Estágio crítico-reflexivo na licenciatura: formação e desenvolvimento profissional docente?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122018-095355/ |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida tem o objetivo geral de analisar com a literatura pedagógica na relação com a legislação oferece bases para compreender o estágio curricular supervisionado como possibilidade para o desenvolvimento profissional dos docentes formadores que atuam em cursos de licenciatura e nos cursos do ensino médio integrado numa instituição de educação profissional tecnológica. Os objetivos específicos são: caracterizar os fatores históricos-teóricos-legais da formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica; identificar as concepções de formação de professores na Licenciatura em Física; identificar as concepções de estágio na legislação educacional e no projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Física; compreender teoricamente o potencial das atividades de estágio para o desenvolvimento profissional e a profissionalidade dos docentes da instituição formadora. E por questão central compreender as relações entre o campo da formação específica do ensino da física e o campo de conhecimento da pedagogia e da didática, a partir da prática do estágio no curso investigado. A teoria da pedagogia históricocrítica e da didática como eixo fundamental da ação pedagógica constituem seus fundamentos teóricos para compreensão da problemática e construção da materialidade sócio-histórica-educacional no âmbito da formação de professores para educação básica na realidade brasileira, na qual o ensino de física está situado. As análises dos dados são apoiadas em Freire (1982), Saviani (1996), Pimenta (2012), Pimenta e Lima (2017), Almeida (2012), Almeida e Pimenta (2014), Marin (2009), Kuenzer (2013), Franco (2015), Libâneo (2012), Imbernón (2010), Nóvoa (2009, 2017). Esses autores nos permitem compreender os conceitos de práxis educacional, estágio crítico-reflexivo, mediação didático-pedagógica, profissionalidade e desenvolvimento profissional. Coerente a esse referencial teórico e à natureza do objeto da pesquisa os autores Minayo (2014), Pinto (1969) e Frigotto (2010) nos permitem sustentar a escolha e a realização da pesquisa qualitativa, com vistas à compreensão do fenômeno e a escolha dos procedimentos e instrumentos que foram utilizados para a coleta de dados. As análises foram elaboradas conforme a Análise de Conteúdo Bardin (2011). A categoria da supervisão e orientação didático-pedagógico da área de conhecimento específico e área de formação pedagógica se configurou como uma possibilidade de compreensão sobre a materialidade do curso de licenciatura e da prática pedagógica do estágio no sentido de reconfigurar as condições do trabalho docente. Em síntese, a prática do estágio ampliará o desenvolvimento profissional dos docentes supervisores quando situado no contexto histórico formativo, político e social, na medida em que atividade individual de supervisão do estágio for superada pela realização de atividades coletivas que transformam o modo dos licenciandos vivenciarem a formação inicial, ao tempo que ampliando as possibilidades formativas compreendam os fundamentos do seu trabalho como instrumento humanizador do processo de ensino e aprendizagem, os sujeitos o tornem também em elemento humanizador de si próprios na e pela práxis. |
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Estágio crítico-reflexivo na licenciatura: formação e desenvolvimento profissional docente?Critical-reflexive stage in licensure: formation and professional development of teachers?Conhecimentos didático-pedagógicosConhecimentos específicosCritical-reflexive stageDesenvolvimento profissional de docentesDidactical-pedagogical knowledgesDidactical-pedagogical mediationEstágio crítico-reflexivoMediação didático-pedagógicaProfessional development of teachersSpecific knowledgesA pesquisa desenvolvida tem o objetivo geral de analisar com a literatura pedagógica na relação com a legislação oferece bases para compreender o estágio curricular supervisionado como possibilidade para o desenvolvimento profissional dos docentes formadores que atuam em cursos de licenciatura e nos cursos do ensino médio integrado numa instituição de educação profissional tecnológica. Os objetivos específicos são: caracterizar os fatores históricos-teóricos-legais da formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica; identificar as concepções de formação de professores na Licenciatura em Física; identificar as concepções de estágio na legislação educacional