Mapas para o turismo e a interatividade: proposta teórica e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiori, Sérgio Ricardo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03042008-143859/
Resumo: Os mapas inserem-se no dia-a-dia das pessoas de forma cada vez mais presente. A mídia - telejornais, revistas, anúncios de propaganda imobiliária, internet, jornais, mapas artísticos e de propaganda, etc. - ao utilizá-los como um meio de comunicação, na maioria das vezes, ignora algumas regras básicas na relação produtor e público usuário. No bojo desses materiais cartográficos, encontram-se os mapas turísticos, que usualmente são confeccionados por artistas e ilustradores e não por geógrafos ou cartógrafos. Esta pesquisa, fundamentada essencialmente na cartografia temática, propõe aprofundar e estreitar a metodologia iniciada e experimentada no mestrado, que abordou o uso das representações pictóricas e da visão oblíqua em mapas direcionados a turistas e leigos em cartografia. Tal recurso gráfico possibilita um menor nível de abstração da representação gráfica, trazendo comprovadamente uma maior facilidade de leitura da informação cartográfica. Além disso, é visualmente mais atrativa, por evocar conotações visuais, afetivas e emotivas. Ainda utilizando a pictografia e os símbolos de informação pública, é proposta uma legenda específica aos mapas turísticos, símbolos esses que são elaborados para que as pessoas os vejam e os interpretem/ compreendam sem nunca tê-los visto antes. Entretanto, é bom frisar que os símbolos e mapas convencionais também farão parte do produto cartográfico final, até porque, mesmo trabalhando potencialmente com mapas pictóricos para o setor do turismo, algumas informações são particularmente mais apropriadas e diretas se feitas por meio da convencionalidade. Soma-se a esta discussão, o desenvolvimento de mapas temáticos para o turismo em meio digital. Esses novos recursos técnicos possibilitam o desenvolvimento de mapas não-limitados a uma folha de papel, proporcionando representações interativas, animadas, sonorizadas, em diferentes idiomas, entre outras possibilidades. Nesse item, além da elaboração e uso do produto em si, há uma preocupação particular em encontrar relações entre o mapa, a mencionada interatividade e o usuário, nunca esquecendo que o material temático dirigido ao turismo deve não só se preocupar em fazer com que a informação seja adequadamente apreendida pela leitura como também se esmerar em ser atrativo, sedutor, a fim de estimular a curiosidade sobre a localidade representada.
id USP_974071bf3ade7ccde392c2afa84e62c6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03042008-143859
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Mapas para o turismo e a interatividade: proposta teórica e práticaMaps for tourism and interactivity: theoretical and practical proposalCartografiaCartographyConfecção de MapasElaboration of MapsInteractivityInteratividadePictografiaPictographyTourismTurismoOs mapas inserem-se no dia-a-dia das pessoas de forma cada vez mais presente. A mídia - telejornais, revistas, anúncios de propaganda imobiliária, internet, jornais, mapas artísticos e de propaganda, etc. - ao utilizá-los como um meio de comunicação, na maioria das vezes, ignora algumas regras básicas na relação produtor e público usuário. No bojo desses materiais cartográficos, encontram-se os mapas turísticos, que usualmente são confeccionados por artistas e ilustradores e não por geógrafos ou cartógrafos. Esta pesquisa, fundamentada essencialmente na cartografia temática, propõe aprofundar e estreitar a metodologia iniciada e experimentada no mestrado, que abordou o uso das representações pictóricas e da visão oblíqua em mapas direcionados a turistas e leigos em cartografia. Tal recurso gráfico possibilita um menor nível de abstração da representação gráfica, trazendo comprovadamente uma maior facilidade de leitura da informação cartográfica. Além disso, é visualmente mais atrativa, por evocar conotações visuais, afetivas e emotivas. Ainda utilizando a pictografia e os símbolos de informação pública, é proposta uma legenda específica aos mapas turísticos, símbolos esses que são elaborados para que as pessoas os vejam e os interpretem/ compreendam sem nunca tê-los visto antes. Entretanto, é bom frisar que os símbolos e mapas convencionais também farão parte do produto cartográfico final, até porque, mesmo trabalhando potencialmente com mapas pictóricos para o setor do turismo, algumas informações são particularmente mais apropriadas e diretas se feitas por meio da convencionalidade. Soma-se a esta discussão, o desenvolvimento de mapas temáticos para o turismo em meio digital. Esses novos recursos técnicos possibilitam o desenvolvimento de mapas não-limitados a uma folha de papel, proporcionando representações interativas, animadas, sonorizadas, em diferentes idiomas, entre outras possibilidades. Nesse item, além da elaboração e uso do produto em si, há uma preocupação particular em encontrar relações entre o mapa, a mencionada interatividade e o usuário, nunca esquecendo que o material temático dirigido ao turismo deve não só se preocupar em fazer com que a informação seja adequadamente apreendida pela leitura como também se esmerar em ser atrativo, sedutor, a fim de estimular a curiosidade sobre a localidade representada.The maps are going into people\'s day-to-day on an increasingly basis. The media (telenews, magazines, real estate advertisements, the Internet, newspapers, artistic and advertising maps, etc.), when using them as a communication means, most of times pays no attention to some basic rules in the user-producer relation. In the heart of these cartographic materials are the tourist maps usually elaborated by artists and illustrators, instead of geographers and/or cartographers. Therefore, this research based essentially on the thematic cartography, aims at going deeper and