O design centrado no humano conectado e colaborativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-19092019-163604/ |
Resumo: | Atualmente o design busca acompanhar as mudanças que vem ocorrendo no mundo, especialmente as tecnológicas e de comunicação, considerando em sua prática e estudos fatores sócio culturais, psicológicos, emocionais e antropológicos. Ao analisar os recentes estudos e direcionamento adotados pelo design é possível observar uma convergência dos mesmos para aspectos relacionados aos indivíduos, sejam estes usuários ou pessoas que em algum grau estão envolvidas na relação usuário-objeto, denominados stakeholders. Dessa forma, cada vez mais o desenvolvimento de projetos aponta para a atenção aos aspectos humanos, sendo o Design Centrado no Humano (DCH) considerado nessa pesquisa como uma abordagem possível de auxiliar no atual cenário e complexidades. No âmbito da educação, em especial na graduação em Design, surge o questionamento se os discentes estão sendo instruídos e capacitados para projetar e pensar o design considerando os usuários e stakeholders de forma efetiva, alcançando problemas e oportunidades factíveis e relevantes de projetos. Além disso, se estão sendo preparados para definir estratégias para alcançar as informações necessárias, analisar e aplicar esse conteúdo, considerar os indivíduos no centro do processo e inserir a participação deles nas principais etapas do desenvolvimento. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver um Framework conceitual teórico para disseminar e auxiliar na prática da aprendizagem e ensino da abordagem do DCH com aspectos dos estudos do Conectivismo e da Construção Colaborativa do Conhecimento considerando a percepção dos discentes e aspectos apontados dos docentes em relação a esses conteúdos. A investigação foi predominantemente qualitativa, sob o paradigma do Interpretativismo, sendo um estudo fenomenológico com uma interseção junto ao estudo da teoria fundamentada. As técnicas de levantamento de dados incluíram observação participante, dois workshops distintos, questionário escrito e entrevista individual e foram realizadas adotando como parâmetros os conteúdos do DCH, do conectivismo e da construção colaborativa do conhecimento. Os participantes foram alunos de graduação em design brasileiros vinculados a diversas instituições de regiões distintas e estrangeiros da Brunel University em Londres, instituição na qual parte da pesquisa foi desenvolvida durante o doutorado sanduiche. E também docentes brasileiros e pertencentes a Brunel University. Com a sistematização das informações seguida da triangulação dos resultados obtidos, foi possível retroalimentar a proposta do framework e propor como possível solução de aplicação para o mesmo, a concepção de uma plataforma digital. Dentre as conclusões da investigação foi observado que quando presente os princípios e a prática do DCH potencializam os resultados dos projetos e endossam a retórica dos alunos, fato que foi percebido pelos discentes e docentes. No atual panorama investigado foi constatado que: ainda é necessário propagar a importância de considerar os indivíduos nos projetos de design; que existem várias lacunas a serem aprimoradas no processo antes, durante e pós a interação; que a aprendizagem colaborativa vêm ocorrendo de forma incipiente no ensino do Design e que o ambiente virtual, no qual o conectivismo ocorre, é bastante utilizado pelos discentes para algumas etapas de projeto, mas pode e deve ainda avançar em relação a outras possibilidades de compartilhamento, produção e disseminação de conteúdo. |
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O design centrado no humano conectado e colaborativoHuman centred design connected and collaborativeCollaborative knowledge constructionConectivismConectivísmoConstrução colaborativa do conhecimentoDesign centrado no humanoDesign educationDesign methodsDesign processDigital platformEducação em designHuman centred designMétodos de designPlataforma digitalProcessos de designAtualmente o design busca acompanhar as mudanças que vem ocorrendo no mundo, especialmente as tecnológicas e de comunicação, considerando em sua prática e estudos fatores sócio culturais, psicológicos, emocionais e antropológicos. Ao analisar os recentes estudos e direcionamento adotados pelo design é possível observar uma convergência dos mesmos para aspectos relacionados aos indivíduos, sejam estes usuários ou pessoas que em algum grau estão envolvidas na relação usuário-objeto, denominados stakeholders. Dessa forma, cada vez mais o desenvolvimento de projetos aponta para a atenção aos aspectos humanos, sendo o Design Centrado no Humano (DCH) considerado nessa pesquisa como uma abordagem possível de auxiliar no atual cenário e complexidades. No âmbito da educação, em especial na graduação em Design, surge o questionamento se os discentes estão sendo instruídos e capacitados para projetar e pensar o design considerando os usuários e stakeholders de forma efetiva, alcançando problemas e oportunidades factíveis e relevantes de projetos. Além disso, se estão sendo preparados para definir estratégias para alcançar as informações necessárias, analisar e aplicar esse conteúdo, considerar os indivíduos no centro do processo e inserir a participação deles nas principais etapas do desenvolvimento. