Educação e democracia: uma análise das afinidades entre Paulo Freire, as ideias da Escola Nova e do Nacional Popular (1957-1963)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Taís
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-31072015-111718/
Resumo: Nesta dissertação, analiso textos de Paulo Freire escritos no período entre 1957/1963, relativos à sua passagem por instituições como o Serviço Social da Indústria (SESI), o Centro Regional de Estudos Pedagógicos do Recife (CRR), a Ação Católica (AC), o Movimento de Cultura Popular (MCP) e o Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife (SEC). Optei por dividir os textos em três momentos da sua trajetória. No primeiro momento, Freire afirma suas ideias de educação vinculadas ao movimento da Escola Nova no Brasil; num segundo, está em foco sua filiação ao nacional popular propagado pelo Instituto de Estudos Brasileiros (ISEB); e no terceiro, a linguagem do existencialismo humanista cristão aparece com mais ênfase. O fio condutor dos textos, no período, é a vinculação entre educação e finalidades sociais. Nesses textos, sobressai a preocupação de Freire com a formação de personalidades democráticas, num país em processo de industrialização. Nesse contexto, as ideias da Escola Nova e do nacional popular encontram-se na sua concepção de educação vinculada com a formação da democracia no Brasil.
id USP_967d92a428cf2a8c0b91df111976e8c0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31072015-111718
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação e democracia: uma análise das afinidades entre Paulo Freire, as ideias da Escola Nova e do Nacional Popular (1957-1963)Education and democracy: an analysis of the affinities between Paulo Freire, the ideas of Escola Nova and Nacional Popular (1957/1963)DemocraciaDemocracyEscola NovaNacional PopularNational PopularNew SchoolPaulo FreirePaulo FreireNesta dissertação, analiso textos de Paulo Freire escritos no período entre 1957/1963, relativos à sua passagem por instituições como o Serviço Social da Indústria (SESI), o Centro Regional de Estudos Pedagógicos do Recife (CRR), a Ação Católica (AC), o Movimento de Cultura Popular (MCP) e o Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife (SEC). Optei por dividir os textos em três momentos da sua trajetória. No primeiro momento, Freire afirma suas ideias de educação vinculadas ao movimento da Escola Nova no Brasil; num segundo, está em foco sua filiação ao nacional popular propagado pelo Instituto de Estudos Brasileiros (ISEB); e no terceiro, a linguagem do existencialismo humanista cristão aparece com mais ênfase. O fio condutor dos textos, no período, é a vinculação entre educação e finalidades sociais. Nesses textos, sobressai a preocupação de Freire com a formação de personalidades democráticas, num país em processo de industrialização. Nesse contexto, as ideias da Escola Nova e do nacional popular encontram-se na sua concepção de educação vinculada com a formação da democracia no Brasil.This work aims at analyzing texts written by Paulo Freire within 1957/1963, covering his performance at institutions such as the Industry Social Service, Recife\'s Regional Center for Pedagogical Studies, the Catholic Action, the Popular Culture Movement, and the Cultural Extension Service of the University of Recife. These texts were divided into three moments related to his career. In the first moment, Freire affirms his view of education linked to the New School movement in Brazil; in the second, the focus is on his affiliation to the National Popular movement spread by the Brazilian Studies Institute; and in the third moment the Christian Humanist Existentialism language appears more clearly. The main theme underlying these texts is the association between education and social purposes. What stands out is Freire\'s concern on the formation of democratic individuals within a country undergoing an industrialization process. In this context, ideas from New School and national popular movements may be found in his perspective of education, which is associated to formation of democracy in Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCardoso, MauricioAraujo, Taís2015-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-31072015-111718/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-31072015-111718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e democracia: uma análise das afinidades entre Paulo Freire, as ideias da Escola Nova e do Nacional Popular (1957-1963)
Education and democracy: an analysis of the affinities between Paulo Freire, the ideas of Escola Nova and Nacional Popular (1957/1963)
title Educação e democracia: uma análise das afinidades entre Paulo Freire, as ideias da Escola Nova e do Nacional Popular (1957-1963)
spellingShingle Educação e democracia: uma análise das afinidades entre Paulo Freire, as ideias da Escola Nova e do Nacional Popular (1957-1963)
Araujo, Taís
Democracia
Democracy
Escola Nova
Nacional Popular
National Popular
New School
Paulo Freire
Paulo Freire
title_short Educação e democracia: uma análise das afinidades entre Paulo Freire, as ideias da Escola Nova e do Nacional Popular (1957-1963)
title_full Educação e democracia: uma análise das afinidades entre Paulo Freire, as ideias da Escola Nova e do Nacional Popular (1957-1963)
title_fullStr Educação e democracia: uma análise das afinidades entre Paulo Freire, as ideias da Escola Nova e do Nacional Popular (1957-1963)
title_full_unstemmed Educação e democracia: uma análise das afinidades entre Paulo Freire, as ideias da Escola Nova e do Nacional Popular (1957-1963)
title_sort Educação e democracia: uma análise das afinidades entre Paulo Freire, as ideias da Escola Nova e do Nacional Popular (1957-1963)
author Araujo, Taís
author_facet Araujo, Taís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Mauricio
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Taís
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Democracy
Escola Nova
Nacional Popular
National Popular
New School
Paulo Freire
Paulo Freire
topic Democracia
Democracy
Escola Nova
Nacional Popular
National Popular
New School
Paulo Freire
Paulo Freire
description Nesta dissertação, analiso textos de Paulo Freire escritos no período entre 1957/1963, relativos à sua passagem por instituições como o Serviço Social da Indústria (SESI), o Centro Regional de Estudos Pedagógicos do Recife (CRR), a Ação Católica (AC), o Movimento de Cultura Popular (MCP) e o Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife (SEC). Optei por dividir os textos em três momentos da sua trajetória. No primeiro momento, Freire afirma suas ideias de educação vinculadas ao movimento da Escola Nova no Brasil; num segundo, está em foco sua filiação ao nacional popular propagado pelo Instituto de Estudos Brasileiros (ISEB); e no terceiro, a linguagem do existencialismo humanista cristão aparece com mais ênfase. O fio condutor dos textos, no período, é a vinculação entre educação e finalidades sociais. Nesses textos, sobressai a preocupação de Freire com a formação de personalidades democráticas, num país em processo de industrialização. Nesse contexto, as ideias da Escola Nova e do nacional popular encontram-se na sua concepção de educação vinculada com a formação da democracia no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-31072015-111718/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-31072015-111718/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091221484732416