Uso integrado das ferramentas de análise do ciclo de vida e de análise do custo do ciclo de vida em pavimentação.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27112017-142625/ |
Resumo: | A sustentabilidade pode ser uma realidade para a concepção e construção de uma rodovia, especialmente quanto ao pavimento. Dentro deste contexto, a análise do ciclo de vida - LCA (Life Cycle Analysis) e a análise do custo do ciclo de vida - LCCA (Life Cycle Cost Analysis) dos pavimentos são formas de prover meios para avaliar aspectos relativos à sustentabilidade de uma solução de pavimentação, seja no setor ambiental ou econômico. Na pesquisa apresentada, essas ferramentas são utilizadas para identificar os compromissos em tomada de decisão, uma vez que permitem a apreciação de indicadores de sustentabilidade e viabilidade de investimento, a partir do momento da produção das matérias-primas, até implantação do pavimento, manutenção, conservação e uso da rodovia. Portanto, nessa pesquisa foram avaliadas e comparadas três estruturas típicas de pavimento (flexível, semi-rígido e rígido) propostas para uma rodovia que se encontra em fase de implantação. Após verificação e comparação dos dados obtidos foi feita a integração desses resultados sob âmbito de sustentabilidade e viabilidade de implementação, através do método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process). Tal integração permitiu uma avaliação analítica de indicadores, por meio da verificação das emissões de CO2 equivalentes, e também através da constatação do VPL (valor presente líquido) para cada alternativa considerada. De maneira geral, sob as condições estabelecidas nesta pesquisa, os resultados permitiram observar, por exemplo, qual estrutura levaria a uma maior liberação de CO2 na atmosfera e qual pavimento apresentaria viabilidade de investimento menos atrativa, o que poderia auxiliar na tomada de decisão quanto à estrutura a ser adotada naquele projeto. |
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Uso integrado das ferramentas de análise do ciclo de vida e de análise do custo do ciclo de vida em pavimentação.Integrated use of life cycle analyses and the cycle cost analyses tools in paving.Asphalt pavingCiclo de vida (Custos)Concrete pavingLife cycle (Cost)Pavimentação asfálticaPavimentação de concretoSustainabilitySustentabilidadeA sustentabilidade pode ser uma realidade para a concepção e construção de uma rodovia, especialmente quanto ao pavimento. Dentro deste contexto, a análise do ciclo de vida - LCA (Life Cycle Analysis) e a análise do custo do ciclo de vida - LCCA (Life Cycle Cost Analysis) dos pavimentos são formas de prover meios para avaliar aspectos relativos à sustentabilidade de uma solução de pavimentação, seja no setor ambiental ou econômico. Na pesquisa apresentada, essas ferramentas são utilizadas para identificar os compromissos em tomada de decisão, uma vez que permitem a apreciação de indicadores de sustentabilidade e viabilidade de investimento, a partir do momento da produção das matérias-primas, até implantação do pavimento, manutenção, conservação e uso da rodovia. Portanto, nessa pesquisa foram avaliadas e comparadas três estruturas típicas de pavimento (flexível, semi-rígido e rígido) propostas para uma rodovia que se encontra em fase de implantação. Após verificação e comparação dos dados obtidos foi feita a integração desses resultados sob âmbito de sustentabilidade e viabilidade de implementação, através do método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process). Tal integração permitiu uma avaliação analítica de indicadores, por meio da verificação das emissões de CO2 equivalentes, e também através da constatação do VPL (valor presente líquido) para cada alternativa considerada. De maneira geral, sob as condições estabelecidas nesta pesquisa, os resultados permitiram observar, por exemplo, qual estrutura levaria a uma maior liberação de CO2 na atmosfera e qual pavimento apresentaria viabilidade de investimento menos atrativa, o que poderia auxiliar na tomada de decisão quanto à estrutura a ser adotada naquele projeto.Sustainability can be a reality for the design and construction of a highway, especially considering the pavement. Within this context, Life Cycle Analysis (LCA) and Life Cycle Cost Analysis (LCCA) of pavements may provide means to evaluate aspects related to the sustainability of a solution, both in the environmental or economic sectors. In the presented research, these tools are used to identify the commitments in decision making, since they allow the evaluation of sustainability indicators and feasibility of investment, since production of raw materials, until the pavement construction, maintenance, conservation and highway operation. Therefore, in this research, three typical pavement structures (flexible, semi-rigid and rigid) were proposed and compared (undergoing project). After verification and comparison of the obtained data, the integration of LCA and LCCA under sustainability and feasibility aspects was done through the AHP (Analytic Hierarchy Process) multi-criteria method. This integration allowed an analytical evaluation of indicators, through the verification of the equivalent CO2 emissions, and also through the verification of the NPV (net present value) for each alternative considered. In general, under the conditions established in this research, the results showed, for example, which structure would lead to a higher release of CO2 into the atmosphere and which pavement would present less attractive investment feasibility, which could help in decision making of which pavement structure could be adopted in that project.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMotta, Rosângela dos SantosSouza, Luciana de Paula2017-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27112017-142625/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T17:03:58Zoai:teses.usp.br:tde-27112017-142625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T17:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A sustentabilidade pode ser uma realidade para a concepção e construção de uma rodovia, especialmente quanto ao pavimento. Dentro deste contexto, a análise do ciclo de vida - LCA (Life Cycle Analysis) e a análise do custo do ciclo de vida - LCCA (Life Cycle Cost Analysis) dos pavimentos são formas de prover meios para avaliar aspectos relativos à sustentabilidade de uma solução de pavimentação, seja no setor ambiental ou econômico. Na pesquisa apresentada, essas ferramentas são utilizadas para identificar os compromissos em tomada de decisão, uma vez que permitem a apreciação de indicadores de sustentabilidade e viabilidade de investimento, a partir do momento da produção das matérias-primas, até implantação do pavimento, manutenção, conservação e uso da rodovia. Portanto, nessa pesquisa foram avaliadas e comparadas três estruturas típicas de pavimento (flexível, semi-rígido e rígido) propostas para uma rodovia que se encontra em fase de implantação. Após verificação e comparação dos dados obtidos foi feita a integração desses resultados sob âmbito de sustentabilidade e viabilidade de implementação, através do método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process). Tal integração permitiu uma avaliação analítica de indicadores, por meio da verificação das emissões de CO2 equivalentes, e também através da constatação do VPL (valor presente líquido) para cada alternativa considerada. De maneira geral, sob as condições estabelecidas nesta pesquisa, os resultados permitiram observar, por exemplo, qual estrutura levaria a uma maior liberação de CO2 na atmosfera e qual pavimento apresentaria viabilidade de investimento menos atrativa, o que poderia auxiliar na tomada de decisão quanto à estrutura a ser adotada naquele projeto. |
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