Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36250 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo que tem como objetivo descrever e compreender a prática de discussão matemática de uma professora durante a preparação e dinamização da discussão coletiva em Álgebra com alunos do 7.º ano. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa com um design de estudo de caso de uma professora de Matemática. Os resultados revelam que a professora seleciona criteriosamente as tarefas que pretende apresentar aos alunos, antecipando possíveis estratégias de resolução que recorrem à tentativa e erro e ao uso de linguagem algébrica. Em aula, na dinamização da discussão, concretiza a preparação feita, levando os alunos a apresentar as suas estratégias de resolução, a comparar e avaliar as dos colegas, filtrando os diversos contributos, de modo a que sejam sintetizados os aspetos mais relevantes do seu trabalho. A professora leva os alunos a generalizar e justificar ideias algébricas, através de uma combinação intencional de ações de elicitar, apoiar, informar e desafiar. |
id |
RCAP_23d06e6a2ee356ce2ce2d6c5000d2690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/36250 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de discussão coletiva de uma professora em ÁlgebraDiscussion practice of a teacher in AlgebraDiscussãoÁlgebraPraticaConhecimento didáticoDiscussionAlgebraPracticeDidactical knowledgeEste artigo apresenta um estudo que tem como objetivo descrever e compreender a prática de discussão matemática de uma professora durante a preparação e dinamização da discussão coletiva em Álgebra com alunos do 7.º ano. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa com um design de estudo de caso de uma professora de Matemática. Os resultados revelam que a professora seleciona criteriosamente as tarefas que pretende apresentar aos alunos, antecipando possíveis estratégias de resolução que recorrem à tentativa e erro e ao uso de linguagem algébrica. Em aula, na dinamização da discussão, concretiza a preparação feita, levando os alunos a apresentar as suas estratégias de resolução, a comparar e avaliar as dos colegas, filtrando os diversos contributos, de modo a que sejam sintetizados os aspetos mais relevantes do seu trabalho. A professora leva os alunos a generalizar e justificar ideias algébricas, através de uma combinação intencional de ações de elicitar, apoiar, informar e desafiar.This article presents a study that aims to describe and to understand the mathematical discussion practice of a teacher during the preparation and promotion of a collective discussion in Algebra with 7th grade students. The study follows a qualitative and interpretative approach and follows a case study design of a mathematics teacher. The results show that the teacher begins by carefully selects the task she intends to present to the students, anticipating possible strategies for resolving the problem, using algebraic language. In class, in the promotion of the discussion, he/she concretizes the preparation made leading the students to present their strategies of resolution, to compare and evaluate the colleagues, filtering the various contributions, so that the most relevant aspects of their work are synthesized. The teacher leads students to generalize and justify algebraic ideas, by combining intentional actions of eliciting, supporting, informing and challenging.Faculdade de Educação, Universidade Estadual de CampinasRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, CátiaPonte, João Pedro daMenezes, Luís2019-01-04T11:32:02Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36250porRodrigues, C., Ponte, J. P., & Menezes, L. (2018). Prática de discussão coletiva de uma professora em álgebra. Zetetiké, 26(3), 486-505. doi: 10.20396/zet.v26i3.86516532176-174410.20396/zet.v26i3.8651653info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:46:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:46:37Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra Discussion practice of a teacher in Algebra |
title |
Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra |
spellingShingle |
Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra Rodrigues, Cátia Discussão Álgebra Pratica Conhecimento didático Discussion Algebra Practice Didactical knowledge |
title_short |
Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra |
title_full |
Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra |
title_fullStr |
Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra |
title_full_unstemmed |
Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra |
title_sort |
Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra |
author |
Rodrigues, Cátia |
author_facet |
Rodrigues, Cátia Ponte, João Pedro da Menezes, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da Menezes, Luís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cátia Ponte, João Pedro da Menezes, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discussão Álgebra Pratica Conhecimento didático Discussion Algebra Practice Didactical knowledge |
topic |
Discussão Álgebra Pratica Conhecimento didático Discussion Algebra Practice Didactical knowledge |
description |
Este artigo apresenta um estudo que tem como objetivo descrever e compreender a prática de discussão matemática de uma professora durante a preparação e dinamização da discussão coletiva em Álgebra com alunos do 7.º ano. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa com um design de estudo de caso de uma professora de Matemática. Os resultados revelam que a professora seleciona criteriosamente as tarefas que pretende apresentar aos alunos, antecipando possíveis estratégias de resolução que recorrem à tentativa e erro e ao uso de linguagem algébrica. Em aula, na dinamização da discussão, concretiza a preparação feita, levando os alunos a apresentar as suas estratégias de resolução, a comparar e avaliar as dos colegas, filtrando os diversos contributos, de modo a que sejam sintetizados os aspetos mais relevantes do seu trabalho. A professora leva os alunos a generalizar e justificar ideias algébricas, através de uma combinação intencional de ações de elicitar, apoiar, informar e desafiar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-01-04T11:32:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/36250 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/36250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, C., Ponte, J. P., & Menezes, L. (2018). Prática de discussão coletiva de uma professora em álgebra. Zetetiké, 26(3), 486-505. doi: 10.20396/zet.v26i3.8651653 2176-1744 10.20396/zet.v26i3.8651653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549024995049472 |