A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luis Gomes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27042015-104526/
Resumo: A presente pesquisa assume os pressupostos de uma investigação qualitativa de linha dialética que consiste em avaliar como a literatura contribui para formação de conceitos abstratos de Física Moderna e Contemporânea, em especial, conceitos de Mecânica Quântica, para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A maneira como os alunos agem em seu meio social é investigada com o apoio da pseudoconcreticidade de Karel Kosík, que nos permite investigar a forma como agem entre si e como aceitam as propostas de ensino oferecidas em sala de aula. A Literatura, a analogia, a leitura e outros recursos linguísticos são tratados a partir da revisão de pesquisas realizadas nesse início de século. A formação de conceitos da Física Moderna e da Mecânica Quântica é investigada com o apoio do referencial interacionista de Vygotsky, que nos possibilitou avaliar como a literatura, por meio da palavra, transforma-se em outra estrutura semiótica, que leva à abstração e generalização de conceitos físicos. As respostas dadas pelos alunos em questionário aberto permitiu-nos confirmar o papel da literatura como ferramenta de ensino de física, que leva à abstração e formação de conceitos abstratos da física moderna.
id USP_928b5600708fed5a454811fb2199bf7b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27042015-104526
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médioThe Abstraction as a bridge between physics and literature in the building concepts of quantum mechanics in high schoolAbstraçãoAbstractionFísica e LiteraturaFísica Moderna e Contemporânea e Mecânica QuânticaFormação de Conceitos Físicos PseudoconceitosModern and Contemporary Physics and Quantum MechanicPhysical Training ConceptsPhysics and LiteraturePseudo ConceptsA presente pesquisa assume os pressupostos de uma investigação qualitativa de linha dialética que consiste em avaliar como a literatura contribui para formação de conceitos abstratos de Física Moderna e Contemporânea, em especial, conceitos de Mecânica Quântica, para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A maneira como os alunos agem em seu meio social é investigada com o apoio da pseudoconcreticidade de Karel Kosík, que nos permite investigar a forma como agem entre si e como aceitam as propostas de ensino oferecidas em sala de aula. A Literatura, a analogia, a leitura e outros recursos linguísticos são tratados a partir da revisão de pesquisas realizadas nesse início de século. A formação de conceitos da Física Moderna e da Mecânica Quântica é investigada com o apoio do referencial interacionista de Vygotsky, que nos possibilitou avaliar como a literatura, por meio da palavra, transforma-se em outra estrutura semiótica, que leva à abstração e generalização de conceitos físicos. As respostas dadas pelos alunos em questionário aberto permitiu-nos confirmar o papel da literatura como ferramenta de ensino de física, que leva à abstração e formação de conceitos abstratos da física moderna.This research, is a qualitative investigation in a dialectical line which aims to know how literature contributes to the formation of abstract concepts of Modern and Contemporary Physics, especially concepts of Quantum Mechanics for 3rd grade High School students. The way students act in their social environment is investigated through the support of pseudoconcreticity by Karel Kosík, which allows us to investigate how they act with each other and how they accept the teaching proposals offered in the classroom. Literature, analogy, reading and other language resources have been evaluated in current researches. The formation of physical concepts on Modern Physics and Quantum Mechanics are investigated, support by the interactionism of Vygotsky, which enabled us to investigate how the literature, by means of the word, becomes another semiotic structure, which leads to abstraction and generalization of physical concepts. The answers given by the students, in an open questionnaire, confirm the literature as a tool for physics education, especially abstract concepts of modern physics.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRicardo, Elio CarlosLima, Luis Gomes de2014-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27042015-104526/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-27042015-104526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio
The Abstraction as a bridge between physics and literature in the building concepts of quantum mechanics in high school
title A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio
spellingShingle A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio
Lima, Luis Gomes de
Abstração
Abstraction
Física e Literatura
Física Moderna e Contemporânea e Mecânica Quântica
Formação de Conceitos Físicos Pseudoconceitos
Modern and Contemporary Physics and Quantum Mechanic
Physical Training Concepts
Physics and Literature
Pseudo Concepts
title_short A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio
title_full A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio
title_fullStr A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio
title_full_unstemmed A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio
title_sort A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio
author Lima, Luis Gomes de
author_facet Lima, Luis Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ricardo, Elio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luis Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Abstração
Abstraction
Física e Literatura
Física Moderna e Contemporânea e Mecânica Quântica
Formação de Conceitos Físicos Pseudoconceitos
Modern and Contemporary Physics and Quantum Mechanic
Physical Training Concepts
Physics and Literature
Pseudo Concepts
topic Abstração
Abstraction
Física e Literatura
Física Moderna e Contemporânea e Mecânica Quântica
Formação de Conceitos Físicos Pseudoconceitos
Modern and Contemporary Physics and Quantum Mechanic
Physical Training Concepts
Physics and Literature
Pseudo Concepts
description A presente pesquisa assume os pressupostos de uma investigação qualitativa de linha dialética que consiste em avaliar como a literatura contribui para formação de conceitos abstratos de Física Moderna e Contemporânea, em especial, conceitos de Mecânica Quântica, para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A maneira como os alunos agem em seu meio social é investigada com o apoio da pseudoconcreticidade de Karel Kosík, que nos permite investigar a forma como agem entre si e como aceitam as propostas de ensino oferecidas em sala de aula. A Literatura, a analogia, a leitura e outros recursos linguísticos são tratados a partir da revisão de pesquisas realizadas nesse início de século. A formação de conceitos da Física Moderna e da Mecânica Quântica é investigada com o apoio do referencial interacionista de Vygotsky, que nos possibilitou avaliar como a literatura, por meio da palavra, transforma-se em outra estrutura semiótica, que leva à abstração e generalização de conceitos físicos. As respostas dadas pelos alunos em questionário aberto permitiu-nos confirmar o papel da literatura como ferramenta de ensino de física, que leva à abstração e formação de conceitos abstratos da física moderna.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27042015-104526/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27042015-104526/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091120675684352