A educação infantil representada: uma análise da revista Nova Escola (2005-2007).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Cleriston Izidro dos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-163833/
Resumo: Tomando como corpus as edições da revista Nova Escola, do período de janeiro de 2005 a agosto de 2007, a presente pesquisa tem o objetivo de propiciar uma reflexão a respeito das representações concernentes à Educação Infantil que podem ser depreendidas por meio das matérias lá veiculadas. Tendo, portanto, como pano de fundo, o imaginário de Educação Infantil veiculado pela mídia e, partindo do pressuposto de que tal publicação tem como traço distintivo fundamental um desejo de impor modelos ao professor, procuro analisar os modos por meio dos quais as diversas teorias concernentes à Educação Infantil são representadas no periódico. No decorrer da análise, foi possível inferir que a revista Nova Escola representa a si mesma como portadora de prescrições por meio das quais o professor poderá atingir a excelência em sua atividade docente. Também, é possível afirmar que, visando a aumentar a adesão a esta imagem, a publicação repetidamente veicula críticas com relação às atividades docentes, qualificando-as como ultrapassadas e dando origem a um processo de segregação com relação àqueles que não conseguem se enquadrar no referencial por ela divulgado. No que se refere às teorias que, atualmente, fundamentam a reflexão a respeito da Educação Infantil, concluiu-se que a revista Nova Escola procura construir uma imagem de ser a portadora do que há de \"mais moderno e atual\", considerando, assim, a educação como sendo algo que necessita estar em permanente renovação para ser de qualidade e desconsiderando, inclusive, a existência de um passado como possibilidade de entendimento das questões postas no presente.
id USP_91fc76a7f678671287e3abe0cc984df7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12062008-163833
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A educação infantil representada: uma análise da revista Nova Escola (2005-2007).Children Education represented: an analysis of Nova Escola journal (2005-2007)."Nova Escola" journalEducação InfantilElementary SchoolJournalsPeriódicosRepresentaçõesRepresentationsRevista Nova EscolaTomando como corpus as edições da revista Nova Escola, do período de janeiro de 2005 a agosto de 2007, a presente pesquisa tem o objetivo de propiciar uma reflexão a respeito das representações concernentes à Educação Infantil que podem ser depreendidas por meio das matérias lá veiculadas. Tendo, portanto, como pano de fundo, o imaginário de Educação Infantil veiculado pela mídia e, partindo do pressuposto de que tal publicação tem como traço distintivo fundamental um desejo de impor modelos ao professor, procuro analisar os modos por meio dos quais as diversas teorias concernentes à Educação Infantil são representadas no periódico. No decorrer da análise, foi possível inferir que a revista Nova Escola representa a si mesma como portadora de prescrições por meio das quais o professor poderá atingir a excelência em sua atividade docente. Também, é possível afirmar que, visando a aumentar a adesão a esta imagem, a publicação repetidamente veicula críticas com relação às atividades docentes, qualificando-as como ultrapassadas e dando origem a um processo de segregação com relação àqueles que não conseguem se enquadrar no referencial por ela divulgado. No que se refere às teorias que, atualmente, fundamentam a reflexão a respeito da Educação Infantil, concluiu-se que a revista Nova Escola procura construir uma imagem de ser a portadora do que há de \"mais moderno e atual\", considerando, assim, a educação como sendo algo que necessita estar em permanente renovação para ser de qualidade e desconsiderando, inclusive, a existência de um passado como possibilidade de entendimento das questões postas no presente.Having as its corpus the editions of the \"Nova Escola\" journal, from January 2005 to August 2007, the present research has as its main goal to provide a reflection about the representations related to Children Education that can be perceived by means of the matters conveyed by that journal. Considering the imaginary of Children Education conveyed by the media as the background of our study and having as a presupposition the fact that the referred publication has as its distinctive characteristic an aspiration to impose models to the teacher, I intend to analyze the ways by which the main theories concerning to Children Education are represented by the journal in that period of time. During the analyses, it was possible to infer that Nova Escola journal represents itself as the bearer of prescriptions by means of which the teacher can achieve excellence in his teaching activity. Also, we can say that, aiming at increasing the adherence to that image, the publication repeatedly conveys critical matters regarding to teaching activities, considering them outdated and giving origin to a process of segregation regarding to those who fails to fit the proposed reference frame. Regarding to the current theories that serve as the basis for the reflection about Children Education, we concluded that the \"Nova Escola\" journal aims to build an image of being the bearer of what is thought to be \"the most modern and current\" ideas, thus considering education a subject that needs to be in constant renewal to have quality, and disregarding the existence of a past as a possibility to understand the questions posed in the present.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRiolfi, Claudia RosaAnjos, Cleriston Izidro dos2008-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-163833/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-12062008-163833Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação infantil representada: uma análise da revista Nova Escola (2005-2007).
Children Education represented: an analysis of Nova Escola journal (2005-2007).
title A educação infantil representada: uma análise da revista Nova Escola (2005-2007).
spellingShingle A educação infantil representada: uma análise da revista Nova Escola (2005-2007).
Anjos, Cleriston Izidro dos
"Nova Escola" journal
Educação Infantil
Elementary School
Journals
Periódicos
Representações
Representations
Revista Nova Escola
title_short A educação infantil representada: uma análise da revista Nova Escola (2005-2007).
title_full A educação infantil representada: uma análise da revista Nova Escola (2005-2007).
title_fullStr A educação infantil representada: uma análise da revista Nova Escola (2005-2007).
title_full_unstemmed A educação infantil representada: uma análise da revista Nova Escola (2005-2007).
title_sort A educação infantil representada: uma análise da revista Nova Escola (2005-2007).
author Anjos, Cleriston Izidro dos
author_facet Anjos, Cleriston Izidro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Riolfi, Claudia Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Cleriston Izidro dos
dc.subject.por.fl_str_mv "Nova Escola" journal
Educação Infantil
Elementary School
Journals
Periódicos
Representações
Representations
Revista Nova Escola
topic "Nova Escola" journal
Educação Infantil
Elementary School
Journals
Periódicos
Representações
Representations
Revista Nova Escola
description Tomando como corpus as edições da revista Nova Escola, do período de janeiro de 2005 a agosto de 2007, a presente pesquisa tem o objetivo de propiciar uma reflexão a respeito das representações concernentes à Educação Infantil que podem ser depreendidas por meio das matérias lá veiculadas. Tendo, portanto, como pano de fundo, o imaginário de Educação Infantil veiculado pela mídia e, partindo do pressuposto de que tal publicação tem como traço distintivo fundamental um desejo de impor modelos ao professor, procuro analisar os modos por meio dos quais as diversas teorias concernentes à Educação Infantil são representadas no periódico. No decorrer da análise, foi possível inferir que a revista Nova Escola representa a si mesma como portadora de prescrições por meio das quais o professor poderá atingir a excelência em sua atividade docente. Também, é possível afirmar que, visando a aumentar a adesão a esta imagem, a publicação repetidamente veicula críticas com relação às atividades docentes, qualificando-as como ultrapassadas e dando origem a um processo de segregação com relação àqueles que não conseguem se enquadrar no referencial por ela divulgado. No que se refere às teorias que, atualmente, fundamentam a reflexão a respeito da Educação Infantil, concluiu-se que a revista Nova Escola procura construir uma imagem de ser a portadora do que há de \"mais moderno e atual\", considerando, assim, a educação como sendo algo que necessita estar em permanente renovação para ser de qualidade e desconsiderando, inclusive, a existência de um passado como possibilidade de entendimento das questões postas no presente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-163833/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-163833/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090648677023744