A Geografia que se ensina nos anos 1980: uma programática do movimento de Renovação da Geografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-01082019-160317/ |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar o debate sobre o ensino de Geografia durante os anos 80 no Brasil, usando a noção de programa do filósofo francês Alain Badiou. Com isso, pretendemos identificar os pontos de discussão do ensino, entendendo-os como imperativos da pauta política concreta que a Educação experimentava durante aquela década. Nossa intenção com isso é apresentar uma outra narrativa do ensino da Geografia, além da que aparece na maioria dos trabalhos acadêmicos, durante o movimento de Renovação Crítica, em que este tema apareça como questão prioritária mediante as políticas de Estado como os Estudos Sociais, a questão curricular e o papel da escola na construção da sociedade brasileira. Para isso, foram feitas consultas ao acervo documental da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) na busca de fontes primárias. Partimos dos referenciais da história social das ideias, usando os conceitos de ideia pedagógica e ideia educacional, do educador Demerval Saviani, e de ideologia, dos sociólogos marxistas Henri Lefebvre e Michael Lowy. Como resultados, verificamos que a década de 80 pode ser distinguida em dois momentos: de 1980 a 1986, encontramos um grande movimento de debates e articulações com a categoria docente da escola básica via ação institucional da AGB e a militância de área da Geografia. Esse conjunto de discussões ganha acúmulo e maior sistematização teórica na segunda metade da década, ao mesmo tempo que surge como fórum nacional privilegiado dos professores de Geografia, o encontro denominado Fala Professor. |
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A Geografia que se ensina nos anos 1980: uma programática do movimento de Renovação da GeografiaGeography taught in the 1980s: a program of the Geography Renewal movementAssociação dos Geógrafos BrasileirosAssociação dos Geógrafos BrasileirosCritical renewal of geographyCurrículoCurriculumEstudos sociaisIdeia pedagógicaPedagogical ideaRenovação crítica da geografiaSocial studiesO objetivo deste trabalho é apresentar o debate sobre o ensino de Geografia durante os anos 80 no Brasil, usando a noção de programa do filósofo francês Alain Badiou. Com isso, pretendemos identificar os pontos de discussão do ensino, entendendo-os como imperativos da pauta política concreta que a Educação experimentava durante aquela década. Nossa intenção com isso é apresentar uma outra narrativa do ensino da Geografia, além da que aparece na maioria dos trabalhos acadêmicos, durante o movimento de Renovação Crítica, em que este tema apareça como questão prioritária mediante as políticas de Estado como os Estudos Sociais, a questão curricular e o papel da escola na construção da sociedade brasileira. Para isso, foram feitas consultas ao acervo documental da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) na busca de fontes primárias. Partimos dos referenciais da história social das ideias, usando os conceitos de ideia pedagógica e ideia educacional, do educador Demerval Saviani, e de ideologia, dos sociólogos marxistas Henri Lefebvre e Michael Lowy. Como resultados, verificamos que a década de 80 pode ser distinguida em dois momentos: de 1980 a 1986, encontramos um grande movimento de debates e articulações com a categoria docente da escola básica via ação institucional da AGB e a militância de área da Geografia. Esse conjunto de discussões ganha acúmulo e maior sistematização teórica na segunda metade da década, ao mesmo tempo que surge como fórum nacional privilegiado dos professores de Geografia, o encontro denominado Fala Professor.The aim of this work is to present the debate about the teaching of geography during the 80s in Brazil, using the French philosopher Alain Badiou\'s notion of program. Thereby, we intend to identify the points of discussion of teaching, understanding them as imperatives of the concrete political agenda that Education experimented during that decade. Our intention is to present another narrative of the teaching of Geography, in addition to the one that appears in most academic works, during the Critical Renewal movement in which this theme appears as a priority issue through State policies such as Social Studies, curriculum and the role of school in the construction of Brazilian society. For this, we inquire the documentary collection of the Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) in search for primary sources. We start from references of the social history of ideas, using the concepts of pedagogical idea and educational idea from the educator Demerval Saviani, and ideology from the Marxist sociologists Henri Lefebvre and Michael Lowy. As a result, we show that the 1980s distinguishes itself into two moments: from 1980 to 1986, we find a great movement of debates and articulations with the basic schoolteachers category through AGB\'s institutional action and Geography\'s militancy. This set of discussions builds up and acquires greater theoretical systematizing during the second half of the decade, while at the same time emerges as a privileged national forum for teachers of Geography, the meeting called Fala Professor.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, Elvio RodriguesFrança Filho, Astrogildo Luiz de2019-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-01082019-160317/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-08-20T23:07:22Zoai:teses.usp.br:tde-01082019-160317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-08-20T23:07:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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