Identidades docentes no ensino superior de educação física: um recorte da cidade de Sorocaba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rubens Antonio Gurgel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27062013-152508/
Resumo: O conceito de identidade cultural tem sido amplamente discutido nas ciências sociais. Autores como Stuart Hall e Zygmunt Bauman apontam a fragmentação das identidades modernas, que não estariam mais ancoradas em instituições sociais estáveis. Em tempos assim, não faz mais sentido falarmos em uma identidade essencial e coesa, mas em identidades de momentos sócio-históricos distintos. O docente do ensino superior da licenciatura em Educação Física está inserido nesse contexto, e se torna importante compreendermos a sua identidade profissional quando se constata que o campo da Educação Física escolar possui distintas concepções, que são colocadas em circulação pelo currículo que forma professores. Sob o quadro teórico dos Estudos Culturais, em que a cultura assume a centralidade nas análises das constituições sociais, compreendemos que a coexistência de diversas propostas curriculares para o componente na educação básica é parte da disputa pela imposição de códigos hegemônicos, terminando por influenciar a identidade docente. Partindo do pressuposto que a complexidade da sociedade contemporânea interpela os sujeitos de diversas formas, objetivou-se entender melhor o processo de construção identitária dos docentes universitários, visando compreender o posicionamento dos professores diante dos currículos estabelecidos do campo. Para tanto, seguindo as sugestões de Meihy e Holanda, optou-se pelo método de história oral como forma de investigar a constituição da identidade e os processos de identificação do professor responsável por disciplinas didático-pedagógicas dos cursos que formam professores de Educação Física situados na cidade de Sorocaba (SP). As análises indicaram uma presença marcante de identidades docentes acríticas, fruto das trajetórias de vida e identificações com contextos contingentes. Diante de vetores de poder macro, posições de sujeito engendradas por condições de força maior e uma genealogia subjetiva repleta de experiências hegemônicas, as identidades docentes compõe um circuito da cultura que coloca em circulação discursos confusos e superficiais sobre a EF escolar.
id USP_923083a8129c2216d892300469bdc692
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27062013-152508
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Identidades docentes no ensino superior de educação física: um recorte da cidade de SorocabaIdentities teachers in higher education physical education: clipping of the city of SorocabaEducação físicaEnsino superiorHigher educationHistória oralIdentidadeIdentityOral historyPhysical educationO conceito de identidade cultural tem sido amplamente discutido nas ciências sociais. Autores como Stuart Hall e Zygmunt Bauman apontam a fragmentação das identidades modernas, que não estariam mais ancoradas em instituições sociais estáveis. Em tempos assim, não faz mais sentido falarmos em uma identidade essencial e coesa, mas em identidades de momentos sócio-históricos distintos. O docente do ensino superior da licenciatura em Educação Física está inserido nesse contexto, e se torna importante compreendermos a sua identidade profissional quando se constata que o campo da Educação Física escolar possui distintas concepções, que são colocadas em circulação pelo currículo que forma professores. Sob o quadro teórico dos Estudos Culturais, em que a cultura assume a centralidade nas análises das constituições sociais, compreendemos que a coexistência de diversas propostas curriculares para o componente na educação básica é parte da disputa pela imposição de códigos hegemônicos, terminando por influenciar a identidade docente. Partindo do pressuposto que a complexidade da sociedade contemporânea interpela os sujeitos de diversas formas, objetivou-se entender melhor o processo de construção identitária dos docentes universitários, visando compreender o posicionamento dos professores diante dos currículos estabelecidos do campo. Para tanto, seguindo as sugestões de Meihy e Holanda, optou-se pelo método de história oral como forma de investigar a constituição da identidade e os processos de identificação do professor responsável por disciplinas didático-pedagógicas dos cursos que formam professores de Educação Física situados na cidade de Sorocaba (SP). As análises indicaram uma presença marcante de identidades docentes acríticas, fruto das trajetórias de vida e identificações com contextos contingentes. Diante de vetores de poder macro, posições de sujeito engendradas por condições de força maior e uma genealogia subjetiva repleta de experiências hegemônicas, as identidades docentes compõe um circuito da cultura que coloca em circulação discursos confusos e superficiais sobre a EF escolar.The concept of cultural identity has been widely discussed in the social sciences. Authors such as Stuart Hall and Zygmunt Bauman pointed fragmentation of modern identities, which would no longer be anchored in stable social institutions. In times like this, it makes no sense to speak in a vital and cohesive identity, but identities of different socio-historical moments. The higher-education teaching degree in the Physical Education is inserted in this context,and it becomes important to understand their professional identity when it turns out that the field of Physical Education has distinct