Duas décadas da arte de Mário Gruber (1947-1967): do realismo ao fantástico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres Filho, Paulo Marcondes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-03042019-104956/
Resumo: Esta dissertação apresenta detalhes da vida e obra do artista plástico brasileiro Mário Gruber Correia (1927-2011), durante os primeiros vinte anos de sua vida profissional, que se caracteriza por dois eventos importantes: a exposição 19 Pintores, em que recebeu o primeiro prêmio de pintura, em 1947, e sua primeira exposição individual de pintura, chamada Restauração do mundo, em 1967, ambas em São Paulo. Por volta de 1946, o artista já havia se integrado ao círculo de intelectuais e artistas da Biblioteca Municipal de São Paulo, atual Biblioteca Mário de Andrade, datando desta época seu interesse pelo surrealismo e pelo realismo de cunho social. Dois anos depois, o artista apresenta o personagem Moleque Cipó, que procura pesquisar as mudanças da psique do brasileiro, por consequência das mudanças ocorridas no Brasil e no mundo. Em Santos, sua cidade natal, Mário Gruber cria o Clube da Gravura, em 1951, após retornar da França, onde havia estudado gravura em metal. Na década de 1950, Mário Gruber cria um mundo pessoal, em que mostra locais e atividades praticadas pelo Moleque, principalmente o Carnaval, espelhando suas emoções. Nesse período, foi professor de gravura nas oficinas do MAM SP, em 1953, e da FAAP, entre 1960 e 1964. Ao se aproximar os anos 1960, o artista e seu personagem Moleque vivem, num crescendum, a angústia existencial. É nesse período que Mario Gruber faz análise, abrindo as comportas do inconsciente, permitindo a manifestação do fenômeno da abertura para a presença de um Ser fantástico, que aparece para curar o Moleque. É a chegada do futuro Astolfo, que estará na exposição Restauração do mundo como um boneco astronauta.
id USP_92ca92f9b23e35ae085de82094b354f2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03042019-104956
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Duas décadas da arte de Mário Gruber (1947-1967): do realismo ao fantásticoTwo decades of Mário Gruber\'s art: from realism to the fantastic (1947-1967)Brazilian artFantastic realismGravura e pintura brasileiraMário GruberMário GruberRealismRealismoRealismo fantásticoEsta dissertação apresenta detalhes da vida e obra do artista plástico brasileiro Mário Gruber Correia (1927-2011), durante os primeiros vinte anos de sua vida profissional, que se caracteriza por dois eventos importantes: a exposição 19 Pintores, em que recebeu o primeiro prêmio de pintura, em 1947, e sua primeira exposição individual de pintura, chamada Restauração do mundo, em 1967, ambas em São Paulo. Por volta de 1946, o artista já havia se integrado ao círculo de intelectuais e artistas da Biblioteca Municipal de São Paulo, atual Biblioteca Mário de Andrade, datando desta época seu interesse pelo surrealismo e pelo realismo de cunho social. Dois anos depois, o artista apresenta o personagem Moleque Cipó, que procura pesquisar as mudanças da psique do brasileiro, por consequência das mudanças ocorridas no Brasil e no mundo. Em Santos, sua cidade natal, Mário Gruber cria o Clube da Gravura, em 1951, após retornar da França, onde havia estudado gravura em metal. Na década de 1950, Mário Gruber cria um mundo pessoal, em que mostra locais e atividades praticadas pelo Moleque, principalmente o Carnaval, espelhando suas emoções. Nesse período, foi professor de gravura nas oficinas do MAM SP, em 1953, e da FAAP, entre 1960 e 1964. Ao se aproximar os anos 1960, o artista e seu personagem Moleque vivem, num crescendum, a angústia existencial. É nesse período que Mario Gruber faz análise, abrindo as comportas do inconsciente, permitindo a manifestação do fenômeno da abertura para a presença de um Ser fantástico, que aparece para curar o Moleque. É a chegada do futuro Astolfo, que estará na exposição Restauração do mundo como um boneco astronauta.This dissertation presents life and art details for the Brazilian plástic artist Mário Gruber´s. The first twenty years of his Professional life, between two main events: The exposition 19 Pintores, in 1947, and his first individual painting expo, named Restauração do mundo (world restoration), in 1967. Both in the city of São Paulo, Brazil. During this period, the