Urbanismo e mobilidade urbana em São Paulo: (des)articulações entre planejamento, projeto e transportes (1968-2016).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-18032021-090558/ |
Resumo: | O Plano Diretor do Município de São Paulo, de 2014, institucionalizou uma relevante mudança no planejamento do uso e ocupação do solo da capital paulista ao criar os Eixos de Estruturação da Transformação Urbana - perímetros junto aos corredores de ônibus, estações de metrô e trem nos quais é permitido e incentivado o adensamento de atividades urbanas. Tal articulação representou uma aproximação relevante da concepção da política de desenvolvimento urbano da capital a uma política de mobilidade urbana que prioriza os transportes coletivos e ativos. Entretanto, o avanço representado pela adoção dessa abordagem de adensamento seletivo vinculado à acessibilidade por transporte público não se configura como ruptura, mas como desdobramento de variados conceitos e métodos de abordagem formulados e revisados historicamente no percurso do planejamento urbano em São Paulo desde os anos 1960. Assim, a pesquisa analisa como evoluíram, histórica e conceitualmente em São Paulo, as ideias e práticas de articulação e desarticulação entre o planejamento urbano e o planejamento de transportes coletivos presentes nos planos urbanos elaborados para a Metrópole de São Paulo desde 1968, que levaram à aproximação dos mesmos verificada no Plano Diretor de 2014. A hipótese apresentada é que a criação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana pelo Plano Diretor de 2014 é tributária de uma série de articulações e desarticulações das práticas históricas de planejamento urbano e de transportes coletivos em São Paulo, concebida com o objetivo de configurar uma medida de gestão da demanda por transporte. |
id |
USP_5efdd50de31f894cff47c7560ab86298 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18032021-090558 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Urbanismo e mobilidade urbana em São Paulo: (des)articulações entre planejamento, projeto e transportes (1968-2016).Urbanism and urban mobility in São Paulo: (dis)arrangements among planning, urban projects and transportation (1968- 2016).Master plansMobilidade urbanaPlanejamento territorial urbanoPlanos diretoresSão Paulo (Brazil)São Paulo (SP)Urban mobilityUrban planningO Plano Diretor do Município de São Paulo, de 2014, institucionalizou uma relevante mudança no planejamento do uso e ocupação do solo da capital paulista ao criar os Eixos de Estruturação da Transformação Urbana - perímetros junto aos corredores de ônibus, estações de metrô e trem nos quais é permitido e incentivado o adensamento de atividades urbanas. Tal articulação representou uma aproximação relevante da concepção da política de desenvolvimento urbano da capital a uma política de mobilidade urbana que prioriza os transportes coletivos e ativos. Entretanto, o avanço representado pela adoção dessa abordagem de adensamento seletivo vinculado à acessibilidade por transporte público não se configura como ruptura, mas como desdobramento de variados conceitos e métodos de abordagem formulados e revisados historicamente no percurso do planejamento urbano em São Paulo desde os anos 1960. Assim, a pesquisa analisa como evoluíram, histórica e conceitualmente em São Paulo, as ideias e práticas de articulação e desarticulação entre o planejamento urbano e o planejamento de transportes coletivos presentes nos planos urbanos elaborados para a Metrópole de São Paulo desde 1968, que levaram à aproximação dos mesmos verificada no Plano Diretor de 2014. A hipótese apresentada é que a criação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana pelo Plano Diretor de 2014 é tributária de uma série de articulações e desarticulações das práticas históricas de planejamento urbano e de transportes coletivos em São Paulo, concebida com o objetivo de configurar uma medida de gestão da demanda por transporte.The 2014 São Paulo Master Plan institutionalized a significant change in land use planning in the city by creating the Urban Transformation Structuring Axes - perimeters next to bus corridors, subway and train stations on which the densification of urban activities is allowed and encouraged. Such articulation represented a relevant association between urban development and urban mobility policies, prioritizing mass transit and active transportation. However, the progress represented by the adoption of this approach of selective density linked to accessibility by public transport is not a rupture, but an unfolding of various concepts and methods of approach historically formulated and revised in the course of urban planning in São Paulo since the 1960s. Thus, the research analyzes how the ideas and practices