DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marisa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1179
Resumo: Esta pesquisa refere-se à formação da identidade docente no Ensino Superior que se caracteriza pela indissocialibilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia utilizada é a História Oral, por meio de Relatos Orais de Vida de quatro professoras que lecionam na pós-graduação de uma universidade privada. A principal fundamentação teórica: António Nóvoa, (1988, 2009), Luis Antonio Cunha (1980, 1997), Dermeval Saviani, (2001), Antonio Joaquim Severino, (2001), Carlos Benedito Martins, (1981, 2002), Gaston Pineau, (2006) e Maria Isaura de Pereira Queiroz, (1988, 1999, 2010). A noção de identidade profissional docente advém das posturas e concepções atribuídas por diferentes discursos e agentes sociais aos professores e às professoras no exercício de suas variadas atividades docentes em distintos contextos, ou seja, em distintas instituições de ensino. Analisa-se o exercício da docência do ensino superior e os saberes desta profissão, os quais tanto possibilitam a formação de futuros docentes com uma visão da importância da metodologia científica, quanto proporciona um salto de qualidade e de atualização contínua condizente com as exigências do ensino superior, atreladas à importância da responsabilidade social.
id METODISTA_2b2066b887aa41fc93239bbcb92412de
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1179
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIORENSINO SUPERIORREFORMA UNIVERSITÁRIAIDENTIDADE DOCENTEGÊNERO E HISTÓRIA ORALHIGHER EDUCATIONUNIVERSITY REFORMTEACHER IDENTIDYGENDER AND ORAL HISTORY.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa refere-se à formação da identidade docente no Ensino Superior que se caracteriza pela indissocialibilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia utilizada é a História Oral, por meio de Relatos Orais de Vida de quatro professoras que lecionam na pós-graduação de uma universidade privada. A principal fundamentação teórica: António Nóvoa, (1988, 2009), Luis Antonio Cunha (1980, 1997), Dermeval Saviani, (2001), Antonio Joaquim Severino, (2001), Carlos Benedito Martins, (1981, 2002), Gaston Pineau, (2006) e Maria Isaura de Pereira Queiroz, (1988, 1999, 2010). A noção de identidade profissional docente advém das posturas e concepções atribuídas por diferentes discursos e agentes sociais aos professores e às professoras no exercício de suas variadas atividades docentes em distintos contextos, ou seja, em distintas instituições de ensino. Analisa-se o exercício da docência do ensino superior e os saberes desta profissão, os quais tanto possibilitam a formação de futuros docentes com uma visão da importância da metodologia científica, quanto proporciona um salto de qualidade e de atualização contínua condizente com as exigências do ensino superior, atreladas à importância da responsabilidade social.This search refers to the formation of teacher identity in higher education that is characterized by the inseparabilty between teaching, research and extension. The methodology used is the Oral History, through oral histories of life of four teachers who teach in graduate school at a private university. The main theoretical foundations are: António Nóvoa, (1988, 2009), Luis Antonio Cunha (1980, 1997), Dermeval Saviani, (2001), Antonio Joaquim Severino, (2001), Carlos Benedito Martins, (1981, 2002), Gaston Pineau, (2006), and Maria Isaura de Pereira Queiroz, (1988, 1999, 2010). The notion of professional identity comes from the positions and views attributed to different discourses and social agents to teachers in performing their various teaching activities in different contexts, therefore, in different educational institutions. The practice of teaching in higher education is analyzed and the knowledge of this profession, which both allow the formation of future teachers with a view of the importance of scientific methodology, and provides a leap in quality and continuous updating in keeping with the requirements of higher education, attached to the importance of social responsibility.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODemartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Taurino, Maria do SocorroCPF:12346652542Soares, Marisa2016-08-03T16:16:21Z2011-04-082010-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Marisa. DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2010. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:22Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1179Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:22Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
title DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Soares, Marisa
ENSINO SUPERIOR
REFORMA UNIVERSITÁRIA
IDENTIDADE DOCENTE
GÊNERO E HISTÓRIA ORAL
HIGHER EDUCATION
UNIVERSITY REFORM
TEACHER IDENTIDY
GENDER AND ORAL HISTORY.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
title_full DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
title_sort DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
author Soares, Marisa
author_facet Soares, Marisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri
CPF:13265477995
http://lattes.cnpq.br/8059807589945744
Duran, Marilia Claret Geraes
CPF:48965000230
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
Taurino, Maria do Socorro
CPF:12346652542
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO SUPERIOR
REFORMA UNIVERSITÁRIA
IDENTIDADE DOCENTE
GÊNERO E HISTÓRIA ORAL
HIGHER EDUCATION
UNIVERSITY REFORM
TEACHER IDENTIDY
GENDER AND ORAL HISTORY.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic ENSINO SUPERIOR
REFORMA UNIVERSITÁRIA
IDENTIDADE DOCENTE
GÊNERO E HISTÓRIA ORAL
HIGHER EDUCATION
UNIVERSITY REFORM
TEACHER IDENTIDY
GENDER AND ORAL HISTORY.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa refere-se à formação da identidade docente no Ensino Superior que se caracteriza pela indissocialibilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia utilizada é a História Oral, por meio de Relatos Orais de Vida de quatro professoras que lecionam na pós-graduação de uma universidade privada. A principal fundamentação teórica: António Nóvoa, (1988, 2009), Luis Antonio Cunha (1980, 1997), Dermeval Saviani, (2001), Antonio Joaquim Severino, (2001), Carlos Benedito Martins, (1981, 2002), Gaston Pineau, (2006) e Maria Isaura de Pereira Queiroz, (1988, 1999, 2010). A noção de identidade profissional docente advém das posturas e concepções atribuídas por diferentes discursos e agentes sociais aos professores e às professoras no exercício de suas variadas atividades docentes em distintos contextos, ou seja, em distintas instituições de ensino. Analisa-se o exercício da docência do ensino superior e os saberes desta profissão, os quais tanto possibilitam a formação de futuros docentes com uma visão da importância da metodologia científica, quanto proporciona um salto de qualidade e de atualização contínua condizente com as exigências do ensino superior, atreladas à importância da responsabilidade social.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-15
2011-04-08
2016-08-03T16:16:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Marisa. DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2010. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1179
identifier_str_mv SOARES, Marisa. DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2010. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999477309440