e no projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Física; compreender teoricamente o potencial das atividades de estágio para o desenvolvimento profissional e a profissionalidade dos docentes da instituição formadora. E por questão central compreender as relações entre o campo da formação específica do ensino da física e o campo de conhecimento da pedagogia e da didática, a partir da prática do estágio no curso investigado. A teoria da pedagogia históricocrítica e da didática como eixo fundamental da ação pedagógica constituem seus fundamentos teóricos para compreensão da problemática e construção da materialidade sócio-histórica-educacional no âmbito da formação de professores para educação básica na realidade brasileira, na qual o ensino de física está situado. As análises dos dados são apoiadas em Freire (1982), Saviani (1996), Pimenta (2012), Pimenta e Lima (2017), Almeida (2012), Almeida e Pimenta (2014), Marin (2009), Kuenzer (2013), Franco (2015), Libâneo (2012), Imbernón (2010), Nóvoa (2009, 2017). Esses autores nos permitem compreender os conceitos de práxis educacional, estágio crítico-reflexivo, mediação didático-pedagógica, profissionalidade e desenvolvimento profissional. Coerente a esse referencial teórico e à natureza do objeto da pesquisa os autores Minayo (2014), Pinto (1969) e Frigotto (2010) nos permitem sustentar a escolha e a realização da pesquisa qualitativa, com vistas à compreensão do fenômeno e a escolha dos procedimentos e instrumentos que foram utilizados para a coleta de dados. As análises foram elaboradas conforme a Análise de Conteúdo Bardin (2011). A categoria da supervisão e orientação didático-pedagógico da área de conhecimento específico e área de formação pedagógica se configurou como uma possibilidade de compreensão sobre a materialidade do curso de licenciatura e da prática pedagógica do estágio no sentido de reconfigurar as condições do trabalho docente. Em síntese, a prática do estágio ampliará o desenvolvimento profissional dos docentes supervisores quando situado no contexto histórico formativo, político e social, na medida em que atividade individual de supervisão do estágio for superada pela realização de atividades coletivas que transformam o modo dos licenciandos vivenciarem a formação inicial, ao tempo que ampliando as possibilidades formativas compreendam os fundamentos do seu trabalho como instrumento humanizador do processo de ensino e aprendizagem, os sujeitos o tornem também em elemento humanizador de si próprios na e pela práxis.The presented research\'s intent is to analyse with pedagogical literature in the relation with legislation offers bases to understand the supervised curricular stage as a possibility of professional development of supervisor teachers who work on licensure and high school courses linked to a professional technological institute of education. The specific intents are: to characterize the historical-theoretical-legal factors during formation of teachers who act on Professional and Technological Education; to identify the conceptions of formation of teachers on Licensure on Physics; to identify the conceptions on stage and on Educational Legislation and on pedagogical project on Licensure on Physics; to understand theoretically the potential of stage activities for professional development and the professionality of teachers from supervisor institution. And as main point to understand the relations between the field of specific formation on physics teaching and the field of knowledge of pedagogy and didactics throught the pratice of stage in the investigated course. The theory of historicalcritical pedagogy and of didactics as main axis of pedagogic effort constitute their theoric cornerstones to understand the problem and construction of social-historical-critical materiality about the formation of teachers for elementary education at brazilian reality, where the teaching of physics is at. The data analyses are supported by Freire (1982), Saviani (1996), Pimenta (2012), Pimenta and Lima (2017), Almeida (2012), Almeida and Pimenta (2014), Marin (2009), Kuenzer (2013), Franco (2015), Libâneo (2012), Imbernón (2010), Nóvoa (2009, 2017). Those authors allow us comprehend the concepts of educationl praxis, critical-reflexive stage, didactical-pedagogical mediation, professionality and professional development. Following the theorethical reference and the provenance of research target the authors Minayo (2014), Pinto (1969) and Frigotto (2010) allow us sustain te choice and achievement of the qualitative research, aiming at the comprehension of that