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver um Framework conceitual teórico para disseminar e auxiliar na prática da aprendizagem e ensino da abordagem do DCH com aspectos dos estudos do Conectivismo e da Construção Colaborativa do Conhecimento considerando a percepção dos discentes e aspectos apontados dos docentes em relação a esses conteúdos. A investigação foi predominantemente qualitativa, sob o paradigma do Interpretativismo, sendo um estudo fenomenológico com uma interseção junto ao estudo da teoria fundamentada. As técnicas de levantamento de dados incluíram observação participante, dois workshops distintos, questionário escrito e entrevista individual e foram realizadas adotando como parâmetros os conteúdos do DCH, do conectivismo e da construção colaborativa do conhecimento. Os participantes foram alunos de graduação em design brasileiros vinculados a diversas instituições de regiões distintas e estrangeiros da Brunel University em Londres, instituição na qual parte da pesquisa foi desenvolvida durante o doutorado sanduiche. E também docentes brasileiros e pertencentes a Brunel University. Com a sistematização das informações seguida da triangulação dos resultados obtidos, foi possível retroalimentar a proposta do framework e propor como possível solução de aplicação para o mesmo, a concepção de uma plataforma digital. Dentre as conclusões da investigação foi observado que quando presente os princípios e a prática do DCH potencializam os resultados dos projetos e endossam a retórica dos alunos, fato que foi percebido pelos discentes e docentes. No atual panorama investigado foi constatado que: ainda é necessário propagar a importância de considerar os indivíduos nos projetos de design; que existem várias lacunas a serem aprimoradas no processo antes, durante e pós a interação; que a aprendizagem colaborativa vêm ocorrendo de forma incipiente no ensino do Design e que o ambiente virtual, no qual o conectivismo ocorre, é bastante utilizado pelos discentes para algumas etapas de projeto, mas pode e deve ainda avançar em relação a outras possibilidades de compartilhamento, produção e disseminação de conteúdo.Currently the design seeks to follow the changes that are occurring in the world, especially the technological and communication, considering in its practice and study some factors as socio-cultural, psychological, emotional and anthropological. Analysing the recent studies and leading adopted by the design, it is possible to observe that those converge to aspects related to individuals, whether these users or people involved in the user-object relationship. In this way, with the projects development is increasingly focused on human aspects, the Human Centered Design (HCD) is considered in this research as a possible approach to assist in the current scenario and complexities. In the field of education, especially in the undergraduate in Design, the question arises whether students are being instructed and qualified to design and think considering users and stakeholders effectively, achieving feasible and relevant project problems and opportunities. In addition, if they are being prepared to define strategies for reaching the information they need, analyzing and applying this content, considering individuals in the center of the process, and including their participation in main design stages. The main aim of the research was to develop a theoretical framework to disseminate and assist in the teaching and learning of the DCH with aspects of the Connectivism and Collaborative Construction of Knowledge studies considering the students\' perception and presenting aspects of those contents by the professors. The research was predominantly qualitative, under the Interpretative paradigm, being a phenomenological study with an intersection with the grounded theory. The data collection techniques included participant observation, two workshops, questionnaire and individual interview and were carried out adopting as parameters the contents of HCD, connectivism and the collaborative construction of knowledge. The participants were undergraduate design students from Brazil belonging to several regions and different institutions and foreign students from Brunel University in London, institution in which part of the research was developed. And also, several professors from Brazil and Brunel University. With the information systematization, followed by the triangulation of the results obtained, it was possible to feed back the framework and propose as a possible solution, the concept of a digital platform. Among the research conclusions, it was observed that when the principles and practice of the HCD are present, they potentiate the results of the projects and endorse the rhetoric of the students, a fact that was perceived by the students and professors. In the current outlook investigated was verified that: it is still necessary to propagate the importance of considering the humans in the projects; that there are several gaps to be improved in the process before, during and after the interaction; that Collaborative Learning has been occurring in Design teaching in an incipient way and that the virtual environment, in which Connectivism occurs, is widely used by students in some design stages, but can and should still advance in relation to other possibilities of sharing, creation and dissemination of content.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTaralli, Cibele HaddadChaves, Iana Garófalo2019-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-19092019-163604/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T22:17:22Zoai:teses.usp.br:tde-19092019-163604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T22:17:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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