Lutas populares, gestão e qualidade da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghanem Junior, Elie George Guimaraes
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48132/tde-15022016-090742/
Resumo: Analisa a influência que as lutas populares de bairro podem ter no tipo de participação da população na escola pública, especialmente nos aspectos relativos à gestão. Traça a configuração das principais lutas reivindicatórias ocorridas a partir da década de 70, na região da Capela do Socorro, Zona Sul do município de São Paulo. O cenário em que se desenvolveram essas mobilizações é constituído por dados demográficos e sócio - econômicos, bem como aqueles atinentes ao processo de urbanização. Identifica as formas associativas típicas das camadas populares moradoras da periferia: as Sociedades Amigos de Bairro (SABs) e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da Igreja Católica. Caracteriza um dos movimentos mais dinâmicos da região estudada, o Movimentos Unidos por Moradia da Região de Interlagos (MUMRI), e a maneira como seus dirigentes vêem e se relacionam com as escolas públicas. O mesmo é feito quanto aos dirigentes de duas associações locais vinculadas ao MUMRI, a Associação dos Moradores do Parque Maria Fernanda (AMPMF) e a Associação dos Moradores do Arco - íris (AMAI). Apresenta também os depoimentos das pessoas que formam as bases dessas associações, onde se destacam os aspectos que elas mais valorizam e criticam nas escolas, evidenciando os critérios utilizados em sua interpretação da qualidade dos se rviços escolares. Foram selecionadas ainda declarações das diretoras das unidades escolares, nas quais se mostra o que consideram dificuldades para administrar as escolas, a visão que têm da participação popular na escola e da própria população atendida. C onclui, constatando importantes características e potencialidades dos movimentos populares no desenvolvimento da participação sócio - política das populações das periferias urbanas. Mas constata, simultaneamente, o despreparo dos líderes dos movimentos para lidar com os problemas presentes na rede escolar pública. Como tentativa de compreender esse despreparo, ressalta dois fatores. Um deles, decorrente da formação dos militantes, efetuada no interior da atuação da Igreja, tradicionalmente alheia ao desempenh o e às perspectivas das escolas públicas. O outro fator é o elevado grau de fechamento e \"impermeabilidade\" das unidades escolares, seja em relação às determinações legais e orientações dos órgãos superiores de gestão da rede escolar, seja quanto às pressõ es exercidas pela população usuária das escolas.
id USP_91b429b2a5e7e6367137e3bec680ff33
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15022016-090742
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Lutas populares, gestão e qualidade da escola públicaPopular strugles, management and quality of public schoolGestão escolarMmovimentos popularesPopular movementsQualidade da educaçãoQuality of educationSchool managementAnalisa a influência que as lutas populares de bairro podem ter no tipo de participação da população na escola pública, especialmente nos aspectos relativos à gestão. Traça a configuração das principais lutas reivindicatórias ocorridas a partir da década de 70, na região da Capela do Socorro, Zona Sul do município de São Paulo. O cenário em que se desenvolveram essas mobilizações é constituído por dados demográficos e sócio - econômicos, bem como aqueles atinentes ao processo de urbanização. Identifica as formas associativas típicas das camadas populares moradoras da periferia: as Sociedades Amigos de Bairro (SABs) e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da Igreja Católica. Caracteriza um dos movimentos mais dinâmicos da região estudada, o Movimentos Unidos por Moradia da Região de Interlagos (MUMRI), e a maneira como seus dirigentes vêem e se relacionam com as escolas públicas. O mesmo é feito quanto aos dirigentes de duas associações locais vinculadas ao MUMRI, a Associação dos Moradores do Parque Maria Fernanda (AMPMF) e a Associação dos Moradores do Arco - íris (AMAI). Apresenta também os depoimentos das pessoas que formam as bases dessas associações, onde se destacam os aspectos que elas mais valorizam e criticam nas escolas, evidenciando os critérios utilizados em sua interpretação da qualidade dos se rviços escolares. Foram selecionadas ainda declarações das diretoras das unidades escolares, nas quais se mostra o que consideram dificuldades para administrar as escolas, a visão que têm da participação popular na escola e da própria população atendida. C onclui, constatando importantes características e potencialidades dos movimentos populares no desenvolvimento da participação sócio - política das populações das periferias urbanas. Mas constata, simultaneamente, o despreparo dos líderes dos movimentos para lidar com os problemas presentes na rede escolar pública. Como tentativa de compreender esse despreparo, ressalta dois fatores. Um deles, decorrente da formação dos militantes, efetuada no interior da atuação da Igreja, tradicionalmente alheia ao desempenh o e às perspectivas das escolas públicas. O outro fator é o elevado grau de fechamento e \"impermeabilidade\" das unidades escolares, seja em relação às determinações legais e orientações dos órgãos superiores de gestão da rede escolar, seja quanto às pressõ es exercidas pela população usuária das escolas.This study analyses the influence of local grass - roots struggles for peoples participation in the public school system, specially in school administration. It describes the main demands made on the school system by peoples movements in the Capela do Soco rro neighborhood in south São Paulo since the 1970s. The demographic and socio - economic context of people\'s mobilization is described, as is the development of urban infrastructure in the area. The study will identify