A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexões sobre uma proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11122015-112411/ |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo contextualizar, esquematizar e refletir sobre os resultados alcançados durante a Proposta Anual de Formação Literária (PAFL). Trabalho desenvolvido para o programa de pós-graduação de mestrado profissional PROFLETRAS e aplicado na Escola Estadual Profa. Zilah Ferreira Passarelli de Campos, de São José dos Campos/SP, a alunos do 9º ano do ensino fundamental II. O foco do trabalho desenvolvido foi proporcionar aos alunos de 9º ano, além do contato com um cânone literário de transição entre os estágios da formação do leitor, a promoção de projetos de leitura e atividades, dentro ou fora da sala de aula, que contribuíssem para a formação literária efetiva, utilizando-se tanto de produção literária indicada ao público juvenil, como produções destinadas ao leitor adulto, mas que adaptadas ou não possuíssem afinidades com o leitor em formação, a fim de proporcionar desenvolvimento do leitor literário ao final do ensino fundamental. Portanto, busca-se no relato da proposta realizada, descrever a realidade do ensino da literatura em uma escola pública; delinear os aspectos profissionais; sistematizar as práticas realizadas; promover a exposição pormenorizada das obras escolhidas, dos projetos literários aplicados e das atividades realizadas; apresentando os dados e os resultados obtidos pelos alunos participantes da PAFL. |
id |
USP_9807e7f55e457ea48195fda8b5761065 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-11122015-112411 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexões sobre uma propostaThe formation of literary readers in elementary school: reflections on a proposalCanonCânoneEducaçãoEducationElementary schoolEnsino fundamentalLeituraLiteratura juvenilReadingYouth literatureEsta dissertação tem como objetivo contextualizar, esquematizar e refletir sobre os resultados alcançados durante a Proposta Anual de Formação Literária (PAFL). Trabalho desenvolvido para o programa de pós-graduação de mestrado profissional PROFLETRAS e aplicado na Escola Estadual Profa. Zilah Ferreira Passarelli de Campos, de São José dos Campos/SP, a alunos do 9º ano do ensino fundamental II. O foco do trabalho desenvolvido foi proporcionar aos alunos de 9º ano, além do contato com um cânone literário de transição entre os estágios da formação do leitor, a promoção de projetos de leitura e atividades, dentro ou fora da sala de aula, que contribuíssem para a formação literária efetiva, utilizando-se tanto de produção literária indicada ao público juvenil, como produções destinadas ao leitor adulto, mas que adaptadas ou não possuíssem afinidades com o leitor em formação, a fim de proporcionar desenvolvimento do leitor literário ao final do ensino fundamental. Portanto, busca-se no relato da proposta realizada, descrever a realidade do ensino da literatura em uma escola pública; delinear os aspectos profissionais; sistematizar as práticas realizadas; promover a exposição pormenorizada das obras escolhidas, dos projetos literários aplicados e das atividades realizadas; apresentando os dados e os resultados obtidos pelos alunos participantes da PAFL.This dissertation aims to contextualize, lay out and reflect on the results achieved during the Annual Proposal for Literary Formation. Work developed for professional master\'s graduate program PROFLETRAS and applied in the Escola Estadual Professora Zilah Ferreira Viagi Passarelli de Campos, in Sao Jose dos Campos / SP, for students in 9th grade of elementary school. The focus of the work was to provide students of 9th grade, as well as contact with a literary canon transition between stages of the reader\'s training, the promotion of reading projects and activities, inside or outside the classroom, which contribute to effective literary formation, using both literature indicated young readers, such as products intended for adult reader but which - adapted or not - with the reader possess affinities in formation, in order to provide the developing reader literary at the end of elementary school. Therefore, we seek on account of the proposal made, describe the reality of literature teaching in a public school; outline the professional aspects; systematize the activities undertaken; promote detailed description of the chosen works of applied literary projects and activities; presenting the data and the results obtained by students participating Proposal Annual Literary Formation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGregorin Filho, Jose NicolauValva, Vania Neves2015-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11122015-112411/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T11:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-11122015-112411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T11:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexões sobre uma proposta The formation of literary readers in elementary school: reflections on a proposal |
title |
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexões sobre uma proposta |
spellingShingle |
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexões sobre uma proposta Valva, Vania Neves Canon Cânone Educação Education Elementary school Ensino fundamental Leitura Literatura juvenil Reading Youth literature |
title_short |
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexões sobre uma proposta |
title_full |
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexões sobre uma proposta |
title_fullStr |
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexões sobre uma proposta |
title_full_unstemmed |
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexões sobre uma proposta |
title_sort |
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexões sobre uma proposta |
author |
Valva, Vania Neves |
author_facet |
Valva, Vania Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gregorin Filho, Jose Nicolau |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valva, Vania Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canon Cânone Educação Education Elementary school Ensino fundamental Leitura Literatura juvenil Reading Youth literature |
topic |
Canon Cânone Educação Education Elementary school Ensino fundamental Leitura Literatura juvenil Reading Youth literature |
description |
Esta dissertação tem como objetivo contextualizar, esquematizar e refletir sobre os resultados alcançados durante a Proposta Anual de Formação Literária (PAFL). Trabalho desenvolvido para o programa de pós-graduação de mestrado profissional PROFLETRAS e aplicado na Escola Estadual Profa. Zilah Ferreira Passarelli de Campos, de São José dos Campos/SP, a alunos do 9º ano do ensino fundamental II. O foco do trabalho desenvolvido foi proporcionar aos alunos de 9º ano, além do contato com um cânone literário de transição entre os estágios da formação do leitor, a promoção de projetos de leitura e atividades, dentro ou fora da sala de aula, que contribuíssem para a formação literária efetiva, utilizando-se tanto de produção literária indicada ao público juvenil, como produções destinadas ao leitor adulto, mas que adaptadas ou não possuíssem afinidades com o leitor em formação, a fim de proporcionar desenvolvimento do leitor literário ao final do ensino fundamental. Portanto, busca-se no relato da proposta realizada, descrever a realidade do ensino da literatura em uma escola pública; delinear os aspectos profissionais; sistematizar as práticas realizadas; promover a exposição pormenorizada das obras escolhidas, dos projetos literários aplicados e das atividades realizadas; apresentando os dados e os resultados obtidos pelos alunos participantes da PAFL. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11122015-112411/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11122015-112411/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256881427382272 |