A trajetória antropofágica do grupo Pau Brasil: do jazz à Villa-Lobos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Augusto Brambilla de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-15082023-144734/
Resumo: A proposta desta tese é, através de análises estéticas e musicais, especular sobre os aspectos do discurso musical contidos em parte da produção fonográfica do grupo Pau Brasil, um dos mais duradouros grupos de música instrumental nacional. Partindo da informação de que o grupo mudou a sua formação em várias ocasiões, o foco deste trabalho também será refletir sobre as possíveis alterações nos referenciais culturais, estéticos e musicais em sua produção, bem como as contribuições de cada novo integrante a cada novo disco. Como o nome do grupo indica possíveis elos entre a sua produção e os ideais do movimento modernista brasileiro, principalmente à ideia do antropofagismo cultural, as especulações aqui propostas serão articuladas em relação ao jazz, elemento estrangeiro presente na obra do grupo, assim como a obra de Villa-Lobos, um dos compositores mais constantes no repertório do grupo Pau Brasil. Desta forma, o aspecto que se refere às alterações na formação do grupo será um fator organizacional dos elementos que aqui serão levantados, e o nome de Villa-Lobos também servirá como o ponto de chegada do recorte aqui proposto, uma vez que após algumas versões, em 2012 o grupo gravou Villa-Lobos SuperStar, álbum inteiramente com obras do compositor. Tal delimitação temporal também se deve ao fato que o grupo ainda está em atividade, permitindo assim um certo distanciamento histórico ao trabalho que aqui será desenvolvido.
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