A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de escolas americanas no Brasil (1885-1912)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivanilson Bezerra da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-100821/
Resumo: Este estudo da figura de Horace Manley Lane leva em consideração as lutas de representações e a formação de rede de Escolas Americanas no Brasil entre os anos de 1885 e 1912. O objetivo é lançar luz sobre essa figura, cuja atuação foi marcada por disputas de poder no campo educacional protestante, e suas práticas educacionais e missionárias. Tradicionalmente, ele é conhecido como consultor da reforma do ensino público paulista, mas como veremos, sua atuação vai além das representações construídas na historiografia e no campo educacional brasileiro. Como educador, foi defensor do modelo educacional norte-americano, fazendo circular no Brasil elementos de uma pedagogia então moderna. Além disso, o trabalho discute o fato de que uma de suas propostas para disseminar a cultura e os valores do presbiterianismo norte-americano foi a criação de uma rede de escolas americanas. Nossa hipótese é que entre suas práticas como educador estava a organização de escolas, principalmente em cidades que contavam com o apoio de maçons, presbiterianos, republicanos e de pessoas ligadas a sua rede de relacionamentos, o que configura sua relação de poder com agentes sociais ligados à Maçonaria, à educação e ao presbiterianismo. Como educador organizou o Mackenzie College, primeira instituição particular de ensino superior no Brasil. Como missionário, não estava ligado ao campo presbiteriano brasileiro e nem frequentava uma igreja. Nessa condição, não atuava como os primeiros missionários norte-americanos de confissão de fé presbiteriana, através da evangelização direta, e sim, através da educação como forma de evangelização indireta. Como missionário e educador, construiu representações acerca do Brasil, da educação, da política e da catequese indígena que nos ajudam a compreender representações e práticas pouco conhecidas e pouco trabalhadas na historiografia e na perspectiva da história da educação. Como fundamentação teórica, utilizamos o conceito de representação em Roger Chartier, a categoria de lugar social, estratégia e tática de Michel de Certeau, o conceito de campo em Bourdieu, de sociedade de ideias de Bastian, de paradigma indiciário de Ginzburg, entre outros. A pesquisa faz uso de fontes primárias, tais como: relatórios educacionais produzidos por Horace Lane, Relatórios da Igreja Presbiteriana norte-americana, prospectos educacionais, relatórios de missionários, jornais, cartas e outros.
id USP_946f9dd32f15aeb770cee69b0519ecd6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19102015-100821
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de escolas americanas no Brasil (1885-1912)The figure of Horace Lane: struggles of representations and the formation of the American schools network in Brazil (1885-1912)American education in BrazilEducação norte-americanaHorace Manley LaneHorace Manley LaneLutas de representaçõesMackenzie CollegeMackenzie CollegePresbiterianismoPresbyterianismStruggles of representationsEste estudo da figura de Horace Manley Lane leva em consideração as lutas de representações e a formação de rede de Escolas Americanas no Brasil entre os anos de 1885 e 1912. O objetivo é lançar luz sobre essa figura, cuja atuação foi marcada por disputas de poder no campo educacional protestante, e suas práticas educacionais e missionárias. Tradicionalmente, ele é conhecido como consultor da reforma do ensino público paulista, mas como veremos, sua atuação vai além das representações construídas na historiografia e no campo educacional brasileiro. Como educador, foi defensor do modelo educacional norte-americano, fazendo circular no Brasil elementos de uma pedagogia então moderna. Além disso, o trabalho discute o fato de que uma de suas propostas para disseminar a cultura e os valores do presbiterianismo norte-americano foi a criação de uma rede de escolas americanas. Nossa hipótese é que entre suas práticas como educador estava a organização de escolas, principalmente em cidades que contavam com o apoio de maçons, presbiterianos, republicanos e de pessoas ligadas a sua rede de relacionamentos, o que configura sua relação de poder com agentes sociais ligados à Maçonaria, à educação e ao presbiterianismo. Como educador organizou o Mackenzie College, primeira instituição particular de ensino superior no Brasil. Como missionário, não estava ligado ao campo presbiteriano brasileiro e nem frequentava uma igreja. Nessa condição, não atuava como os primeiros missionários norte-americanos de confissão de fé presbiteriana, através da evangelização direta, e sim, através da educação como forma de evangelização indireta. Como missionário e educador, construiu representações acerca do Brasil, da educação, da política e da catequese indígena que nos ajudam a compreender representações e práticas pouco conhecidas e pouco trabalhadas na historiografia e na perspectiva da história da educação. Como fundamentação teórica, utilizamos o conceito de representação em Roger Chartier, a categoria de lugar social, estratégia e tática de Michel de Certeau, o conceito de campo em Bourdieu, de sociedade de ideias de Bastian, de paradigma indiciário de Ginzburg, entre outros. A pesquisa faz uso de fontes primárias, tais como: relatórios educacionais produzidos por Horace Lane, Relatórios da Igreja Presbiteriana norte-americana, prospectos educacionais, relatórios de missionários, jornais, cartas e outros.This study about the figure of Horace Manley Lane takes into account the struggles of representations and the formation of the American Schools network in Brazil in the years 1885 to 1912. Our objective is to shed light to this person whose actions were marked by power disputes, and to his educational and missionary practices. Lane is traditionally known as a consultant for the public education in São Paulo, but as we shall see, his actions go further than that which is presented in the constructed representations in historiography and in the Brazilian educational field. As an educator, he was a defender of the American Presbyterian educational model. In Brazil, he prompted the circulation of some elements of what was then known as modern pedagogy. Moreover, this paper discusses the fact that one of his propositions to