O transporte rodoviário de passageiros na Amazônia brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-20082024-093005/ |
Resumo: | A atividade de transporte de passageiros está presente em todo o território nacional, com nítida predominância dos deslocamentos rodoviários e aéreos, e do deslocamento fluvial no caso particular da Amazônia brasileira. Porém, as políticas territoriais que se sucederam a partir da década de 1960 foram transformando essa região com a inserção de um sistema de movimento pautado na circulação rodoviária, alterando a rede urbana de padrão dendrítico para um sistema complexo com articulações entre dois sistemas e a criação de novos nós intermodais. Essa modalidade se expandiu juntamente com a malha rodoviária o serviço de transporte operado por diferentes viações, passando a interligar a região com as demais, instituindo até ligações internacionais. Nesse contexto, buscou-se analisar a organização espacial da atividade de transporte rodoviário de passageiros na Amazônia, com enfoque nos deslocamentos intermunicipais longos, interestaduais e internacionais, de maneira a evidenciar a complexa organização da atividade, suas transformações internas e espaciais, o papel desempenhado enquanto serviço fundamental de articulação dentro da rede urbana, chamando ainda atenção sobre a existência de diversos operadores que incluem viações oriundas do Sul e Sudeste, viações criadas na Amazônia, cooperativas e modalidades de transportes em micro-ônibus, vans e picapes, deslocando pessoas e encomendas nas rodovias amazônicas. Para abarcar as diferentes configurações espaciais da atividade do transporte rodoviário de passageiros na Amazônia, optou-se em realizar, além de levantamentos bibliográficos e de dados em sites oficiais e em jornais, vários trabalhos de campo ao longo de quase todas as rodovias amazônicas. Após a necessária abordagem analítica, lançou-se a proposição de tipologias para auxiliar na leitura e classificação das operações, assim como os seus diferentes graus de monopolização. Os eixos principais da análise são centrados na geopolítica rodoviária com a expansão da atividade de transportes enquanto mecanismo de integração territorial; a complexa organização da atividade de transporte de passageiros na região; uma tipologia das operações com base na diversidade de pares de cidades atendida pelas viações, cooperativas e outras modalidades de transporte. Palavras-chave: Amazônia, transportes, rodovias, geopolítica, redes. |
id |
USP_9815f88ddac4ca0cee2501ff9e406afe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20082024-093005 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O transporte rodoviário de passageiros na Amazônia brasileiraThe transport of passengers by road in the Brazilian AmazonAmazoniaAmazôniaGeopolíticaGeopoliticsMotorwaysNetworksRedesRodoviasTransportTransportesA atividade de transporte de passageiros está presente em todo o território nacional, com nítida predominância dos deslocamentos rodoviários e aéreos, e do deslocamento fluvial no caso particular da Amazônia brasileira. Porém, as políticas territoriais que se sucederam a partir da década de 1960 foram transformando essa região com a inserção de um sistema de movimento pautado na circulação rodoviária, alterando a rede urbana de padrão dendrítico para um sistema complexo com articulações entre dois sistemas e a criação de novos nós intermodais. Essa modalidade se expandiu juntamente com a malha rodoviária o serviço de transporte operado por diferentes viações, passando a interligar a região com as demais, instituindo até ligações internacionais. Nesse contexto, buscou-se analisar a organização espacial da atividade de transporte rodoviário de passageiros na Amazônia, com enfoque nos deslocamentos intermunicipais longos, interestaduais e internacionais, de maneira a evidenciar a complexa organização da atividade, suas transformações internas e espaciais, o papel desempenhado enquanto serviço fundamental de articulação dentro da rede urbana, chamando ainda atenção sobre a existência de diversos operadores que incluem viações oriundas do Sul e Sudeste, viações criadas na Amazônia, cooperativas e modalidades de transportes em micro-ônibus, vans e picapes, deslocando pessoas e encomendas nas rodovias amazônicas. Para abarcar as diferentes configurações espaciais da atividade do transporte rodoviário de passageiros na Amazônia, optou-se em realizar, além de levantamentos bibliográficos e de dados em sites oficiais e em jornais, vários trabalhos de campo ao longo de quase todas as rodovias amazônicas. Após a necessária abordagem analítica, lançou-se a proposição de tipologias para auxiliar na leitura e classificação das operações, assim como os seus diferentes graus de monopolização. Os eixos principais da análise são centrados na geopolítica rodoviária com a expansão da atividade de transportes enquanto mecanismo de integração territorial; a complexa organização da atividade de transporte de passageiros na região; uma tipologia das operações com base na diversidade de pares de cidades atendida pelas viações, cooperativas e outras modalidades de transporte. Palavras-chave: Amazônia, transportes, rodovias, geopolítica, redes.Passenger transport activity is present throughout the country, with a clear predominance of road and air travel, and river travel in the particular case of the Brazilian Amazon. However, the territorial policies that followed from the 1960s onwards transformed this region with the introduction of a movement system based on road traffic, changing the urban network from a dendritic pattern to a complex system with links between two systems and the creation of new intermodal nodes. This modality expanded along with the road network and the transport service operated by different bus companies, interconnecting