Arquiteto Rubens Meister

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Fábio Domingos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-03072024-082330/
Resumo: Análise da produção do arquiteto Rubens Meister (1922-2009), engenheiro formado pela Universidade do Paraná em 1947. Desconhecido nacionalmente, foi um dos relevantes autores da arquitetura moderna brasileira. Após a pesquisa no acervo do profissional, verificou-se que ele percorreu diversos temas arquitetônicos e escalas. Sua obra soma cerca de 500 projetos alguns deles marcos urbanos em cidades do Paraná e de Santa Catarina. Grande parte de suas criações permanece desconhecida, mesmo no ambiente profissional e acadêmico paranaense. A revisão da sua obra entre 1943 e 1997 é de fundamental relevância para posicioná-lo no cenário da arquitetura moderna nacional. Esta tese aborda dois estudos de casos: templos e edificações complexas. O primeiro capítulo é dedicado às igrejas e capelas, tipologia presente em um período significativo da sua carreira profissional, entre 1956 e 1997. O segundo capítulo apresenta a análise do Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba, projetado em 1956. O terceiro capítulo discorre sobre dois projetos elaborados em 1974 para a Itaipu Binacional: o Centro Administrativo e a Vila Residencial B, ambos em Foz do Iguaçu/PR. Essas duas criações apresentam premissas semelhantes ao campus da UFPR: a pré-fabricação e a rapidez construtiva. Nelas Meister utilizou como método a modulação triângulo hexagonal e constituem um ponto de inflexão na sua trajetória. O Centro Politécnico da UFPR e os dois projetos para a Itaipu são obras complexas que perpassam a arquitetura, o desenho urbano e o paisagismo. O quarto capítulo amplia a reflexão, comparando as obras apresentadas nos três primeiros com outros exemplares, de modo a identificar as continuidades e rupturas. A partir da análise apresentada nesses quatro capítulos é possível compreender o modo projetual de Rubens Meister, conhecer a relevância da sua obra e propor a inclusão do seu nome na historiografia da arquitetura brasileira.
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