Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Célio Adrega de Moura Junior |
id |
UFBC_1d681d559f6fba8cd15324cc0e848484 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:121880 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmicaENSINO DE FÍSICAAPRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAPARTÍCULAS ELEMENTARESRAIOS CÓSMICOSFÍSICA MODERNAFÍSICA CONTEMPORÂNEAPHYSICS TEACHINGMEANINGFUL LEARNINGELEMENTARY PARTICLESMODERN PHISICSCONTEMPORARY PHYSICSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Célio Adrega de Moura JuniorDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2020O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino com a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Física de Partículas (FP) para o Ensino Médio. Para isso adotou-se diferentes metodologias e materiais. Inicialmente investigou-se as concepções prévias que os estudantes possuíam sobre a estrutura da matéria e seus elementos constituintes, sobre o ato de fazer Ciência e como investiga-se a natureza, tendo como referências, algumas das ideias de Paulo Freire e David Ausubel. Em seguida introduziu-se os conteúdos específicos com o uso de práticas educacionais ativas, como a sala de aula invertida e o uso de mídias digitais. Por fim os estudantes acompanharam o desenvolvimento e a aplicação de um experimento de baixo custo, composto por uma câmara de nuvens para a visualização da interação de partículas provenientes de Raios cósmicos, para consolidar os conceitos propostos. Desta forma, verificou-se como este modelo de atividade potencializa o ensino e a aprendizagem dos conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC), assim como, evidenciou-se a importância das práticas experimentais para o Ensino de Física. Qualitativamente os estudantes se mostraram muito envolvidos com toda a proposta. Isto foi percebido pelas mudanças de posturas em sala de aula através das discussões de fechamento da atividade. Pôde ser verificado um aumento percentual sobre os conceitos físicos em relação às concepções prévias. Como proposta de aperfeiçoamento e extensão da atividade destaca-se a possibilidade de medir o fluxo de múons da radiação cósmica com a câmara de nuvens.This thesis presents a teaching and learning proposal with the application of a Significant Teaching Unit (UEPS) on Particle Physics (PF) for High School. Different methodologies and materials were adopted. Initially, the previous conceptions that students had about the structure of matter and its constituent elements were investigated, as well as about the act of doing science and how to investigate nature, using as reference some of the ideas of Paulo Freire and David Ausubel. Then the specific content was introduced using active educational practices, such as the flipped classroom and the use of social media. Finally the students followed the development and application of a low cost experiment, composed by a cloud chamber to visualize the interaction of particles from cosmic rays, to consolidate the proposed concepts. Thus, it was verified the way in which this activity model improves teaching and learning in the concepts of Modern and Contemporary Physics (FMC), as well as, it was shown the importance of experimental practices for teaching physics. Qualitatively, the students were very involved with the proposal. It was noticed by the tudent atitude changes in the classroom through the final discussions of the activity. A difference between the previous and final student conceptions was observed. To improve and further develop this activity it is possible to use the cloud chamber to measure the muon flux from the cosmic radiationMoura Junior, Célio Adrega deWatanabe, GraciellaMunhoz, Marcelo GameiroViana, Francisco Flávio Ribeiro2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf159 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880&midiaext=78714http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880&midiaext=78715Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121880porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-04T16:22:17Zoai:BDTD:121880Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2021-10-04T16:22:17Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica |
title |
Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica |
spellingShingle |
Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica Viana, Francisco Flávio Ribeiro ENSINO DE FÍSICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARTÍCULAS ELEMENTARES RAIOS CÓSMICOS FÍSICA MODERNA FÍSICA CONTEMPORÂNEA PHYSICS TEACHING MEANINGFUL LEARNING ELEMENTARY PARTICLES MODERN PHISICS CONTEMPORARY PHYSICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFABC |
title_short |
Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica |
title_full |
Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica |
title_fullStr |
Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica |
title_full_unstemmed |
Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica |
title_sort |
Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica |
author |
Viana, Francisco Flávio Ribeiro |
author_facet |
Viana, Francisco Flávio Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura Junior, Célio Adrega de Watanabe, Graciella Munhoz, Marcelo Gameiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Francisco Flávio Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO DE FÍSICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARTÍCULAS ELEMENTARES RAIOS CÓSMICOS FÍSICA MODERNA FÍSICA CONTEMPORÂNEA PHYSICS TEACHING MEANINGFUL LEARNING ELEMENTARY PARTICLES MODERN PHISICS CONTEMPORARY PHYSICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFABC |
topic |
ENSINO DE FÍSICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARTÍCULAS ELEMENTARES RAIOS CÓSMICOS FÍSICA MODERNA FÍSICA CONTEMPORÂNEA PHYSICS TEACHING MEANINGFUL LEARNING ELEMENTARY PARTICLES MODERN PHISICS CONTEMPORARY PHYSICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Célio Adrega de Moura Junior |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880&midiaext=78714 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880&midiaext=78715 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 159 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502105965428736 |