Em busca do consenso: Milton Nascimento e a perda dos laços comunitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-21122017-135848/ |
Resumo: | Este estudo se propõe a analisar o LongPlay (LP) que consolidou o músico e compositor Milton Nascimento como sucesso tanto de crítica quanto de público: o álbum Minas (EMI-Odeon, 1975). Por razões estruturais, essencialmente musicais e poéticas, o LP Minas é inseparável do próximo disco na carreira do artista, o LP Geraes (EMI-Odeon, 1976). Juntos, eles formam um curioso \"álbum- duplo\", cuja estrutura fundamental - como é demonstrada ao longo da pesquisa - consiste em uma tentativa de união entre estruturas estético-sociais de matrizes diversas, em geral, opostas. Uma vez explicitada a lógica ou o princípio estético que organiza esse conjunto de canções, ou seja, a busca pelo consenso, investiga-se o material histórico condensado nos fonogramas. De acordo com a narrativa que se estabelece no transcorrer das faixas, chega-se à constatação de que um possível significado para a obra é a defesa de uma \"modernidade não tão moderna\". Por apresentarem diversas referências, por vezes explícitas, à história nacional, conclui-se que esse período em questão corresponde ao início do processo de industrialização brasileiro. |
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Em busca do consenso: Milton Nascimento e a perda dos laços comunitáriosSeeking consensus: Milton Nascimento and the loss of community tiesAnálise musicalArt criticBrazilian popular songCapitalismCapitalismoCrítica de arteIndustrialização - BrasilIndustrialization - BrazilMilton NascimentoMilton NascimentoMúsica popular brasileiraMusical analysisEste estudo se propõe a analisar o LongPlay (LP) que consolidou o músico e compositor Milton Nascimento como sucesso tanto de crítica quanto de público: o álbum Minas (EMI-Odeon, 1975). Por razões estruturais, essencialmente musicais e poéticas, o LP Minas é inseparável do próximo disco na carreira do artista, o LP Geraes (EMI-Odeon, 1976). Juntos, eles formam um curioso \"álbum- duplo\", cuja estrutura fundamental - como é demonstrada ao longo da pesquisa - consiste em uma tentativa de união entre estruturas estético-sociais de matrizes diversas, em geral, opostas. Uma vez explicitada a lógica ou o princípio estético que organiza esse conjunto de canções, ou seja, a busca pelo consenso, investiga-se o material histórico condensado nos fonogramas. De acordo com a narrativa que se estabelece no transcorrer das faixas, chega-se à constatação de que um possível significado para a obra é a defesa de uma \"modernidade não tão moderna\". Por apresentarem diversas referências, por vezes explícitas, à história nacional, conclui-se que esse período em questão corresponde ao início do processo de industrialização brasileiro.This study aims to analyze the LongPlay (LP) that consolidated the musician and composer Milton Nascimento as a successfull artist, both of critical and sales: the album Minas (EMI-Odeon, 1975). For structural reasons, essentially musical and poetic, the LP Minas is inseparable of his next album, the LP Geraes (EMI-Odeon, 1976). Together they compose a curious case of a \"double-album,\" whose fundamental structure - as demonstrated throughout this research - is an attempt to put together social and aesthetic structures of different sources. Once the logic or the aesthetic principle, that organizes this set of songs is settled, in other words, the seek for consensus, then, the historical material condensed in the phonograms is investigated. According to the narrative that is established in the course of the tracks, it is verified that a possible meaning for this work of art is the defense of a \"not so modern modernity\". By presenting several references, sometimes explicit, to national history, it is concluded that the mentioned period corresponds to the beginning of the process of Brazilian industrialization.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira Junior, Walter Garcia daGueraldo, Vinícius José Fecchio2017-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-21122017-135848/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-21122017-135848Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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