Mãos que tecem tapetes e realizam círculos: um estudo sobre a imaginação e a formação de educadores autores nas artes visuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-22022013-112828/ |
Resumo: | Imaginar é articular poeticamente, de maneira pessoal, única, os elementos internos, externos, materiais, imateriais, subjetivos e objetivos que perpassam e habitam a existência. Imaginação é potência, e como tal, o ser humano \"faz\" imaginação, e esse fazer é produto da ação/movimento do corpo todo, no sentido fenomenológico, que supera a separação corpo e alma. Seria, desde a infância, alicerçado na percepção, nas memórias, nos sonhos, na poiesis e no imaginário, que o ser constitui seu corpo-imaginante. Por entender a constituição da imaginação como um corpo físico/espiritual, concreto/abstrato, as suas qualidades e quantidades imaginantes se fazem à medida que ele se exercita ao longo de sua existência. Esta proposição teórica estabelece um estreito diálogo com os estudos fenomenológicos de Gaston Bachelard acerca da imaginação material. Para esta investigação foi realizado um curso-pesquisa no qual seriam criadas as condições necessárias para mergulhar nas possibilidades de uma formação de educadores autores das artes visuais por meio da imaginação e obter dados significativos que contribuíssem para a reflexão proposta. Os tapetes (metáforas poéticas) urdidos e encontrados pela investigação acerca da imaginação e os processos de criação docente são os tapetes revelados pelo corpo imaginante, que articulam movimentos fundantes do \"fazer imaginação\", a saber: os patchworks - montagens que articulam os movimentos de juntar e costurar; as tapeçarias - tessituras que articulam os movimentos de urdir, tramar e dar nós; os tapetes mágicos - suspensões que articulam os movimentos de transportar e transcender; os círculos de colheitas - vestígios que articulam os movimentos de retirar e marcar; e, por fim, as mandalas - sentidos que articulam os movimentos do ordenar e completar. |
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Mãos que tecem tapetes e realizam círculos: um estudo sobre a imaginação e a formação de educadores autores nas artes visuaisHands that weave carpets and make circles: a study about the imagination and the formation of authors-educators in visual arts.Ensino de artes visuaisFormação de professores Fenomenologia.ImaginaçãoImaginationPhenomenologyTeacher FormationVisual Arts TeachingImaginar é articular poeticamente, de maneira pessoal, única, os elementos internos, externos, materiais, imateriais, subjetivos e objetivos que perpassam e habitam a existência. Imaginação é potência, e como tal, o ser humano \"faz\" imaginação, e esse fazer é produto da ação/movimento do corpo todo, no sentido fenomenológico, que supera a separação corpo e alma. Seria, desde a infância, alicerçado na percepção, nas memórias, nos sonhos, na poiesis e no imaginário, que o ser constitui seu corpo-imaginante. Por entender a constituição da imaginação como um corpo físico/espiritual, concreto/abstrato, as suas qualidades e quantidades imaginantes se fazem à medida que ele se exercita ao longo de sua existência. Esta proposição teórica estabelece um estreito diálogo com os estudos fenomenológicos de Gaston Bachelard acerca da imaginação material. Para esta investigação foi realizado um curso-pesquisa no qual seriam criadas as condições necessárias para mergulhar nas possibilidades de uma formação de educadores autores das artes visuais por meio da imaginação e obter dados significativos que contribuíssem para a reflexão proposta. Os tapetes (metáforas poéticas) urdidos e encontrados pela investigação acerca da imaginação e os processos de criação docente são os tapetes revelados pelo corpo imaginante, que articulam movimentos fundantes do \"fazer imaginação\", a saber: os patchworks - montagens que articulam os movimentos de juntar e costurar; as tapeçarias - tessituras que articulam os movimentos de urdir, tramar e dar nós; os tapetes mágicos - suspensões que articulam os movimentos de transportar e transcender; os círculos de colheitas - vestígios que articulam os movimentos de retirar e marcar; e, por fim, as mandalas - sentidos que articulam os movimentos do ordenar e completar.The process of imagination is to articulate poetically in a unique and personal way, the internal, external, material, immaterial, subjective and objective elements that pass and habit the existence. Imagination is power, and thus, the human being \"makes\" imagination and this making is a product of the action/movement of the whole body in a phenomenological sense that overcomes the separation of body and soul. It would be, since childhood, laid in perceptions, memories, dreams, in poiesis and in the imaginary, that the human being constitutes his \"imaginative body\". By understanding that the constitution of imagination as a physic/spiritual, concrete/abstract body, its imaginative qualities and amounts appears to develop when it is practiced through its existence. This theoretical proposition establishes a tight dialogue towards the phenomenological studies of Gaston Bachelard about material imagination. For this investigation it was carried out a course in which it would be created the necessary conditions to dive in the possibilities of a formation through the imagination and acquire significative data that could contribute to the proposed reflection. The carpets (poetic metaphors) weaved and reached by the investigation about imagination and the processes of teaching creation are the revealed carpets through the imaginative body, that articulate \"founding movements\" of making imagination: the patchworks - montages that articulate the movements of joining and sew; tapestries - tissues that articulate the movements of weaving, plotting and giving knots; the magical carpet - suspensions that articulate the movements of transporting and transcending; the circle crops - vestiges that articulate the movements of withdrawing and marking; and finally the mandalas - senses that articulate the movements of ordaining and completing.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Regina Stela BarcelosAraújo, Anna Rita Ferreira de2012-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-22022013-112828/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-22022013-112828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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