Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Votta, Roberto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032013-095102/
Resumo: O balé Agon é considerado o ápice da produção conjunta entre Stravinsky e o coreógrafo russo George Balanchine, e sua concepção foi repleta de descontinuidades. As ideias iniciais que motivaram a composição do balé datam de 1948, entretanto, Stravinsky começou a esboçar os primeiros rascunhos somente no final de 1953 e concluiu a obra, após algumas interrupções, em meados de 1957. Durante os anos de criação do balé, Stravinsky operou mudanças significativas em seu processo composicional, alguns movimentos remetem ao diatonismo de seu período neoclássico, enquanto outros são construídos a partir de elaborações seriais, desenvolvidas pelo compositor após o início da década de 1950. Este trabalho expõe os diferentes aspectos envolvidos na concepção do balé e, através da análise dos processos composicionais presentes na obra, busca determinar pontos de conexão em meio às referências díspares estabelecidas no diálogo entre música e dança.
id USP_90d59af97abaf0683eb49488edb60cd4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07032013-095102
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor StravinskyAgonAgonAnálise MusicalBalanchineBalanchineBaléBalletMusical AnalysisSerialismSerialismoStravinskyStravinskyO balé Agon é considerado o ápice da produção conjunta entre Stravinsky e o coreógrafo russo George Balanchine, e sua concepção foi repleta de descontinuidades. As ideias iniciais que motivaram a composição do balé datam de 1948, entretanto, Stravinsky começou a esboçar os primeiros rascunhos somente no final de 1953 e concluiu a obra, após algumas interrupções, em meados de 1957. Durante os anos de criação do balé, Stravinsky operou mudanças significativas em seu processo composicional, alguns movimentos remetem ao diatonismo de seu período neoclássico, enquanto outros são construídos a partir de elaborações seriais, desenvolvidas pelo compositor após o início da década de 1950. Este trabalho expõe os diferentes aspectos envolvidos na concepção do balé e, através da análise dos processos composicionais presentes na obra, busca determinar pontos de conexão em meio às referências díspares estabelecidas no diálogo entre música e dança.The ballet Agon is considered the apex of the partnership between Stravinsky and the russian choreographer George Balanchine, and its creation was full of discontinuities. The initial ideas that motivated the composition of the ballet came up in 1948, but only in the end of 1953 Stravinsky began sketching the first drafts, and then in 1957, after some interruptions, he completed the work. During this years, Stravinsky made significant changes in his compositional process, some movements refers to the diatonicism of his neoclassical period, while others are constructed from serial elaborations, all of them developed by the composer after the 1950s. This dissertation expounds the several different aspects about the creation of the ballet and through the analysis of the compositional processes in the work, it attempts to determine the connection among the disparate references established in the dialogue between music and dance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalles, Paulo de Tarso Camargo CambraiaVotta, Roberto2012-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032013-095102/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-07032013-095102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky
title Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky
spellingShingle Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky
Votta, Roberto
Agon
Agon
Análise Musical
Balanchine
Balanchine
Balé
Ballet
Musical Analysis
Serialism
Serialismo
Stravinsky
Stravinsky
title_short Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky
title_full Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky
title_fullStr Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky
title_full_unstemmed Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky
title_sort Pluralidade e unidade: uma análise dos processos composicionais no Balé Agon, de Igor Stravinsky
author Votta, Roberto
author_facet Votta, Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
dc.contributor.author.fl_str_mv Votta, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Agon
Agon
Análise Musical
Balanchine
Balanchine
Balé
Ballet
Musical Analysis
Serialism
Serialismo
Stravinsky
Stravinsky
topic Agon
Agon
Análise Musical
Balanchine
Balanchine
Balé
Ballet
Musical Analysis
Serialism
Serialismo
Stravinsky
Stravinsky
description O balé Agon é considerado o ápice da produção conjunta entre Stravinsky e o coreógrafo russo George Balanchine, e sua concepção foi repleta de descontinuidades. As ideias iniciais que motivaram a composição do balé datam de 1948, entretanto, Stravinsky começou a esboçar os primeiros rascunhos somente no final de 1953 e concluiu a obra, após algumas interrupções, em meados de 1957. Durante os anos de criação do balé, Stravinsky operou mudanças significativas em seu processo composicional, alguns movimentos remetem ao diatonismo de seu período neoclássico, enquanto outros são construídos a partir de elaborações seriais, desenvolvidas pelo compositor após o início da década de 1950. Este trabalho expõe os diferentes aspectos envolvidos na concepção do balé e, através da análise dos processos composicionais presentes na obra, busca determinar pontos de conexão em meio às referências díspares estabelecidas no diálogo entre música e dança.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032013-095102/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032013-095102/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256777209413632