O livro didático e o cânone literário-escolar (1930 - 1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Rita
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12112010-144937/
Resumo: Este trabalho procurou investigar a inserção de autores modernistas no livro didático da Companhia Editora Nacional, nos anos de 1930-1945, tendo por objetivo verificar como ocorreu a escolarização dos autores modernistas. Utilizando-se do referencial teórico relacionado à História Cultural, principalmente a história do livro e da leitura, entendendo o material didático como um espaço de legitimação e consagração literária, pois é este material que vai formar as novas gerações. Portanto, estar presente no livro didático é fazer parte do cânone literário, mesmo considerando que essa seleção não ocorre necessariamente por questões estéticas, mas, também, por questões que envolvem o ensino da língua, a política educacional e o mercado editorial.
id USP_df4408eafdda40acd7d27af32db4eabb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12112010-144937
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O livro didático e o cânone literário-escolar (1930 - 1945)The text book and the school-literary canon (1930-1945).canoncânoneleituraliteraturaliteraturelivro didáticoreadingschoolbookEste trabalho procurou investigar a inserção de autores modernistas no livro didático da Companhia Editora Nacional, nos anos de 1930-1945, tendo por objetivo verificar como ocorreu a escolarização dos autores modernistas. Utilizando-se do referencial teórico relacionado à História Cultural, principalmente a história do livro e da leitura, entendendo o material didático como um espaço de legitimação e consagração literária, pois é este material que vai formar as novas gerações. Portanto, estar presente no livro didático é fazer parte do cânone literário, mesmo considerando que essa seleção não ocorre necessariamente por questões estéticas, mas, também, por questões que envolvem o ensino da língua, a política educacional e o mercado editorial.This research intends to investigate the insertion of the Brazilian literary movement called modernism in low-schoolbooks launched by Companhia Editora Nacional an editing house which was simultaneously mainstream and critic in last century\'s thirties and forties. It tries to verify how modernist authors became accepted in low-schoolbooks. Its theoretical referent is History of Cultures, mainly book and reading History. It sees didactic lowschoolbooks as a space where authors are legitimated and consecrated. The books launched in this ambiance are the ones which will, in Brazilian conditions, shape new generations. To be quoted in these books is extremely important, in order to be part of mainstream education even if the selection is not exactly only due to esthetical reasons, but also to matters tied to the language learning, the educational policies and the editorial market.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchapochnik, NelsonSampaio, Rita2010-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12112010-144937/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-12112010-144937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático e o cânone literário-escolar (1930 - 1945)
The text book and the school-literary canon (1930-1945).
title O livro didático e o cânone literário-escolar (1930 - 1945)
spellingShingle O livro didático e o cânone literário-escolar (1930 - 1945)
Sampaio, Rita
canon
cânone
leitura
literatura
literature
livro didático
reading
schoolbook
title_short O livro didático e o cânone literário-escolar (1930 - 1945)
title_full O livro didático e o cânone literário-escolar (1930 - 1945)
title_fullStr O livro didático e o cânone literário-escolar (1930 - 1945)
title_full_unstemmed O livro didático e o cânone literário-escolar (1930 - 1945)
title_sort O livro didático e o cânone literário-escolar (1930 - 1945)
author Sampaio, Rita
author_facet Sampaio, Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schapochnik, Nelson
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv canon
cânone
leitura
literatura
literature
livro didático
reading
schoolbook
topic canon
cânone
leitura
literatura
literature
livro didático
reading
schoolbook
description Este trabalho procurou investigar a inserção de autores modernistas no livro didático da Companhia Editora Nacional, nos anos de 1930-1945, tendo por objetivo verificar como ocorreu a escolarização dos autores modernistas. Utilizando-se do referencial teórico relacionado à História Cultural, principalmente a história do livro e da leitura, entendendo o material didático como um espaço de legitimação e consagração literária, pois é este material que vai formar as novas gerações. Portanto, estar presente no livro didático é fazer parte do cânone literário, mesmo considerando que essa seleção não ocorre necessariamente por questões estéticas, mas, também, por questões que envolvem o ensino da língua, a política educacional e o mercado editorial.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12112010-144937/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12112010-144937/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090661263081472