Fadiga de amplitude variável como parâmetro de projeto para eixos traseiros automotivos: uma análise do efeito das sobrecargas e da filtragem matemática na predição de vida em fadiga.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Clayton Mamedes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-03072007-181251/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a comparação dos resultados de ensaios de durabilidade em um suporte do eixo traseiro de um veículo leve de passeio, submetido a dois tipos distintos de testes: durabilidade em rodagem real e em simuladores de estradas. Após o término dos ensaios, o componente apresentou resultados diferentes: as trincas podem ser observadas na peça submetida à rodagem real, e os danos não ocorrem no eixo que foi testado em simulador. As discrepâncias citadas podem estar ligadas a possíveis erros, ocorridos durante a transferência dos dados pertinentes ao teste real para o simulador.
id USP_96ea24f8a6231de73e1e3eedc2874924
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03072007-181251
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Fadiga de amplitude variável como parâmetro de projeto para eixos traseiros automotivos: uma análise do efeito das sobrecargas e da filtragem matemática na predição de vida em fadiga.Variable amplitude fatigue as design parameter of automotive rear axles: an analysis of the effect of the overloads and filtering upon fatigue life prediction.Amplitude variávelFadigaFatigueRainflowRainflowVariable amplitudeEste trabalho tem como objetivo a comparação dos resultados de ensaios de durabilidade em um suporte do eixo traseiro de um veículo leve de passeio, submetido a dois tipos distintos de testes: durabilidade em rodagem real e em simuladores de estradas. Após o término dos ensaios, o componente apresentou resultados diferentes: as trincas podem ser observadas na peça submetida à rodagem real, e os danos não ocorrem no eixo que foi testado em simulador. As discrepâncias citadas podem estar ligadas a possíveis erros, ocorridos durante a transferência dos dados pertinentes ao teste real para o simulador.The aim of this research is comparing results from durability tests performed at a rear axle bracket of a small passenger car. The part was tested using two different kinds of tests: real (proving ground) durability and simulated (road simulator) durability. After that, the part showed different final results: several cracks can be observed at the part that was tested at the proving ground and no real damage was inflicted at the part that was test at the road simulator. These differences can be related to transferability problems that occurred during data analysis and transfer from real test to a simulated one.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchon, Cláudio GeraldoAngelo, Clayton Mamedes2007-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-03072007-181251/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-03072007-181251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fadiga de amplitude variável como parâmetro de projeto para eixos traseiros automotivos: uma análise do efeito das sobrecargas e da filtragem matemática na predição de vida em fadiga.
Variable amplitude fatigue as design parameter of automotive rear axles: an analysis of the effect of the overloads and filtering upon fatigue life prediction.
title Fadiga de amplitude variável como parâmetro de projeto para eixos traseiros automotivos: uma análise do efeito das sobrecargas e da filtragem matemática na predição de vida em fadiga.
spellingShingle Fadiga de amplitude variável como parâmetro de projeto para eixos traseiros automotivos: uma análise do efeito das sobrecargas e da filtragem matemática na predição de vida em fadiga.
Angelo, Clayton Mamedes
Amplitude variável
Fadiga
Fatigue
Rainflow
Rainflow
Variable amplitude
title_short Fadiga de amplitude variável como parâmetro de projeto para eixos traseiros automotivos: uma análise do efeito das sobrecargas e da filtragem matemática na predição de vida em fadiga.
title_full Fadiga de amplitude variável como parâmetro de projeto para eixos traseiros automotivos: uma análise do efeito das sobrecargas e da filtragem matemática na predição de vida em fadiga.
title_fullStr Fadiga de amplitude variável como parâmetro de projeto para eixos traseiros automotivos: uma análise do efeito das sobrecargas e da filtragem matemática na predição de vida em fadiga.
title_full_unstemmed Fadiga de amplitude variável como parâmetro de projeto para eixos traseiros automotivos: uma análise do efeito das sobrecargas e da filtragem matemática na predição de vida em fadiga.
title_sort Fadiga de amplitude variável como parâmetro de projeto para eixos traseiros automotivos: uma análise do efeito das sobrecargas e da filtragem matemática na predição de vida em fadiga.
author Angelo, Clayton Mamedes
author_facet Angelo, Clayton Mamedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schon, Cláudio Geraldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo, Clayton Mamedes
dc.subject.por.fl_str_mv Amplitude variável
Fadiga
Fatigue
Rainflow
Rainflow
Variable amplitude
topic Amplitude variável
Fadiga
Fatigue
Rainflow
Rainflow
Variable amplitude
description Este trabalho tem como objetivo a comparação dos resultados de ensaios de durabilidade em um suporte do eixo traseiro de um veículo leve de passeio, submetido a dois tipos distintos de testes: durabilidade em rodagem real e em simuladores de estradas. Após o término dos ensaios, o componente apresentou resultados diferentes: as trincas podem ser observadas na peça submetida à rodagem real, e os danos não ocorrem no eixo que foi testado em simulador. As discrepâncias citadas podem estar ligadas a possíveis erros, ocorridos durante a transferência dos dados pertinentes ao teste real para o simulador.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-03072007-181251/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-03072007-181251/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090339531653120