Propaganda ideológica em mídia impressa: uma busca pela verdade acerca da possível influência do mangá japonês sobre a juventude brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-30112009-103605/ |
Resumo: | As revistas de históriias em quadrinhos mangá oriundas do Japão, publicadas e popularizadas no Brasil , são um meio de comunicação de massa que expressam um sistema de valores e um modo de vida que são considerados como típicos e ideais dentro do arcabouço sócio-cul tural japonês, e tem atraído um número cada vez maior de leitores e admiradores, unindo em torno de si indivíduos com as mais diversas origens culturais que o Brasil oferece. Como todo meio de comunicação de massa, as revistas mangá também são ferramentas de propaganda ideológica capazes de influenciar seus leitores em âmbitos que vão desde os processos de formação de suas identidades, passam pela configuração de seus sistemas de valores, afetam seus entendimentos acerca da realidade, chegando até a influenciar o estabelecimento dos modos de vida que esses indivíduos apresentam e ambicionam. Tendo isso em mente, este estudo se dedicou a responder , primeiramente, se a leitura dessas revistas efetivamente exerce influência sobre seus leitores, verificando em seguida o resultado dessa influência. Para tal, realizou-se um levantamento empírico quantitativo que utilizou elementos das teorias da Espiral Dinâmica e da Emergência Cíclica para comparar leitores e não-leitores dessas revistas em relação aos estágios de consciência e aos sistemas de valores e modos de vida ideal que esses grupos apresentam. Os resultados demonstram que realmente esses grupos diferem e que embora essas diferenças se apresentem de um modo divergente em relação ao que se esperava, elas se devem em grande parte à leitura das revistas mangá. |
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Propaganda ideológica em mídia impressa: uma busca pela verdade acerca da possível influência do mangá japonês sobre a juventude brasileiraPropaganda in Pr int Media: a search for the truth about the possible influence of japanese manga on Brazilian youthComicsHistórias em quadrinhosIdentidadeIdentityIdeologiaIdeologyMass mediaMeios de Comunicação de massaPropagandaPropagandaAs revistas de históriias em quadrinhos mangá oriundas do Japão, publicadas e popularizadas no Brasil , são um meio de comunicação de massa que expressam um sistema de valores e um modo de vida que são considerados como típicos e ideais dentro do arcabouço sócio-cul tural japonês, e tem atraído um número cada vez maior de leitores e admiradores, unindo em torno de si indivíduos com as mais diversas origens culturais que o Brasil oferece. Como todo meio de comunicação de massa, as revistas mangá também são ferramentas de propaganda ideológica capazes de influenciar seus leitores em âmbitos que vão desde os processos de formação de suas identidades, passam pela configuração de seus sistemas de valores, afetam seus entendimentos acerca da realidade, chegando até a influenciar o estabelecimento dos modos de vida que esses indivíduos apresentam e ambicionam. Tendo isso em mente, este estudo se dedicou a responder , primeiramente, se a leitura dessas revistas efetivamente exerce influência sobre seus leitores, verificando em seguida o resultado dessa influência. Para tal, realizou-se um levantamento empírico quantitativo que utilizou elementos das teorias da Espiral Dinâmica e da Emergência Cíclica para comparar leitores e não-leitores dessas revistas em relação aos estágios de consciência e aos sistemas de valores e modos de vida ideal que esses grupos apresentam. Os resultados demonstram que realmente esses grupos diferem e que embora essas diferenças se apresentem de um modo divergente em relação ao que se esperava, elas se devem em grande parte à leitura das revistas mangá.The manga magazines from Japan, published and popularized in Brazil, are a mass communication media that express in its pages a system of values and a way of life that are considered by scholars of Japanese culture as typical and ideals within their social and cultural framework, and are attracting an increasing number of readers and admirers, uniting people from the most diverse cultural backgrounds that Brazil offers. As a mass communication media, the manga magazines are also tools of propaganda capable of an influence that ranges from the processes of formation of the individuals identities, passes through the configuration of their values systems, affects their perceptions and understanding about the reality of the world in which they live, and comes up to influence the establishment of the ways of life that these individuals have as reals and ideals. Considering this, the present research, at first, gives some answers about the reading of these magazines, showing if they actually exerts some influence on its readers, for after this, check the result of that influence. To this end, this study made use of a quantitative empirical survey that used elements of the Spiral Dynamics Theory and of the Emergent Cyclical Levels of Existence Theory for compare non- readers and reader s of these magazines by the value systems and ideals ways of life that these groups have. The results showed that, as expected, these two groups are different, and that these differences, although they are presented in a manner divergent on what was expected, occurs as a result of the reading of manga magazines.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMalvezzi, SigmarCavalheiro, Renato de Faria2009-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-30112009-103605/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-30112009-103605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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