Plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo: da rede de mobilidade ao projeto-instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, Marlon Rúbio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-21052024-154927/
Resumo: A pesquisa investiga a articulação entre plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo, considerando a influência da rede de mobilidade. A hipótese é que no percurso do planejamento urbano em São Paulo, as questões de mobilidade foram o principal elemento dessa articulação, ao fundamentar e conduzir cenários de reestruturação propostos para a metrópole. Argumenta-se que essa articulação sofreu transformações no decorrer do tempo, com a substituição do papel decisivo desempenhado pela rede no âmbito do plano, pela gestão de instrumentos urbanísticos. Em termos metodológicos, foram analisados planos e projetos urbanos elaborados para a metrópole e para o município de São Paulo, desde as experiências e estudos pioneiros da Emurb e da Emplasa nos anos 70, até a proposição do Plano Diretor Estratégico em 2014 e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado em 2018. Em função dessas leituras, foram identificados quatro processos, momentos-chave nos quais as relações entre o plano, o projeto e a rede sofreram importantes inflexões: a formulação de instrumentos urbanísticos (1973-1976); a transição entre o protagonismo da rede e a operação do que foi denominado projeto-instrumento (1983-1991); a rearticulação entre a rede e o projeto urbano (2001-2012); e a integração do projeto-instrumento no plano (2014-2018). Concluiu-se que a conformação do projeto-instrumento e sua integração ao plano impôs ao urbanismo a difícil tarefa de elaborar propostas de reestruturação urbana por meio de uma sintaxe que dialoga com as vantagens locacionais da rede, mas não interfere em seu planejamento, ainda que o arranjo espacial da rede de mobilidade continue a ser decisivo para a transformação e a qualificação do território.
id USP_95c5c7c1a5ceb174ad735eb162f908d6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21052024-154927
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo: da rede de mobilidade ao projeto-instrumentoUrban plan and project in the São Paulo metropolis: from de mobility network to the project-instrumentÁreas metropolitanas - São Paulo (SP)Master plansMetropolitan areas - São Paulo (SP)Operações urbanasPlanejamento territorial urbanoPlanos diretoresRedes urbanasTerritorial urban planningUrban networksUrban operationsUrbanismUrbanismoA pesquisa investiga a articulação entre plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo, considerando a influência da rede de mobilidade. A hipótese é que no percurso do planejamento urbano em São Paulo, as questões de mobilidade foram o principal elemento dessa articulação, ao fundamentar e conduzir cenários de reestruturação propostos para a metrópole. Argumenta-se que essa articulação sofreu transformações no decorrer do tempo, com a substituição do papel decisivo desempenhado pela rede no âmbito do plano, pela gestão de instrumentos urbanísticos. Em termos metodológicos, foram analisados planos e projetos urbanos elaborados para a metrópole e para o município de São Paulo, desde as experiências e estudos pioneiros da Emurb e da Emplasa nos anos 70, até a proposição do Plano Diretor Estratégico em 2014 e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado em 2018. Em função dessas leituras, foram identificados quatro processos, momentos-chave nos quais as relações entre o plano, o projeto e a rede sofreram importantes inflexões: a formulação de instrumentos urbanísticos (1973-1976); a transição entre o protagonismo da rede e a operação do que foi denominado projeto-instrumento (1983-1991); a rearticulação entre a rede e o projeto urbano (2001-2012); e a integração do projeto-instrumento no plano (2014-2018). Concluiu-se que a conformação do projeto-instrumento e sua integração ao plano impôs ao urbanismo a difícil tarefa de elaborar propostas de reestruturação urbana por meio de uma sintaxe que dialoga com as vantagens locacionais da rede, mas não interfere em seu planejamento, ainda que o arranjo espacial da rede de mobilidade continue a ser decisivo para a transformação e a qualificação do território.This research discusses the connection between urban plan and project in the metropolis of São Paulo and the correlation with the mobility network. The hypothesis is that mobility issues were the main contributor to this connection, by providing the foundation and driving restructuring scenarios for the metropolis. It is argued that this connection has been transformed over time, with the replacement of the crucial role played by the mobility network, by the management of urban instruments. In terms of methodology, urban plans and projects for the metropolis and the municipality of São Paulo were analyzed, from the pioneering experience of Emurb and Emplasa in the 70s to the 2014 Strategic Master Plan and the 2018 Integrated Urban Development Plan. Giving this readings, four processes were identified, key moments