artist that had already been interested in surrealism, practices socialist realism, then changing tho realism with social content where He creates the Moleque Cipó (liana´s kid). Through this personage the artist investigates changes in the psyche of Brazilians, based on changes happening in Brazil as well as overseas. From Santos, his hometown, where the artist created the Engraving´s Club after returning from France where He had studied metal engraving, He presents the Moleque´s activities, mainly Carnival, showing his different emotions until He reaches agony. That is when an opening fenomenon happens for the Being that intervenes in order to cure the Moleque. It is the Astolfo´s fantastic presence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPeccinini, Daisy Valle MachadoTorres Filho, Paulo Marcondes2018-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-03042019-104956/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-03042019-104956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Duas décadas da arte de Mário Gruber (1947-1967): do realismo ao fantástico
Two decades of Mário Gruber\'s art: from realism to the fantastic (1947-1967)
title Duas décadas da arte de Mário Gruber (1947-1967): do realismo ao fantástico
spellingShingle Duas décadas da arte de Mário Gruber (1947-1967): do realismo ao fantástico
Torres Filho, Paulo Marcondes
Brazilian art
Fantastic realism
Gravura e pintura brasileira
Mário Gruber
Mário Gruber
Realism
Realismo
Realismo fantástico
title_short Duas décadas da arte de Mário Gruber (1947-1967): do realismo ao fantástico
title_full Duas décadas da arte de Mário Gruber (1947-1967): do realismo ao fantástico
title_fullStr Duas décadas da arte de Mário Gruber (1947-1967): do realismo ao fantástico
title_full_unstemmed Duas décadas da arte de Mário Gruber (1947-1967): do realismo ao fantástico
title_sort Duas décadas da arte de Mário Gruber (1947-1967): do realismo ao fantástico
author Torres Filho, Paulo Marcondes
author_facet Torres Filho, Paulo Marcondes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peccinini, Daisy Valle Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres Filho, Paulo Marcondes
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian art
Fantastic realism
Gravura e pintura brasileira
Mário Gruber
Mário Gruber
Realism
Realismo
Realismo fantástico
topic Brazilian art
Fantastic realism
Gravura e pintura brasileira
Mário Gruber
Mário Gruber
Realism
Realismo
Realismo fantástico
description Esta dissertação apresenta detalhes da vida e obra do artista plástico brasileiro Mário Gruber Correia (1927-2011), durante os primeiros vinte anos de sua vida profissional, que se caracteriza por dois eventos importantes: a exposição 19 Pintores, em que recebeu o primeiro prêmio de pintura, em 1947, e sua primeira exposição individual de pintura, chamada Restauração do mundo, em 1967, ambas em São Paulo. Por volta de 1946, o artista já havia se integrado ao círculo de intelectuais e artistas da Biblioteca Municipal de São Paulo, atual Biblioteca Mário de Andrade, datando desta época seu interesse pelo surrealismo e pelo realismo de cunho social. Dois anos depois, o artista apresenta o personagem Moleque Cipó, que procura pesquisar as mudanças da psique do brasileiro, por consequência das mudanças ocorridas no Brasil e no mundo. Em Santos, sua cidade natal, Mário Gruber cria o Clube da Gravura, em 1951, após retornar da França, onde havia estudado gravura em metal. Na década de 1950, Mário Gruber cria um mundo pessoal, em que mostra locais e atividades praticadas pelo Moleque, principalmente o Carnaval, espelhando suas emoções. Nesse período, foi professor de gravura nas oficinas do MAM SP, em 1953, e da FAAP, entre 1960 e 1964. Ao se aproximar os anos 1960, o artista e seu personagem Moleque vivem, num crescendum, a angústia existencial. É nesse período que Mario Gruber faz análise, abrindo as comportas do inconsciente, permitindo a manifestação do fenômeno da abertura para a presença de um Ser fantástico, que aparece para curar o Moleque. É a chegada do futuro Astolfo, que estará na exposição Restauração do mundo como um boneco astronauta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-03042019-104956/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-03042019-104956/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256632636997632