Memes na internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Douglas de Oliveira Calixto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-01112017-102256
Resumo: Este trabalho investigou a relação de alunos do ensino fundamental com os memes na internet. Apropriados em larga escala por crianças e adolescentes e circulando de forma intensa nas redes sociais, as montagens e remodelagens dos memes -- conhecidas na linguagem digital como \"zoeira\" -- passaram a ocupar lugar de destaque no cotidiano juvenil. A partir de pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Julio Marcondes Salgado, zona norte da cidade de São Paulo, desenvolvemos estudo qualitativo sobre as funções dos memes -- uma das principais expressões narrativas da internet --, discutindo as representações e os sentidos atribuídos pelos discentes a esses novos produtos culturais. Também apresentamos, como parte dos resultados, uma proposta de gêneros e subgêneros para categorizar como os memes se estabelecem enquanto linguagem. Com um prisma teórico articulado entre os estudos de Educomunicação, cibercultura e o cotidiano juvenil, o objetivo é discutir o que são os memes, como eles sintetizam as mudanças em trânsito na sociedade contemporânea e, consequentemente, os possíveis desdobramentos da nova realidade comunicacional no universo escolar.
id USP_9300d0c0068080b5ca1952fe2a34e6e0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01112017-102256
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Memes na internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais O. Memes in the Internet: interlinkages between Educommunication, digital culture and the interaction of young students in social networks 2017-09-20Adilson Odair CitelliGisela Grangeiro da Silva CastroEliana NagaminiClaudemir Edson VianaDouglas de Oliveira CalixtoUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR cibercultura cyberculture Educommunication Educomunicação memes in the internet memes na internet redes sociais social networks Este trabalho investigou a relação de alunos do ensino fundamental com os memes na internet. Apropriados em larga escala por crianças e adolescentes e circulando de forma intensa nas redes sociais, as montagens e remodelagens dos memes -- conhecidas na linguagem digital como \"zoeira\" -- passaram a ocupar lugar de destaque no cotidiano juvenil. A partir de pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Julio Marcondes Salgado, zona norte da cidade de São Paulo, desenvolvemos estudo qualitativo sobre as funções dos memes -- uma das principais expressões narrativas da internet --, discutindo as representações e os sentidos atribuídos pelos discentes a esses novos produtos culturais. Também apresentamos, como parte dos resultados, uma proposta de gêneros e subgêneros para categorizar como os memes se estabelecem enquanto linguagem. Com um prisma teórico articulado entre os estudos de Educomunicação, cibercultura e o cotidiano juvenil, o objetivo é discutir o que são os memes, como eles sintetizam as mudanças em trânsito na sociedade contemporânea e, consequentemente, os possíveis desdobramentos da nova realidade comunicacional no universo escolar. This work investigated the relationship of young students with memes in digital culture. Appropriated on a large scale by children and adolescents and circulating intensively in social networks, memes became a central element in youth routine. From a field research carried out at the Julio Marcondes Salgado Municipal School, north of the city of São Paulo (Brazil), we developed a qualitative study on the functions of memes -- one of the main narrative expressions on the Internet --, discussing the representations and meanings attributed by the students for these new cultural products. We also present, as part of the results, a proposal of genres and subgenres to categorize how memes works as a language. With a theoretical prism articulated between the studies of Educommunication, cyberculture and youth culture, the objective is to discuss what memes are, how they synthesize the changes in transit in contemporary society and, consequently, the possible unfolding of this new communicational reality to the educational routine. https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-01112017-102256info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:03:25Zoai:teses.usp.br:tde-01112017-102256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T11:58:56.704936Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Memes na internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv O. Memes in the Internet: interlinkages between Educommunication, digital culture and the interaction of young students in social networks
title Memes na internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais
spellingShingle Memes na internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais
Douglas de Oliveira Calixto
title_short Memes na internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais
title_full Memes na internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais
title_fullStr Memes na internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais
title_full_unstemmed Memes na internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais
title_sort Memes na internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais
author Douglas de Oliveira Calixto
author_facet Douglas de Oliveira Calixto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adilson Odair Citelli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gisela Grangeiro da Silva Castro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eliana Nagamini
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Claudemir Edson Viana
dc.contributor.author.fl_str_mv Douglas de Oliveira Calixto
contributor_str_mv Adilson Odair Citelli
Gisela Grangeiro da Silva Castro
Eliana Nagamini
Claudemir Edson Viana
description Este trabalho investigou a relação de alunos do ensino fundamental com os memes na internet. Apropriados em larga escala por crianças e adolescentes e circulando de forma intensa nas redes sociais, as montagens e remodelagens dos memes -- conhecidas na linguagem digital como \"zoeira\" -- passaram a ocupar lugar de destaque no cotidiano juvenil. A partir de pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Julio Marcondes Salgado, zona norte da cidade de São Paulo, desenvolvemos estudo qualitativo sobre as funções dos memes -- uma das principais expressões narrativas da internet --, discutindo as representações e os sentidos atribuídos pelos discentes a esses novos produtos culturais. Também apresentamos, como parte dos resultados, uma proposta de gêneros e subgêneros para categorizar como os memes se estabelecem enquanto linguagem. Com um prisma teórico articulado entre os estudos de Educomunicação, cibercultura e o cotidiano juvenil, o objetivo é discutir o que são os memes, como eles sintetizam as mudanças em trânsito na sociedade contemporânea e, consequentemente, os possíveis desdobramentos da nova realidade comunicacional no universo escolar.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-01112017-102256
url https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-01112017-102256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502390902161408