Estado e federalismo no Governo Geisel: uma análise do federalismo na gênese da transição política brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiana da Cunha Saddi
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2000.tde-17092002-121630
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar a dinâmica política da reemergência do federalismo brasileiro no Governo Geisel, qual seja, no princípio da abertura política. Isto porque é neste momento que se dá início à redefinição das relações entre as esferas de poder a serem consolidadas no processo constituinte e cristalizadas na Constituição. A nossa hipótese central baseia-se na premissa de que, no Governo Geisel, os rumos do federalismo serão condicionados pela ação do Estado brasileiro. Mais especificamente, pela forma como o Estado conduziu dois projetos complementares: a liberalização política controlada e o II Plano Nacional de Desenvolvimento. De forma que a questão do federalismo será abordada em sua dupla dimensão, enquanto projeto econômico e enquanto projeto político de distensão.
id USP_921f1904884c807118f2c39c345ca16b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17092002-121630
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Estado e federalismo no Governo Geisel: uma análise do federalismo na gênese da transição política brasileira. State and federalism during the Geisel Government: federalism at the Beginning of the Brazilian transition to democracy. 2000-02-03Lourdes SolaBasilia Maria Baptista AguirreBrasilio Joao Sallum JuniorFabiana da Cunha SaddiUniversidade de São PauloCiência PolíticaUSPBR 1. Ernesto Geisel Ernesto Geisel estado federalism federalismo polical transition Second Brazilian Plan for Development Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento state transição política O objetivo deste trabalho é estudar a dinâmica política da reemergência do federalismo brasileiro no Governo Geisel, qual seja, no princípio da abertura política. Isto porque é neste momento que se dá início à redefinição das relações entre as esferas de poder a serem consolidadas no processo constituinte e cristalizadas na Constituição. A nossa hipótese central baseia-se na premissa de que, no Governo Geisel, os rumos do federalismo serão condicionados pela ação do Estado brasileiro. Mais especificamente, pela forma como o Estado conduziu dois projetos complementares: a liberalização política controlada e o II Plano Nacional de Desenvolvimento. De forma que a questão do federalismo será abordada em sua dupla dimensão, enquanto projeto econômico e enquanto projeto político de distensão. The aim of this work is to study the political dynamic of the reconstruction of federalism in Brazil during the Geisel Government, at the very beginning of the Brazilian transition to democracy. During this period it took place the redefinition of the intergovernmental relations which were consolidate in the constituent process and crystallized in the Constitution. Our main hypothesis is based on the assumption that the path of federalism, during the Geisel Government, might has been affected by the action of the Brazilian State. Mainly by the way which the State has conducted two complementary projects: the controlled political liberalization and the Second Brazilian Plan for Development. Thus, the question of federalism will be studied in its double dimension: as a political and economic project. https://doi.org/10.11606/D.8.2000.tde-17092002-121630info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:13:54Zoai:teses.usp.br:tde-17092002-121630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:48:55.774711Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Estado e federalismo no Governo Geisel: uma análise do federalismo na gênese da transição política brasileira.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv State and federalism during the Geisel Government: federalism at the Beginning of the Brazilian transition to democracy.
title Estado e federalismo no Governo Geisel: uma análise do federalismo na gênese da transição política brasileira.
spellingShingle Estado e federalismo no Governo Geisel: uma análise do federalismo na gênese da transição política brasileira.
Fabiana da Cunha Saddi
title_short Estado e federalismo no Governo Geisel: uma análise do federalismo na gênese da transição política brasileira.
title_full Estado e federalismo no Governo Geisel: uma análise do federalismo na gênese da transição política brasileira.
title_fullStr Estado e federalismo no Governo Geisel: uma análise do federalismo na gênese da transição política brasileira.
title_full_unstemmed Estado e federalismo no Governo Geisel: uma análise do federalismo na gênese da transição política brasileira.
title_sort Estado e federalismo no Governo Geisel: uma análise do federalismo na gênese da transição política brasileira.
author Fabiana da Cunha Saddi
author_facet Fabiana da Cunha Saddi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lourdes Sola
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Basilia Maria Baptista Aguirre
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brasilio Joao Sallum Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiana da Cunha Saddi
contributor_str_mv Lourdes Sola
Basilia Maria Baptista Aguirre
Brasilio Joao Sallum Junior
description O objetivo deste trabalho é estudar a dinâmica política da reemergência do federalismo brasileiro no Governo Geisel, qual seja, no princípio da abertura política. Isto porque é neste momento que se dá início à redefinição das relações entre as esferas de poder a serem consolidadas no processo constituinte e cristalizadas na Constituição. A nossa hipótese central baseia-se na premissa de que, no Governo Geisel, os rumos do federalismo serão condicionados pela ação do Estado brasileiro. Mais especificamente, pela forma como o Estado conduziu dois projetos complementares: a liberalização política controlada e o II Plano Nacional de Desenvolvimento. De forma que a questão do federalismo será abordada em sua dupla dimensão, enquanto projeto econômico e enquanto projeto político de distensão.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2000.tde-17092002-121630
url https://doi.org/10.11606/D.8.2000.tde-17092002-121630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciência Política
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502814035083264