the region with others and even establishing international links. In this context, we sought to analyse the spatial organisation of passenger road transport in the Amazon, focusing on long inter-municipal, inter-state and international journeys, in order to highlight the complex organisation of the activity, its internal and spatial transformations, the role it plays as a fundamental articulation service within the urban network, also drawing attention to the existence of various operators, including routes from the south and southeast, routes set up in the Amazon, cooperatives and modes of transport in minibuses, vans and pick-up trucks, moving people and parcels on Amazonian roads. In order to cover the different spatial configurations of passenger road transport activity in the Amazon, we decided to carry out several field studies along almost all of the Amazonian highways, in addition to surveying the literature and data on official websites and in newspapers. After the necessary analytical approach, typologies were proposed to help interpret and classify the operations, as well as their different degrees of monopolisation. The main axes of the analysis are centred on road geopolitics with the expansion of transport activity as a mechanism for territorial integration; the complex organisation of passenger transport activity in the region; and a typology of operations based on the diversity of city pairs served by bus companies, cooperatives and other forms of transport. Keywords: Amazonia, transport, motorways, geopolitics, networks.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPThéry, Hervé Émilien RenéOliveira Neto, Thiago2024-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-20082024-093005/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-20T12:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-20082024-093005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-20T12:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O transporte rodoviário de passageiros na Amazônia brasileira The transport of passengers by road in the Brazilian Amazon |
title |
O transporte rodoviário de passageiros na Amazônia brasileira |
spellingShingle |
O transporte rodoviário de passageiros na Amazônia brasileira Oliveira Neto, Thiago Amazonia Amazônia Geopolítica Geopolitics Motorways Networks Redes Rodovias Transport Transportes |
title_short |
O transporte rodoviário de passageiros na Amazônia brasileira |
title_full |
O transporte rodoviário de passageiros na Amazônia brasileira |
title_fullStr |
O transporte rodoviário de passageiros na Amazônia brasileira |
title_full_unstemmed |
O transporte rodoviário de passageiros na Amazônia brasileira |
title_sort |
O transporte rodoviário de passageiros na Amazônia brasileira |
author |
Oliveira Neto, Thiago |
author_facet |
Oliveira Neto, Thiago |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Théry, Hervé Émilien René |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Neto, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amazonia Amazônia Geopolítica Geopolitics Motorways Networks Redes Rodovias Transport Transportes |
topic |
Amazonia Amazônia Geopolítica Geopolitics Motorways Networks Redes Rodovias Transport Transportes |
description |
A atividade de transporte de passageiros está presente em todo o território nacional, com nítida predominância dos deslocamentos rodoviários e aéreos, e do deslocamento fluvial no caso particular da Amazônia brasileira. Porém, as políticas territoriais que se sucederam a partir da década de 1960 foram transformando essa região com a inserção de um sistema de movimento pautado na circulação rodoviária, alterando a rede urbana de padrão dendrítico para um sistema complexo com articulações entre dois sistemas e a criação de novos nós intermodais. Essa modalidade se expandiu juntamente com a malha rodoviária o serviço de transporte operado por diferentes viações, passando a interligar a região com as demais, instituindo até ligações internacionais. Nesse contexto, buscou-se analisar a organização espacial da atividade de transporte rodoviário de passageiros na Amazônia, com enfoque nos deslocamentos intermunicipais longos, interestaduais e internacionais, de maneira a evidenciar a complexa organização da atividade, suas transformações internas e espaciais, o papel desempenhado enquanto serviço fundamental de articulação dentro da rede urbana, chamando ainda atenção sobre a existência de diversos operadores que incluem viações oriundas do Sul e Sudeste, viações criadas na Amazônia, cooperativas e modalidades de transportes em micro-ônibus, vans e picapes, deslocando pessoas e encomendas nas rodovias amazônicas. Para abarcar as diferentes configurações espaciais da atividade do transporte rodoviário de passageiros na Amazônia, optou-se em realizar, além de levantamentos bibliográficos e de dados em sites oficiais e em jornais, vários trabalhos de campo ao longo de quase todas as rodovias amazônicas. Após a necessária abordagem analítica, lançou-se a proposição de tipologias para auxiliar na leitura e classificação das operações, assim como os seus diferentes graus de monopolização. Os eixos principais da análise são centrados na geopolítica rodoviária com a expansão da atividade de transportes enquanto mecanismo de integração territorial; a complexa organização da atividade de transporte de passageiros na região; uma tipologia das operações com base na diversidade de pares de cidades atendida pelas viações, cooperativas e outras modalidades de transporte. Palavras-chave: Amazônia, transportes, rodovias, geopolítica, redes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-20082024-093005/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-20082024-093005/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257180063924224 |