conceptions, which are put into circulation by the curriculum that trains teachers. Under the theoretical framework of Cultural Studies, where culture assumes the centrality of the constitutions in social analysis, we understand that the coexistence of various proposals for curricular component in basic education is part of the dispute by imposing hegemonic codes and ultimately influence the teaching identity. Assuming that the complexity of contemporary society challenges the subject of various forms, we aimed to better understand the process of identity construction of academics, to understand the positioning of teachers regarding the curriculum established field. Therefore, following the suggestions of Meihy and Holland, was chosen by the method of oral history as a way to investigate the formation of identity and identification processes of the teacher responsible for teaching courses that train teachers of Physical Education located in Sorocaba (SP). Analyses indicated a strong presence of teacher uncritical identities, fruit of life trajectories and contingent contexts. Given vectors of macro power, subject positions engendered by majeure conditions and a life story full of hegemonic subjective experiences, identities teachers compose a circuit of culture that places speeches confused and superficial about the EF school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNeira, Marcos GarciaVieira, Rubens Antonio Gurgel2013-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27062013-152508/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-27062013-152508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades docentes no ensino superior de educação física: um recorte da cidade de Sorocaba
Identities teachers in higher education physical education: clipping of the city of Sorocaba
title Identidades docentes no ensino superior de educação física: um recorte da cidade de Sorocaba
spellingShingle Identidades docentes no ensino superior de educação física: um recorte da cidade de Sorocaba
Vieira, Rubens Antonio Gurgel
Educação física
Ensino superior
Higher education
História oral
Identidade
Identity
Oral history
Physical education
title_short Identidades docentes no ensino superior de educação física: um recorte da cidade de Sorocaba
title_full Identidades docentes no ensino superior de educação física: um recorte da cidade de Sorocaba
title_fullStr Identidades docentes no ensino superior de educação física: um recorte da cidade de Sorocaba
title_full_unstemmed Identidades docentes no ensino superior de educação física: um recorte da cidade de Sorocaba
title_sort Identidades docentes no ensino superior de educação física: um recorte da cidade de Sorocaba
author Vieira, Rubens Antonio Gurgel
author_facet Vieira, Rubens Antonio Gurgel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neira, Marcos Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rubens Antonio Gurgel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino superior
Higher education
História oral
Identidade
Identity
Oral history
Physical education
topic Educação física
Ensino superior
Higher education
História oral
Identidade
Identity
Oral history
Physical education
description O conceito de identidade cultural tem sido amplamente discutido nas ciências sociais. Autores como Stuart Hall e Zygmunt Bauman apontam a fragmentação das identidades modernas, que não estariam mais ancoradas em instituições sociais estáveis. Em tempos assim, não faz mais sentido falarmos em uma identidade essencial e coesa, mas em identidades de momentos sócio-históricos distintos. O docente do ensino superior da licenciatura em Educação Física está inserido nesse contexto, e se torna importante compreendermos a sua identidade profissional quando se constata que o campo da Educação Física escolar possui distintas concepções, que são colocadas em circulação pelo currículo que forma professores. Sob o quadro teórico dos Estudos Culturais, em que a cultura assume a centralidade nas análises das constituições sociais, compreendemos que a coexistência de diversas propostas curriculares para o componente na educação básica é parte da disputa pela imposição de códigos hegemônicos, terminando por influenciar a identidade docente. Partindo do pressuposto que a complexidade da sociedade contemporânea interpela os sujeitos de diversas formas, objetivou-se entender melhor o processo de construção identitária dos docentes universitários, visando compreender o posicionamento dos professores diante dos currículos estabelecidos do campo. Para tanto, seguindo as sugestões de Meihy e Holanda, optou-se pelo método de história oral como forma de investigar a constituição da identidade e os processos de identificação do professor responsável por disciplinas didático-pedagógicas dos cursos que formam professores de Educação Física situados na cidade de Sorocaba (SP). As análises indicaram uma presença marcante de identidades docentes acríticas, fruto das trajetórias de vida e identificações com contextos contingentes. Diante de vetores de poder macro, posições de sujeito engendradas por condições de força maior e uma genealogia subjetiva repleta de experiências hegemônicas, as identidades docentes compõe um circuito da cultura que coloca em circulação discursos confusos e superficiais sobre a EF escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27062013-152508/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27062013-152508/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257411788734464