capital, Social aesthetics Estética social Psicologia social Social psychology Student assistance and permanence Esta pesquisa se insere no âmbito das ações voltadas à permanência estudantil que partem do campo artístico-cultural. Utiliza, como ponto de partida para seu desenvolvimento, o eixo cultura presente no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O trabalho propõe estabelecer preliminarmente a relação entre permanência estudantil e arte/cultura e, verificar quais sentidos podem permear as ações desta natureza nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Recorre à bibliografia sobre o desenvolvimento das preocupações acerca da cultura ao longo da história e sobre as concepções do termo a partir de diferentes visões, além de contextualizar sobre acesso e assistência/permanência estudantil no Brasil. Utiliza a pesquisa em fontes documentais ao se lançar na leitura interpretativa de editais de fomento à arte e cultura e de uma coletânea de contos em uma universidade federal de São Paulo. Os conceitos de capital cultural e habitus de Pierre Bourdieu, experiência estética e estética social trabalhados por Arnold Berleant compõem algumas das reflexões realizadas. Como achados da pesquisa temos que a intersecção de arte/cultura e permanência estudantil é tema pouco explorado na literatura; não há um conceito de cultura unificado e amplamente utilizado na contemporaneidade; a visão antropológica de cultura auxilia na promoção da inclusão de estudantes de variados contextos por meio da valorização da diversidade; concepções distintas de cultura podem articular noções hierárquicas e de exclusão e o mesmo ocorre no campo das artes; a estética, a experiência estética e a estética social são importantes vias para construção da alteridade por meio da experiência do corpo em sua dimensão sensível, o que mostra ser bastante necessário no recorte da permanência estudantil e da universidade federal brasileira This research falls within the scope of the actions aimed at student permanence in the artistic-cultural field. It uses, as a starting point for its development, the \"culture\" axis present in the National Program of Student Assistance (PNAES). It proposes to preliminarily establish the relationship between \"student permanence\" and \"art/culture\" and, to verify which meanings may permeate the actions of this nature in the Federal Institutions of Higher Education (IFES). It resorts to bibliography about the development of \"concerns about culture\" throughout History and about the conceptions of the term from different visions, in addition to contextualizing access and student assistance/permanence in Brazil. It uses the research in documental sources when diving into the interpretative reading of edicts of fomentation to art and culture and of a short story collection in a federal university from São Paulo. The concepts of \"cultural capital\" and \"habitus\" by Pierre Bourdieu, \"aesthetic experience\" and \"social aesthetics\" by Arnold Berleant are linked with the reflections made in this research. We can conclude from this study that the intersection of art/culture and student permanence is a theme little explored in the literature; there is no unified and widely used concept of culture in present days; the anthropological view of culture helps in promoting the inclusion of students from different backgrounds by valuing diversity; different conceptions of culture may articulate hierarchical and exclusion notions, and the same occurs in the field of arts; aesthetics, aesthetic experience, and social aesthetics are important ways to build alterity through the experience of the body in its sensible dimension, which shows to be quite necessary in the context of student permanence and the Brazilian federal university https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-17012023-130010info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-17012023-130010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:46:56.640519Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Arte e cultura na política e ações de assistência estudantil na universidade pública: uma via para a permanência?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Art and culture in student assistances policy and actions in the public university: a way for permanence?
title Arte e cultura na política e ações de assistência estudantil na universidade pública: uma via para a permanência?
spellingShingle Arte e cultura na política e ações de assistência estudantil na universidade pública: uma via para a permanência?
Priscila Marçal Fer
title_short Arte e cultura na política e ações de assistência estudantil na universidade pública: uma via para a permanência?
title_full Arte e cultura na política e ações de assistência estudantil na universidade pública: uma via para a permanência?
title_fullStr Arte e cultura na política e ações de assistência estudantil na universidade pública: uma via para a permanência?
title_full_unstemmed Arte e cultura na política e ações de assistência estudantil na universidade pública: uma via para a permanência?
title_sort Arte e cultura na política e ações de assistência estudantil na universidade pública: uma via para a permanência?
author Priscila Marçal Fer
author_facet Priscila Marçal Fer
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arley Andriolo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cérise Alvarenga
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tais Bleicher
dc.contributor.author.fl_str_mv Priscila Marçal Fer
contributor_str_mv Arley Andriolo
Cérise Alvarenga
Tais Bleicher
description Esta pesquisa se insere no âmbito das ações voltadas à permanência estudantil que partem do campo artístico-cultural. Utiliza, como ponto de partida para seu desenvolvimento, o eixo cultura presente no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O trabalho propõe estabelecer preliminarmente a relação entre permanência estudantil e arte/cultura e, verificar quais sentidos podem permear as ações desta natureza nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Recorre à bibliografia sobre o desenvolvimento das preocupações acerca da cultura ao longo da história e sobre as concepções do termo a partir de diferentes visões, além de contextualizar sobre acesso e assistência/permanência estudantil no Brasil. Utiliza a pesquisa em fontes documentais ao se lançar na leitura interpretativa de editais de fomento à arte e cultura e de uma coletânea de contos em uma universidade federal de São Paulo. Os conceitos de capital cultural e habitus de Pierre Bourdieu, experiência estética e estética social trabalhados por Arnold Berleant compõem algumas das reflexões realizadas. Como achados da pesquisa temos que a intersecção de arte/cultura e permanência estudantil é tema pouco explorado na literatura; não há um conceito de cultura unificado e amplamente utilizado na contemporaneidade; a visão antropológica de cultura auxilia na promoção da inclusão de estudantes de variados contextos por meio da valorização da diversidade; concepções distintas de cultura podem articular noções hierárquicas e de exclusão e o mesmo ocorre no campo das artes; a estética, a experiência estética e a estética social são importantes vias para construção da alteridade por meio da experiência do corpo em sua dimensão sensível, o que mostra ser bastante necessário no recorte da permanência estudantil e da universidade federal brasileira
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-17012023-130010
url https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-17012023-130010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Psicologia Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502797351190528