phenomenon and the choice of procedures and tools which were used during the data collection. The analyses were formulated according to the Bardin\'s Content Analysis (2011). The category of didactical-pedagogical supervision and orientation of the specific knowledge area and pedagogical formation area was set as a comprehension possibility about materiality of licentiate course and of pedagogical pratice of the stage aiming to reset the teacher\'s working conditions. Finally, the pratice of stage will improve the professional development of supervisor teachers when they\'re placed in the historical, political and social context, as the supervisoring individual activity is overcome by achievement of collective activities which transmute the way in which the licentiate students live the initial formation, as they improve the formative possibilities understanding the cornerstones of their work as a tool which will humanize the teaching and learning processes, the subjects make of it a humanizator element of themselves in and by the praxis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPimenta, Selma GarridoSousa, Lourenilson Leal de2018-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122018-095355/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-14122018-095355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A pesquisa desenvolvida tem o objetivo geral de analisar com a literatura pedagógica na relação com a legislação oferece bases para compreender o estágio curricular supervisionado como possibilidade para o desenvolvimento profissional dos docentes formadores que atuam em cursos de licenciatura e nos cursos do ensino médio integrado numa instituição de educação profissional tecnológica. Os objetivos específicos são: caracterizar os fatores históricos-teóricos-legais da formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica; identificar as concepções de formação de professores na Licenciatura em Física; identificar as concepções de estágio na legislação educacional e no projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Física; compreender teoricamente o potencial das atividades de estágio para o desenvolvimento profissional e a profissionalidade dos docentes da instituição formadora. E por questão central compreender as relações entre o campo da formação específica do ensino da física e o campo de conhecimento da pedagogia e da didática, a partir da prática do estágio no curso investigado. A teoria da pedagogia históricocrítica e da didática como eixo fundamental da ação pedagógica constituem seus fundamentos teóricos para compreensão da problemática e construção da materialidade sócio-histórica-educacional no âmbito da formação de professores para educação básica na realidade brasileira, na qual o ensino de física está situado. As análises dos dados são apoiadas em Freire (1982), Saviani (1996), Pimenta (2012), Pimenta e Lima (2017), Almeida (2012), Almeida e Pimenta (2014), Marin (2009), Kuenzer (2013), Franco (2015), Libâneo (2012), Imbernón (2010), Nóvoa (2009, 2017). Esses autores nos permitem compreender os conceitos de práxis educacional, estágio crítico-reflexivo, mediação didático-pedagógica, profissionalidade e desenvolvimento profissional. Coerente a esse referencial teórico e à natureza do objeto da pesquisa os autores Minayo (2014), Pinto (1969) e Frigotto (2010) nos permitem sustentar a escolha e a realização da pesquisa qualitativa, com vistas à compreensão do fenômeno e a escolha dos procedimentos e instrumentos que foram utilizados para a coleta de dados. As análises foram elaboradas conforme a Análise de Conteúdo Bardin (2011). A categoria da supervisão e orientação didático-pedagógico da área de conhecimento específico e área de formação pedagógica se configurou como uma possibilidade de compreensão sobre a materialidade do curso de licenciatura e da prática pedagógica do estágio no sentido de reconfigurar as condições do trabalho docente. Em síntese, a prática do estágio ampliará o desenvolvimento profissional dos docentes supervisores quando situado no contexto histórico formativo, político e social, na medida em que atividade individual de supervisão do estágio for superada pela realização de atividades coletivas que transformam o modo dos licenciandos vivenciarem a formação inicial, ao tempo que ampliando as possibilidades formativas compreendam os fundamentos do seu trabalho como instrumento humanizador do processo de ensino e aprendizagem, os sujeitos o tornem também em elemento humanizador de si próprios na e pela práxis. |
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