disseminate the American Presbyterianism culture and values was the creation of a American schools network. Our hypothesis is that among his practices as an educator there was the organization of schools, especially in cities where he could find the support of Masons, Presbyterians, Republicans; people who were linked to his personal network, thus configuring his power relations with social agents connected with the Masonry, the education and the Presbyterianism. As an educator organized the Mackenzie College, the first private institution of higher education in Brazil. As a missionary, he presented no connection with the Brazilian Presbyterian field, nor did he attend religious services here. Therefore, he did not work as the first American Presbyterians, through direct evangelization, but rather through education as a way of indirect evangelization. As a missionary and an educator, he built representations about Brazil, the local education, politics, and the catechism of the indigenous people. Those representations allow us to understand the representations and practices which are little known or worked on in historiography and on the perspective of history of education. To a theoretical foundation we bring representation concepts developed by Roger Chartier, the social place category, strategy and tactics in Michel de Certeau, the field concept in Bordieu, the society of ideas in Bastian, and the evidential paradigm in Ginzburg, among others. The research uses primary sources, such as, educational reports produced by Horace Lane, American Presbyterian Church reports, educational prospects, missionaries reports, newspapers and others.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Marta Maria Chagas deSilva, Ivanilson Bezerra da2015-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-100821/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-19102015-100821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de escolas americanas no Brasil (1885-1912)
The figure of Horace Lane: struggles of representations and the formation of the American schools network in Brazil (1885-1912)
title A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de escolas americanas no Brasil (1885-1912)
spellingShingle A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de escolas americanas no Brasil (1885-1912)
Silva, Ivanilson Bezerra da
American education in Brazil
Educação norte-americana
Horace Manley Lane
Horace Manley Lane
Lutas de representações
Mackenzie College
Mackenzie College
Presbiterianismo
Presbyterianism
Struggles of representations
title_short A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de escolas americanas no Brasil (1885-1912)
title_full A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de escolas americanas no Brasil (1885-1912)
title_fullStr A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de escolas americanas no Brasil (1885-1912)
title_full_unstemmed A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de escolas americanas no Brasil (1885-1912)
title_sort A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de escolas americanas no Brasil (1885-1912)
author Silva, Ivanilson Bezerra da
author_facet Silva, Ivanilson Bezerra da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Marta Maria Chagas de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivanilson Bezerra da
dc.subject.por.fl_str_mv American education in Brazil
Educação norte-americana
Horace Manley Lane
Horace Manley Lane
Lutas de representações
Mackenzie College
Mackenzie College
Presbiterianismo
Presbyterianism
Struggles of representations
topic American education in Brazil
Educação norte-americana
Horace Manley Lane
Horace Manley Lane
Lutas de representações
Mackenzie College
Mackenzie College
Presbiterianismo
Presbyterianism
Struggles of representations
description Este estudo da figura de Horace Manley Lane leva em consideração as lutas de representações e a formação de rede de Escolas Americanas no Brasil entre os anos de 1885 e 1912. O objetivo é lançar luz sobre essa figura, cuja atuação foi marcada por disputas de poder no campo educacional protestante, e suas práticas educacionais e missionárias. Tradicionalmente, ele é conhecido como consultor da reforma do ensino público paulista, mas como veremos, sua atuação vai além das representações construídas na historiografia e no campo educacional brasileiro. Como educador, foi defensor do modelo educacional norte-americano, fazendo circular no Brasil elementos de uma pedagogia então moderna. Além disso, o trabalho discute o fato de que uma de suas propostas para disseminar a cultura e os valores do presbiterianismo norte-americano foi a criação de uma rede de escolas americanas. Nossa hipótese é que entre suas práticas como educador estava a organização de escolas, principalmente em cidades que contavam com o apoio de maçons, presbiterianos, republicanos e de pessoas ligadas a sua rede de relacionamentos, o que configura sua relação de poder com agentes sociais ligados à Maçonaria, à educação e ao presbiterianismo. Como educador organizou o Mackenzie College, primeira instituição particular de ensino superior no Brasil. Como missionário, não estava ligado ao campo presbiteriano brasileiro e nem frequentava uma igreja. Nessa condição, não atuava como os primeiros missionários norte-americanos de confissão de fé presbiteriana, através da evangelização direta, e sim, através da educação como forma de evangelização indireta. Como missionário e educador, construiu representações acerca do Brasil, da educação, da política e da catequese indígena que nos ajudam a compreender representações e práticas pouco conhecidas e pouco trabalhadas na historiografia e na perspectiva da história da educação. Como fundamentação teórica, utilizamos o conceito de representação em Roger Chartier, a categoria de lugar social, estratégia e tática de Michel de Certeau, o conceito de campo em Bourdieu, de sociedade de ideias de Bastian, de paradigma indiciário de Ginzburg, entre outros. A pesquisa faz uso de fontes primárias, tais como: relatórios educacionais produzidos por Horace Lane, Relatórios da Igreja Presbiteriana norte-americana, prospectos educacionais, relatórios de missionários, jornais, cartas e outros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-100821/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-100821/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257134519025664