the organizational structures used by working class people living in the poor suburbs of the city: Resident\'s Associations and the Base Christian Communities of the Catholic church. It will examine one of the most dynamic movements in Capela do Socorro, the United Movements for Housing in the Interlagos Region (Portuguese abbreviation MUMRI), and the way its leadership see and relate to the public schools. It will make a similar analysis of the leadership of two local associations related MUMRI, the Parque Maria Fernanda and Arcoiris Residents\' Associations. The study includes statements by association members on the positive and negative aspects of the schools, and looks at their criteria for evaluating educational services. Selected statements by school principals show the difficulties of mana ging the schools, the views the principals have of people\'s participation in the schools and of the population served by them. The study concludes by listing the main characteristics and the potential of grass - roots movements for developing socio - political participation by people who live in the poor suburbs of the city. At the same time, it describes the incapacity of movement leaders to deal with the problems of the school system. In order to understand this incapacity, two factors are cited. One arises f rom the activists background and training in the Church, which is traditionally a stranger to the public schools. The other factor is the high degree of closeness and \"impermeability\" of schools to legal decisions and instructions from higher levels of sc hool administration and to pressures exerted by the user population on the schools.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPParo, Vitor HenriqueGhanem Junior, Elie George Guimaraes1992-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48132/tde-15022016-090742/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:18Zoai:teses.usp.br:tde-15022016-090742Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lutas populares, gestão e qualidade da escola pública
Popular strugles, management and quality of public school
title Lutas populares, gestão e qualidade da escola pública
spellingShingle Lutas populares, gestão e qualidade da escola pública
Ghanem Junior, Elie George Guimaraes
Gestão escolar
Mmovimentos populares
Popular movements
Qualidade da educação
Quality of education
School management
title_short Lutas populares, gestão e qualidade da escola pública
title_full Lutas populares, gestão e qualidade da escola pública
title_fullStr Lutas populares, gestão e qualidade da escola pública
title_full_unstemmed Lutas populares, gestão e qualidade da escola pública
title_sort Lutas populares, gestão e qualidade da escola pública
author Ghanem Junior, Elie George Guimaraes
author_facet Ghanem Junior, Elie George Guimaraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paro, Vitor Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghanem Junior, Elie George Guimaraes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Mmovimentos populares
Popular movements
Qualidade da educação
Quality of education
School management
topic Gestão escolar
Mmovimentos populares
Popular movements
Qualidade da educação
Quality of education
School management
description Analisa a influência que as lutas populares de bairro podem ter no tipo de participação da população na escola pública, especialmente nos aspectos relativos à gestão. Traça a configuração das principais lutas reivindicatórias ocorridas a partir da década de 70, na região da Capela do Socorro, Zona Sul do município de São Paulo. O cenário em que se desenvolveram essas mobilizações é constituído por dados demográficos e sócio - econômicos, bem como aqueles atinentes ao processo de urbanização. Identifica as formas associativas típicas das camadas populares moradoras da periferia: as Sociedades Amigos de Bairro (SABs) e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da Igreja Católica. Caracteriza um dos movimentos mais dinâmicos da região estudada, o Movimentos Unidos por Moradia da Região de Interlagos (MUMRI), e a maneira como seus dirigentes vêem e se relacionam com as escolas públicas. O mesmo é feito quanto aos dirigentes de duas associações locais vinculadas ao MUMRI, a Associação dos Moradores do Parque Maria Fernanda (AMPMF) e a Associação dos Moradores do Arco - íris (AMAI). Apresenta também os depoimentos das pessoas que formam as bases dessas associações, onde se destacam os aspectos que elas mais valorizam e criticam nas escolas, evidenciando os critérios utilizados em sua interpretação da qualidade dos se rviços escolares. Foram selecionadas ainda declarações das diretoras das unidades escolares, nas quais se mostra o que consideram dificuldades para administrar as escolas, a visão que têm da participação popular na escola e da própria população atendida. C onclui, constatando importantes características e potencialidades dos movimentos populares no desenvolvimento da participação sócio - política das populações das periferias urbanas. Mas constata, simultaneamente, o despreparo dos líderes dos movimentos para lidar com os problemas presentes na rede escolar pública. Como tentativa de compreender esse despreparo, ressalta dois fatores. Um deles, decorrente da formação dos militantes, efetuada no interior da atuação da Igreja, tradicionalmente alheia ao desempenh o e às perspectivas das escolas públicas. O outro fator é o elevado grau de fechamento e \"impermeabilidade\" das unidades escolares, seja em relação às determinações legais e orientações dos órgãos superiores de gestão da rede escolar, seja quanto às pressõ es exercidas pela população usuária das escolas.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48132/tde-15022016-090742/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48132/tde-15022016-090742/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256983657250816