A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-08112010-120110 |
Resumo: | Na sociedade contemporânea, a escola tornou-se espaço cruzado por uma variedade de signos e linguagens, resultado das novas formas de produzir, circular e receber o conhecimento, geradas pelos meios de comunicação e pelas novas tecnologias. O cotidiano do jovem em processo de escolarização é marcado por experiências com os meios audiovisuais, no entanto, na sala de aula, o discurso continua profundamente centrado na linguagem oral e escrita. O descompasso entre as formas de ensinar e as vivências do aluno dificulta o aprendizado na educação formal, pois, para que o estudante possa construir sentido a partir das mensagens transmitidas, é preciso haver campos de identificação comuns. O professor deveria usar a linguagem dos meios de comunicação e das novas tecnologias para se aproximar do aluno, fazendo da educação um processo comunicacional, e ajudá-lo a articular os conhecimentos obtidos dentro e fora do espaço escolar. No entanto, é essencial que a formação inicial docente prepare o professor para trabalhar essas questões. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, investigamos se a universidade oferece na graduação disciplinas que aproximem os campos da educação e da comunicação e qual o posicionamento do futuro professor sobre essa inter-relação. |
id |
USP_90f5d8bc336a53843af29d9a1e4e3474 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-08112010-120110 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação 2010-10-05Adilson Odair CitelliGisela Grangeiro da Silva CastroRoseli Aparecida Figaro PaulinoGabriela Felippe Rodrigues MetzkerUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR Communication Comunicação Educação Education Language Linguagem Professor Teacher Technology Tecnologia Na sociedade contemporânea, a escola tornou-se espaço cruzado por uma variedade de signos e linguagens, resultado das novas formas de produzir, circular e receber o conhecimento, geradas pelos meios de comunicação e pelas novas tecnologias. O cotidiano do jovem em processo de escolarização é marcado por experiências com os meios audiovisuais, no entanto, na sala de aula, o discurso continua profundamente centrado na linguagem oral e escrita. O descompasso entre as formas de ensinar e as vivências do aluno dificulta o aprendizado na educação formal, pois, para que o estudante possa construir sentido a partir das mensagens transmitidas, é preciso haver campos de identificação comuns. O professor deveria usar a linguagem dos meios de comunicação e das novas tecnologias para se aproximar do aluno, fazendo da educação um processo comunicacional, e ajudá-lo a articular os conhecimentos obtidos dentro e fora do espaço escolar. No entanto, é essencial que a formação inicial docente prepare o professor para trabalhar essas questões. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, investigamos se a universidade oferece na graduação disciplinas que aproximem os campos da educação e da comunicação e qual o posicionamento do futuro professor sobre essa inter-relação. In contemporary society, the school became a space crossed by a variety of signs and languages, result of new ways to produce, operate and receive knowledge generated by media and new technologies. The quotidian of youth in schooling process is marked by experiences with audio visual media however in the classroom the discourse remains firmly focused on oral and written language. The gap between the teaching techniques and student experiences turns the learning of formal education more difficult because the student needs to establish common identification fields to capture the meaning from messages transmitted. The teacher should use medias language and new technologies to become closer to the student, making education a communication process and helping students to articulate the knowledge gained inside and outside the school. However, it is essential that the initial teacher education prepare teachers to work on these issues. Through qualitative empirical research, we investigate whether the university offers academic disciplines which bring together education and communication and the vision of future teachers about this interrelationship. https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-08112010-120110info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:29:36Zoai:teses.usp.br:tde-08112010-120110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:21:12.410818Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação |
title |
A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação |
spellingShingle |
A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação Gabriela Felippe Rodrigues Metzker |
title_short |
A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação |
title_full |
A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação |
title_fullStr |
A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação |
title_full_unstemmed |
A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação |
title_sort |
A formação do professor na universidade para a inter-relação comunicação/educação |
author |
Gabriela Felippe Rodrigues Metzker |
author_facet |
Gabriela Felippe Rodrigues Metzker |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adilson Odair Citelli |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gisela Grangeiro da Silva Castro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Roseli Aparecida Figaro Paulino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriela Felippe Rodrigues Metzker |
contributor_str_mv |
Adilson Odair Citelli Gisela Grangeiro da Silva Castro Roseli Aparecida Figaro Paulino |
description |
Na sociedade contemporânea, a escola tornou-se espaço cruzado por uma variedade de signos e linguagens, resultado das novas formas de produzir, circular e receber o conhecimento, geradas pelos meios de comunicação e pelas novas tecnologias. O cotidiano do jovem em processo de escolarização é marcado por experiências com os meios audiovisuais, no entanto, na sala de aula, o discurso continua profundamente centrado na linguagem oral e escrita. O descompasso entre as formas de ensinar e as vivências do aluno dificulta o aprendizado na educação formal, pois, para que o estudante possa construir sentido a partir das mensagens transmitidas, é preciso haver campos de identificação comuns. O professor deveria usar a linguagem dos meios de comunicação e das novas tecnologias para se aproximar do aluno, fazendo da educação um processo comunicacional, e ajudá-lo a articular os conhecimentos obtidos dentro e fora do espaço escolar. No entanto, é essencial que a formação inicial docente prepare o professor para trabalhar essas questões. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, investigamos se a universidade oferece na graduação disciplinas que aproximem os campos da educação e da comunicação e qual o posicionamento do futuro professor sobre essa inter-relação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-10-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-08112010-120110 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-08112010-120110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502579680444416 |