A satisfação profissional dos médicos dentistas em Portugal : estudo de comparação entre o serviço público (Serviço Nacional de Saúde) e privado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13238 |
Resumo: | A satisfação profissional tem sido cada vez mais estudada pela influência que pode exercer sobre a saúde do trabalhador e sobre os seus comportamentos profissionais que, por sua vez, se podem refletir na sua vida privada e na produtividade das organizações. Na área da saúde, a satisfação profissional pode condicionar a produtividade e a qualidade dos serviços por estes prestados, afetando o atendimento clínico e, consequentemente, ter impacto na saúde da população. A Medicina Dentária em Portugal é assegurada maioritariamente por Médicos Dentistas (MD) do ramo privado; para muitas pessoas com condições económicas desfavoráveis, torna-se incomportável face aos custos dispendiosos que esta área da saúde apresenta. Apesar da existência do Serviço Nacional de Saúde (SNS) há já cerca de 40 anos, só em 2016 é que foi aprovado pelo Governo a inclusão da Medicina Dentária no SNS. Apesar disso, os médicos dentistas são contratados a recibos verdes, mas com horários fixos, com baixa remuneração e sem uma carreira profissional definida. Dados os escassos estudos sobre a satisfação profissional dos MD em Portugal e à recente introdução destes profissionais no SNS, este trabalho teve como objetivo conhecer a satisfação profissional dos MD, comparar o setor público com o privado e averiguar se a satisfação profissional poderá ter algum impacto sobre a qualidade dos serviços prestados. Os resultados evidenciaram que a satisfação profissional aumenta significativamente com o aumento da perceção dos MD sobre a qualidade dos serviços prestados. Em relação aos MD que trabalham no SNS concluiu-se que estes se encontram menos satisfeitos com a segurança com o futuro profissional e com a satisfação profissional relacionada com a diversidade de tarefas e a progressão na carreira. Os MD que exercem no setor privado estão mais satisfeitos do que aqueles que exercem no SNS; já aqueles que não estão integrados no SNS têm uma maior perceção sobre a qualidade dos serviços prestados. Espera-se que os resultados alcançados com o presente trabalho possam contribuir para a melhoria da satisfação profissional dos médicos dentistas bem para o despertar de novos estudos nesta área atendendo que a satisfação profissional dos Médicos Dentistas é ainda uma temática pouco explorada em Portugal. Sugerem-se pesquisas futuras com uma maior amostra de MD e que possam comparar a relação entre a perceção dos médicos dentistas sobre a qualidade dos serviços prestados e a satisfação profissional relativamente aos recursos disponíveis (humanos e materiais) entre o serviço público e o setor privado. |
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A satisfação profissional dos médicos dentistas em Portugal : estudo de comparação entre o serviço público (Serviço Nacional de Saúde) e privadoMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSSATISFAÇÃO PROFISSIONALMÉDICOS DENTISTASSERVIÇO NACIONAL DE SAÚDEHUMAN RESOURCES MANAGEMENTPROFESSIONAL SATISFACTIONDENTISTSA satisfação profissional tem sido cada vez mais estudada pela influência que pode exercer sobre a saúde do trabalhador e sobre os seus comportamentos profissionais que, por sua vez, se podem refletir na sua vida privada e na produtividade das organizações. Na área da saúde, a satisfação profissional pode condicionar a produtividade e a qualidade dos serviços por estes prestados, afetando o atendimento clínico e, consequentemente, ter impacto na saúde da população. A Medicina Dentária em Portugal é assegurada maioritariamente por Médicos Dentistas (MD) do ramo privado; para muitas pessoas com condições económicas desfavoráveis, torna-se incomportável face aos custos dispendiosos que esta área da saúde apresenta. Apesar da existência do Serviço Nacional de Saúde (SNS) há já cerca de 40 anos, só em 2016 é que foi aprovado pelo Governo a inclusão da Medicina Dentária no SNS. Apesar disso, os médicos dentistas são contratados a recibos verdes, mas com horários fixos, com baixa remuneração e sem uma carreira profissional definida. Dados os escassos estudos sobre a satisfação profissional dos MD em Portugal e à recente introdução destes profissionais no SNS, este trabalho teve como objetivo conhecer a satisfação profissional dos MD, comparar o setor público com o privado e averiguar se a satisfação profissional poderá ter algum impacto sobre a qualidade dos serviços prestados. Os resultados evidenciaram que a satisfação profissional aumenta significativamente com o aumento da perceção dos MD sobre a qualidade dos serviços prestados. Em relação aos MD que trabalham no SNS concluiu-se que estes se encontram menos satisfeitos com a segurança com o futuro profissional e com a satisfação profissional relacionada com a diversidade de tarefas e a progressão na carreira. Os MD que exercem no setor privado estão mais satisfeitos do que aqueles que exercem no SNS; já aqueles que não estão integrados no SNS têm uma maior perceção sobre a qualidade dos serviços prestados. Espera-se que os resultados alcançados com o presente trabalho possam contribuir para a melhoria da satisfação profissional dos médicos dentistas bem para o despertar de novos estudos nesta área atendendo que a satisfação profissional dos Médicos Dentistas é ainda uma temática pouco explorada em Portugal. Sugerem-se pesquisas futuras com uma maior amostra de MD e que possam comparar a relação entre a perceção dos médicos dentistas sobre a qualidade dos serviços prestados e a satisfação profissional relativamente aos recursos disponíveis (humanos e materiais) entre o serviço público e o setor privado.Job satisfaction has been increasingly studied for its influence on the health of workers and their professional behavior which, in turn, can be reflected in their private life and the productivity of organizations. In the health area, job satisfaction can conditioner the productivity and the quality of the services provided, affected clinical care and, consequently, have an impact on healthy people. Dental Medicine in Portugal is mainly provided by dentists in the private sector; for many people with unfavorable economic conditions, it becomes unaffordable because of the expensive costs of this area of health. Despite the existence of the National Health Service (NHS) for about 40 years, it was only in 2016 that it was approved by the Government the inclusion of Dental Medicine in the NHS. Nevertheless, dentists are contracted as self-employed but with fixed time, with lower income and without a defined professional career. Given the few studies on the job satisfaction of dentists in Portugal and the recent introduction of these professionals into the NHS, this study had the objective to know the professional satisfaction of dentists, compare the public sector with the private sector and find out if professional satisfaction can have an impact on the quality of the services provided. The results evidenced that job satisfaction significantly increases with the increase in dentists’ perception of the quality of the services provided. Regarding the dentists who work in the NHS, it was concluded that they are less satisfied with the security of the professional future and with the professional satisfaction related to the diversity of tasks and career progression. Dentists working in the private sector are more satisfied than those working in the NHS; those who are not integrated into the NHS have a greater perception of the quality of the services provided. It is expected that the results achieved with the present work can contribute to the improvement of the professional satisfaction of dentists as well as to the awakening of new studies in this area, given that the professional satisfaction of Dentists is still a subject under-explored in Portugal. Future research is suggested with a larger sample of dentists that can compare the relationship between dentists' perception of the quality of services provided and professional satisfaction with the available resources (human and material) between the public service and the private sector.2022-11-15T17:35:12Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13238TID:203096894porPinto, Sara Isabel Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:59.706249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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