narrower into the methodology initiated and experienced in the master degree, which dealt with the use of pictoric representations and the oblique vision in maps oriented specifically to tourists and laymen in cartography. The reason is that such graphics resources allow a lower level of abstraction of the graphics representation, bringing unmistakably a higher simplicity to the cartographic reading. Besides, it is visually more attractive as it evokes visual, affective and emotive connotations. In addition, a specific subtitle is suggested to the tourist maps by making use of the pictography and symbols of public information. Such symbols are elaborated in order for people to see them, interpret them and understand them without have never seem them before. However, it\'s important to emphasize that the conventional symbols and maps will also be part of the final cartographic product, because even working potentially with pictoric maps to the tourism sector, some information is especially more adequate and obvious trough the conventionality. The development of thematic tourism maps for use in the digital media is also added to this study. These new technical resources allow the development of maps which are not limited to a sheet of paper, providing interactive, animated, sonorized representations, in different languages, among many other resources. In this item, besides the elaboration and use of the product itself, there is a special concern on the map, the interactivity and the user, without never forgetting that the thematic material - tourism - must always bring a good understanding of the information (reading), and motivation (attractiveness, curiosity) towards the locality represented.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Regina Araujo deFiori, Sérgio Ricardo2008-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03042008-143859/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-03042008-143859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas para o turismo e a interatividade: proposta teórica e prática
Maps for tourism and interactivity: theoretical and practical proposal
title Mapas para o turismo e a interatividade: proposta teórica e prática
spellingShingle Mapas para o turismo e a interatividade: proposta teórica e prática
Fiori, Sérgio Ricardo
Cartografia
Cartography
Confecção de Mapas
Elaboration of Maps
Interactivity
Interatividade
Pictografia
Pictography
Tourism
Turismo
title_short Mapas para o turismo e a interatividade: proposta teórica e prática
title_full Mapas para o turismo e a interatividade: proposta teórica e prática
title_fullStr Mapas para o turismo e a interatividade: proposta teórica e prática
title_full_unstemmed Mapas para o turismo e a interatividade: proposta teórica e prática
title_sort Mapas para o turismo e a interatividade: proposta teórica e prática
author Fiori, Sérgio Ricardo
author_facet Fiori, Sérgio Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Regina Araujo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiori, Sérgio Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Cartography
Confecção de Mapas
Elaboration of Maps
Interactivity
Interatividade
Pictografia
Pictography
Tourism
Turismo
topic Cartografia
Cartography
Confecção de Mapas
Elaboration of Maps
Interactivity
Interatividade
Pictografia
Pictography
Tourism
Turismo
description Os mapas inserem-se no dia-a-dia das pessoas de forma cada vez mais presente. A mídia - telejornais, revistas, anúncios de propaganda imobiliária, internet, jornais, mapas artísticos e de propaganda, etc. - ao utilizá-los como um meio de comunicação, na maioria das vezes, ignora algumas regras básicas na relação produtor e público usuário. No bojo desses materiais cartográficos, encontram-se os mapas turísticos, que usualmente são confeccionados por artistas e ilustradores e não por geógrafos ou cartógrafos. Esta pesquisa, fundamentada essencialmente na cartografia temática, propõe aprofundar e estreitar a metodologia iniciada e experimentada no mestrado, que abordou o uso das representações pictóricas e da visão oblíqua em mapas direcionados a turistas e leigos em cartografia. Tal recurso gráfico possibilita um menor nível de abstração da representação gráfica, trazendo comprovadamente uma maior facilidade de leitura da informação cartográfica. Além disso, é visualmente mais atrativa, por evocar conotações visuais, afetivas e emotivas. Ainda utilizando a pictografia e os símbolos de informação pública, é proposta uma legenda específica aos mapas turísticos, símbolos esses que são elaborados para que as pessoas os vejam e os interpretem/ compreendam sem nunca tê-los visto antes. Entretanto, é bom frisar que os símbolos e mapas convencionais também farão parte do produto cartográfico final, até porque, mesmo trabalhando potencialmente com mapas pictóricos para o setor do turismo, algumas informações são particularmente mais apropriadas e diretas se feitas por meio da convencionalidade. Soma-se a esta discussão, o desenvolvimento de mapas temáticos para o turismo em meio digital. Esses novos recursos técnicos possibilitam o desenvolvimento de mapas não-limitados a uma folha de papel, proporcionando representações interativas, animadas, sonorizadas, em diferentes idiomas, entre outras possibilidades. Nesse item, além da elaboração e uso do produto em si, há uma preocupação particular em encontrar relações entre o mapa, a mencionada interatividade e o usuário, nunca esquecendo que o material temático dirigido ao turismo deve não só se preocupar em fazer com que a informação seja adequadamente apreendida pela leitura como também se esmerar em ser atrativo, sedutor, a fim de estimular a curiosidade sobre a localidade representada.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03042008-143859/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03042008-143859/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090330822180864