DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1179 |
Resumo: | Esta pesquisa refere-se à formação da identidade docente no Ensino Superior que se caracteriza pela indissocialibilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia utilizada é a História Oral, por meio de Relatos Orais de Vida de quatro professoras que lecionam na pós-graduação de uma universidade privada. A principal fundamentação teórica: António Nóvoa, (1988, 2009), Luis Antonio Cunha (1980, 1997), Dermeval Saviani, (2001), Antonio Joaquim Severino, (2001), Carlos Benedito Martins, (1981, 2002), Gaston Pineau, (2006) e Maria Isaura de Pereira Queiroz, (1988, 1999, 2010). A noção de identidade profissional docente advém das posturas e concepções atribuídas por diferentes discursos e agentes sociais aos professores e às professoras no exercício de suas variadas atividades docentes em distintos contextos, ou seja, em distintas instituições de ensino. Analisa-se o exercício da docência do ensino superior e os saberes desta profissão, os quais tanto possibilitam a formação de futuros docentes com uma visão da importância da metodologia científica, quanto proporciona um salto de qualidade e de atualização contínua condizente com as exigências do ensino superior, atreladas à importância da responsabilidade social. |
id |
METODISTA_2b2066b887aa41fc93239bbcb92412de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1179 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIORENSINO SUPERIORREFORMA UNIVERSITÁRIAIDENTIDADE DOCENTEGÊNERO E HISTÓRIA ORALHIGHER EDUCATIONUNIVERSITY REFORMTEACHER IDENTIDYGENDER AND ORAL HISTORY.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa refere-se à formação da identidade docente no Ensino Superior que se caracteriza pela indissocialibilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia utilizada é a História Oral, por meio de Relatos Orais de Vida de quatro professoras que lecionam na pós-graduação de uma universidade privada. A principal fundamentação teórica: António Nóvoa, (1988, 2009), Luis Antonio Cunha (1980, 1997), Dermeval Saviani, (2001), Antonio Joaquim Severino, (2001), Carlos Benedito Martins, (1981, 2002), Gaston Pineau, (2006) e Maria Isaura de Pereira Queiroz, (1988, 1999, 2010). A noção de identidade profissional docente advém das posturas e concepções atribuídas por diferentes discursos e agentes sociais aos professores e às professoras no exercício de suas variadas atividades docentes em distintos contextos, ou seja, em distintas instituições de ensino. Analisa-se o exercício da docência do ensino superior e os saberes desta profissão, os quais tanto possibilitam a formação de futuros docentes com uma visão da importância da metodologia científica, quanto proporciona um salto de qualidade e de atualização contínua condizente com as exigências do ensino superior, atreladas à importância da responsabilidade social.This search refers to the formation of teacher identity in higher education that is characterized by the inseparabilty between teaching, research and extension. The methodology used is the Oral History, through oral histories of life of four teachers who teach in graduate school at a private university. The main theoretical foundations are: António Nóvoa, (1988, 2009), Luis Antonio Cunha (1980, 1997), Dermeval Saviani, (2001), Antonio Joaquim Severino, (2001), Carlos Benedito Martins, (1981, 2002), Gaston Pineau, (2006), and Maria Isaura de Pereira Queiroz, (1988, 1999, 2010). The notion of professional identity comes from the positions and views attributed to different discourses and social agents to teachers in performing their various teaching activities in different contexts, therefore, in different educational institutions. The practice of teaching in higher education is analyzed and the knowledge of this profession, which both allow the formation of future teachers with a view of the importance of scientific methodology, and provides a leap in quality and continuous updating in keeping with the requirements of higher education, attached to the importance of social responsibility.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODemartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Taurino, Maria do SocorroCPF:12346652542Soares, Marisa2016-08-03T16:16:21Z2011-04-082010-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Marisa. DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2010. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:22Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1179Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:22Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title |
DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR Soares, Marisa ENSINO SUPERIOR REFORMA UNIVERSITÁRIA IDENTIDADE DOCENTE GÊNERO E HISTÓRIA ORAL HIGHER EDUCATION UNIVERSITY REFORM TEACHER IDENTIDY GENDER AND ORAL HISTORY. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Soares, Marisa |
author_facet |
Soares, Marisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Demartini, Zeila de Brito Fabri CPF:13265477995 http://lattes.cnpq.br/8059807589945744 Duran, Marilia Claret Geraes CPF:48965000230 http://lattes.cnpq.br/9173949843431504 Taurino, Maria do Socorro CPF:12346652542 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO SUPERIOR REFORMA UNIVERSITÁRIA IDENTIDADE DOCENTE GÊNERO E HISTÓRIA ORAL HIGHER EDUCATION UNIVERSITY REFORM TEACHER IDENTIDY GENDER AND ORAL HISTORY. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
ENSINO SUPERIOR REFORMA UNIVERSITÁRIA IDENTIDADE DOCENTE GÊNERO E HISTÓRIA ORAL HIGHER EDUCATION UNIVERSITY REFORM TEACHER IDENTIDY GENDER AND ORAL HISTORY. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa refere-se à formação da identidade docente no Ensino Superior que se caracteriza pela indissocialibilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia utilizada é a História Oral, por meio de Relatos Orais de Vida de quatro professoras que lecionam na pós-graduação de uma universidade privada. A principal fundamentação teórica: António Nóvoa, (1988, 2009), Luis Antonio Cunha (1980, 1997), Dermeval Saviani, (2001), Antonio Joaquim Severino, (2001), Carlos Benedito Martins, (1981, 2002), Gaston Pineau, (2006) e Maria Isaura de Pereira Queiroz, (1988, 1999, 2010). A noção de identidade profissional docente advém das posturas e concepções atribuídas por diferentes discursos e agentes sociais aos professores e às professoras no exercício de suas variadas atividades docentes em distintos contextos, ou seja, em distintas instituições de ensino. Analisa-se o exercício da docência do ensino superior e os saberes desta profissão, os quais tanto possibilitam a formação de futuros docentes com uma visão da importância da metodologia científica, quanto proporciona um salto de qualidade e de atualização contínua condizente com as exigências do ensino superior, atreladas à importância da responsabilidade social. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-15 2011-04-08 2016-08-03T16:16:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Marisa. DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2010. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1179 |
identifier_str_mv |
SOARES, Marisa. DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2010. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601999477309440 |