of articulation and disarticulation between urban planning and mass transit planning, present in the urban plans developed for the Metropolis of São Paulo, have evolved historically and conceptually since 1968, which led to their approximation verified in the 2014 Master Plan. The hypothesis presented is that the creation of the Urban Transformation Structuring Axes by the 2014 Master Plan is due to a series of articulations and disarticulations of historical practices of urban and mass transit planning in São Paulo, formulated with the objective of configuring a transportation demand management strategy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMeyer, Regina Maria ProsperiCruz, Maurício Feijó2020-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-18032021-090558/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-05T21:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-18032021-090558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-05T21:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Urbanismo e mobilidade urbana em São Paulo: (des)articulações entre planejamento, projeto e transportes (1968-2016). Urbanism and urban mobility in São Paulo: (dis)arrangements among planning, urban projects and transportation (1968- 2016). |
title |
Urbanismo e mobilidade urbana em São Paulo: (des)articulações entre planejamento, projeto e transportes (1968-2016). |
spellingShingle |
Urbanismo e mobilidade urbana em São Paulo: (des)articulações entre planejamento, projeto e transportes (1968-2016). Cruz, Maurício Feijó Master plans Mobilidade urbana Planejamento territorial urbano Planos diretores São Paulo (Brazil) São Paulo (SP) Urban mobility Urban planning |
title_short |
Urbanismo e mobilidade urbana em São Paulo: (des)articulações entre planejamento, projeto e transportes (1968-2016). |
title_full |
Urbanismo e mobilidade urbana em São Paulo: (des)articulações entre planejamento, projeto e transportes (1968-2016). |
title_fullStr |
Urbanismo e mobilidade urbana em São Paulo: (des)articulações entre planejamento, projeto e transportes (1968-2016). |
title_full_unstemmed |
Urbanismo e mobilidade urbana em São Paulo: (des)articulações entre planejamento, projeto e transportes (1968-2016). |
title_sort |
Urbanismo e mobilidade urbana em São Paulo: (des)articulações entre planejamento, projeto e transportes (1968-2016). |
author |
Cruz, Maurício Feijó |
author_facet |
Cruz, Maurício Feijó |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meyer, Regina Maria Prosperi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Maurício Feijó |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Master plans Mobilidade urbana Planejamento territorial urbano Planos diretores São Paulo (Brazil) São Paulo (SP) Urban mobility Urban planning |
topic |
Master plans Mobilidade urbana Planejamento territorial urbano Planos diretores São Paulo (Brazil) São Paulo (SP) Urban mobility Urban planning |
description |
O Plano Diretor do Município de São Paulo, de 2014, institucionalizou uma relevante mudança no planejamento do uso e ocupação do solo da capital paulista ao criar os Eixos de Estruturação da Transformação Urbana - perímetros junto aos corredores de ônibus, estações de metrô e trem nos quais é permitido e incentivado o adensamento de atividades urbanas. Tal articulação representou uma aproximação relevante da concepção da política de desenvolvimento urbano da capital a uma política de mobilidade urbana que prioriza os transportes coletivos e ativos. Entretanto, o avanço representado pela adoção dessa abordagem de adensamento seletivo vinculado à acessibilidade por transporte público não se configura como ruptura, mas como desdobramento de variados conceitos e métodos de abordagem formulados e revisados historicamente no percurso do planejamento urbano em São Paulo desde os anos 1960. Assim, a pesquisa analisa como evoluíram, histórica e conceitualmente em São Paulo, as ideias e práticas de articulação e desarticulação entre o planejamento urbano e o planejamento de transportes coletivos presentes nos planos urbanos elaborados para a Metrópole de São Paulo desde 1968, que levaram à aproximação dos mesmos verificada no Plano Diretor de 2014. A hipótese apresentada é que a criação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana pelo Plano Diretor de 2014 é tributária de uma série de articulações e desarticulações das práticas históricas de planejamento urbano e de transportes coletivos em São Paulo, concebida com o objetivo de configurar uma medida de gestão da demanda por transporte. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-18032021-090558/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-18032021-090558/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257063995998208 |