Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Francisco Flávio Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Célio Adrega de Moura Junior
id UFBC_1d681d559f6fba8cd15324cc0e848484
oai_identifier_str oai:BDTD:121880
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmicaENSINO DE FÍSICAAPRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAPARTÍCULAS ELEMENTARESRAIOS CÓSMICOSFÍSICA MODERNAFÍSICA CONTEMPORÂNEAPHYSICS TEACHINGMEANINGFUL LEARNINGELEMENTARY PARTICLESMODERN PHISICSCONTEMPORARY PHYSICSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Célio Adrega de Moura JuniorDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2020O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino com a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Física de Partículas (FP) para o Ensino Médio. Para isso adotou-se diferentes metodologias e materiais. Inicialmente investigou-se as concepções prévias que os estudantes possuíam sobre a estrutura da matéria e seus elementos constituintes, sobre o ato de fazer Ciência e como investiga-se a natureza, tendo como referências, algumas das ideias de Paulo Freire e David Ausubel. Em seguida introduziu-se os conteúdos específicos com o uso de práticas educacionais ativas, como a sala de aula invertida e o uso de mídias digitais. Por fim os estudantes acompanharam o desenvolvimento e a aplicação de um experimento de baixo custo, composto por uma câmara de nuvens para a visualização da interação de partículas provenientes de Raios cósmicos, para consolidar os conceitos propostos. Desta forma, verificou-se como este modelo de atividade potencializa o ensino e a aprendizagem dos conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC), assim como, evidenciou-se a importância das práticas experimentais para o Ensino de Física. Qualitativamente os estudantes se mostraram muito envolvidos com toda a proposta. Isto foi percebido pelas mudanças de posturas em sala de aula através das discussões de fechamento da atividade. Pôde ser verificado um aumento percentual sobre os conceitos físicos em relação às concepções prévias. Como proposta de aperfeiçoamento e extensão da atividade destaca-se a possibilidade de medir o fluxo de múons da radiação cósmica com a câmara de nuvens.This thesis presents a teaching and learning proposal with the application of a Significant Teaching Unit (UEPS) on Particle Physics (PF) for High School. Different methodologies and materials were adopted. Initially, the previous conceptions that students had about the structure of matter and its constituent elements were investigated, as well as about the act of doing science and how to investigate nature, using as reference some of the ideas of Paulo Freire and David Ausubel. Then the specific content was introduced using active educational practices, such as the flipped classroom and the use of social media. Finally the students followed the development and application of a low cost experiment, composed by a cloud chamber to visualize the interaction of particles from cosmic rays, to consolidate the proposed concepts. Thus, it was verified the way in which this activity model improves teaching and learning in the concepts of Modern and Contemporary Physics (FMC), as well as, it was shown the importance of experimental practices for teaching physics. Qualitatively, the students were very involved with the proposal. It was noticed by the tudent atitude changes in the classroom through the final discussions of the activity. A difference between the previous and final student conceptions was observed. To improve and further develop this activity it is possible to use the cloud chamber to measure the muon flux from the cosmic radiationMoura Junior, Célio Adrega deWatanabe, GraciellaMunhoz, Marcelo GameiroViana, Francisco Flávio Ribeiro2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf159 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880&midiaext=78714http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880&midiaext=78715Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121880porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-04T16:22:17Zoai:BDTD:121880Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2021-10-04T16:22:17Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica
title Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica
spellingShingle Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica
Viana, Francisco Flávio Ribeiro
ENSINO DE FÍSICA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PARTÍCULAS ELEMENTARES
RAIOS CÓSMICOS
FÍSICA MODERNA
FÍSICA CONTEMPORÂNEA
PHYSICS TEACHING
MEANINGFUL LEARNING
ELEMENTARY PARTICLES
MODERN PHISICS
CONTEMPORARY PHYSICS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFABC
title_short Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica
title_full Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica
title_fullStr Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica
title_full_unstemmed Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica
title_sort Física de partículas no ensino médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica
author Viana, Francisco Flávio Ribeiro
author_facet Viana, Francisco Flávio Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura Junior, Célio Adrega de
Watanabe, Graciella
Munhoz, Marcelo Gameiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Francisco Flávio Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE FÍSICA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PARTÍCULAS ELEMENTARES
RAIOS CÓSMICOS
FÍSICA MODERNA
FÍSICA CONTEMPORÂNEA
PHYSICS TEACHING
MEANINGFUL LEARNING
ELEMENTARY PARTICLES
MODERN PHISICS
CONTEMPORARY PHYSICS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFABC
topic ENSINO DE FÍSICA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PARTÍCULAS ELEMENTARES
RAIOS CÓSMICOS
FÍSICA MODERNA
FÍSICA CONTEMPORÂNEA
PHYSICS TEACHING
MEANINGFUL LEARNING
ELEMENTARY PARTICLES
MODERN PHISICS
CONTEMPORARY PHYSICS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Célio Adrega de Moura Junior
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880&midiaext=78714
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121880&midiaext=78715
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121880
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
159 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502105965428736