in which the relation among urban plan, project and mobility network has changed: the elaboration of planning instruments (1973-1976); the transition from the mobility network leading role to what we have defined as project-instrument (1983-1991); the rearticulation between the mobility network and urban project (2001-2012); and the project-instrument integration to the plan (2014-2018). As a result, the study demonstrates that the project-instrument and its integration to the plan impose to urbanism the challenge of elaborating urban restructuring proposals through a syntax that dialogues with the mobility network locational advantages without interfering in its planning, despite the relevance of the mobility spatial arrangement to the territorial development.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMeyer, Regina Maria ProsperiLongo, Marlon Rúbio2024-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-21052024-154927/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-29T21:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-21052024-154927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-29T21:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo: da rede de mobilidade ao projeto-instrumento
Urban plan and project in the São Paulo metropolis: from de mobility network to the project-instrument
title Plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo: da rede de mobilidade ao projeto-instrumento
spellingShingle Plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo: da rede de mobilidade ao projeto-instrumento
Longo, Marlon Rúbio
Áreas metropolitanas - São Paulo (SP)
Master plans
Metropolitan areas - São Paulo (SP)
Operações urbanas
Planejamento territorial urbano
Planos diretores
Redes urbanas
Territorial urban planning
Urban networks
Urban operations
Urbanism
Urbanismo
title_short Plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo: da rede de mobilidade ao projeto-instrumento
title_full Plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo: da rede de mobilidade ao projeto-instrumento
title_fullStr Plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo: da rede de mobilidade ao projeto-instrumento
title_full_unstemmed Plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo: da rede de mobilidade ao projeto-instrumento
title_sort Plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo: da rede de mobilidade ao projeto-instrumento
author Longo, Marlon Rúbio
author_facet Longo, Marlon Rúbio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meyer, Regina Maria Prosperi
dc.contributor.author.fl_str_mv Longo, Marlon Rúbio
dc.subject.por.fl_str_mv Áreas metropolitanas - São Paulo (SP)
Master plans
Metropolitan areas - São Paulo (SP)
Operações urbanas
Planejamento territorial urbano
Planos diretores
Redes urbanas
Territorial urban planning
Urban networks
Urban operations
Urbanism
Urbanismo
topic Áreas metropolitanas - São Paulo (SP)
Master plans
Metropolitan areas - São Paulo (SP)
Operações urbanas
Planejamento territorial urbano
Planos diretores
Redes urbanas
Territorial urban planning
Urban networks
Urban operations
Urbanism
Urbanismo
description A pesquisa investiga a articulação entre plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo, considerando a influência da rede de mobilidade. A hipótese é que no percurso do planejamento urbano em São Paulo, as questões de mobilidade foram o principal elemento dessa articulação, ao fundamentar e conduzir cenários de reestruturação propostos para a metrópole. Argumenta-se que essa articulação sofreu transformações no decorrer do tempo, com a substituição do papel decisivo desempenhado pela rede no âmbito do plano, pela gestão de instrumentos urbanísticos. Em termos metodológicos, foram analisados planos e projetos urbanos elaborados para a metrópole e para o município de São Paulo, desde as experiências e estudos pioneiros da Emurb e da Emplasa nos anos 70, até a proposição do Plano Diretor Estratégico em 2014 e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado em 2018. Em função dessas leituras, foram identificados quatro processos, momentos-chave nos quais as relações entre o plano, o projeto e a rede sofreram importantes inflexões: a formulação de instrumentos urbanísticos (1973-1976); a transição entre o protagonismo da rede e a operação do que foi denominado projeto-instrumento (1983-1991); a rearticulação entre a rede e o projeto urbano (2001-2012); e a integração do projeto-instrumento no plano (2014-2018). Concluiu-se que a conformação do projeto-instrumento e sua integração ao plano impôs ao urbanismo a difícil tarefa de elaborar propostas de reestruturação urbana por meio de uma sintaxe que dialoga com as vantagens locacionais da rede, mas não interfere em seu planejamento, ainda que o arranjo espacial da rede de mobilidade continue a ser decisivo para a transformação e a qualificação do território.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-21052024-154927/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-21052024-154927/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090957871677440