A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriela Felippe Rodrigues Metzker
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-08112010-120110
Resumo: Na sociedade contemporânea, a escola tornou-se espaço cruzado por uma variedade de signos e linguagens, resultado das novas formas de produzir, circular e receber o conhecimento, geradas pelos meios de comunicação e pelas novas tecnologias. O cotidiano do jovem em processo de escolarização é marcado por experiências com os meios audiovisuais, no entanto, na sala de aula, o discurso continua profundamente centrado na linguagem oral e escrita. O descompasso entre as formas de ensinar e as vivências do aluno dificulta o aprendizado na educação formal, pois, para que o estudante possa construir sentido a partir das mensagens transmitidas, é preciso haver campos de identificação comuns. O professor deveria usar a linguagem dos meios de comunicação e das novas tecnologias para se aproximar do aluno, fazendo da educação um processo comunicacional, e ajudá-lo a articular os conhecimentos obtidos dentro e fora do espaço escolar. No entanto, é essencial que a formação inicial docente prepare o professor para trabalhar essas questões. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, investigamos se a universidade oferece na graduação disciplinas que aproximem os campos da educação e da comunicação e qual o posicionamento do futuro professor sobre essa inter-relação.
id USP_90f5d8bc336a53843af29d9a1e4e3474
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08112010-120110
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação 2010-10-05Adilson Odair CitelliGisela Grangeiro da Silva CastroRoseli Aparecida Figaro PaulinoGabriela Felippe Rodrigues MetzkerUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR Communication Comunicação Educação Education Language Linguagem Professor Teacher Technology Tecnologia Na sociedade contemporânea, a escola tornou-se espaço cruzado por uma variedade de signos e linguagens, resultado das novas formas de produzir, circular e receber o conhecimento, geradas pelos meios de comunicação e pelas novas tecnologias. O cotidiano do jovem em processo de escolarização é marcado por experiências com os meios audiovisuais, no entanto, na sala de aula, o discurso continua profundamente centrado na linguagem oral e escrita. O descompasso entre as formas de ensinar e as vivências do aluno dificulta o aprendizado na educação formal, pois, para que o estudante possa construir sentido a partir das mensagens transmitidas, é preciso haver campos de identificação comuns. O professor deveria usar a linguagem dos meios de comunicação e das novas tecnologias para se aproximar do aluno, fazendo da educação um processo comunicacional, e ajudá-lo a articular os conhecimentos obtidos dentro e fora do espaço escolar. No entanto, é essencial que a formação inicial docente prepare o professor para trabalhar essas questões. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, investigamos se a universidade oferece na graduação disciplinas que aproximem os campos da educação e da comunicação e qual o posicionamento do futuro professor sobre essa inter-relação. In contemporary society, the school became a space crossed by a variety of signs and languages, result of new ways to produce, operate and receive knowledge generated by media and new technologies. The quotidian of youth in schooling process is marked by experiences with audio visual media however in the classroom the discourse remains firmly focused on oral and written language. The gap between the teaching techniques and student experiences turns the learning of formal education more difficult because the student needs to establish common identification fields to capture the meaning from messages transmitted. The teacher should use medias language and new technologies to become closer to the student, making education a communication process and helping students to articulate the knowledge gained inside and outside the school. However, it is essential that the initial teacher education prepare teachers to work on these issues. Through qualitative empirical research, we investigate whether the university offers academic disciplines which bring together education and communication and the vision of future teachers about this interrelationship. https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-08112010-120110info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:29:36Zoai:teses.usp.br:tde-08112010-120110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:21:12.410818Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação
title A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação
spellingShingle A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação
Gabriela Felippe Rodrigues Metzker
title_short A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação
title_full A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação
title_fullStr A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação
title_full_unstemmed A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação
title_sort A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação
author Gabriela Felippe Rodrigues Metzker
author_facet Gabriela Felippe Rodrigues Metzker
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adilson Odair Citelli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gisela Grangeiro da Silva Castro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roseli Aparecida Figaro Paulino
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriela Felippe Rodrigues Metzker
contributor_str_mv Adilson Odair Citelli
Gisela Grangeiro da Silva Castro
Roseli Aparecida Figaro Paulino
description Na sociedade contemporânea, a escola tornou-se espaço cruzado por uma variedade de signos e linguagens, resultado das novas formas de produzir, circular e receber o conhecimento, geradas pelos meios de comunicação e pelas novas tecnologias. O cotidiano do jovem em processo de escolarização é marcado por experiências com os meios audiovisuais, no entanto, na sala de aula, o discurso continua profundamente centrado na linguagem oral e escrita. O descompasso entre as formas de ensinar e as vivências do aluno dificulta o aprendizado na educação formal, pois, para que o estudante possa construir sentido a partir das mensagens transmitidas, é preciso haver campos de identificação comuns. O professor deveria usar a linguagem dos meios de comunicação e das novas tecnologias para se aproximar do aluno, fazendo da educação um processo comunicacional, e ajudá-lo a articular os conhecimentos obtidos dentro e fora do espaço escolar. No entanto, é essencial que a formação inicial docente prepare o professor para trabalhar essas questões. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, investigamos se a universidade oferece na graduação disciplinas que aproximem os campos da educação e da comunicação e qual o posicionamento do futuro professor sobre essa inter-relação.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-08112010-120110
url https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-08112010-120110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502579680444416