"Participação religiosa e relacionamentos afetivo-sexuais de adolescentes evangélicos pentecostais".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brustelo, Tatiane Neme Campos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-18012006-214645/
Resumo: Participamos de diferentes comunidades de discursos em nossa vida cotidiana, os quais se fazem presente nos processos dialógicos de significação de nossas vivências. Neste contexto, o presente trabalho objetivou compreender 1) quais os sentidos que os jovens que freqüentam a comunidade de discurso da Assembléia de Deus (AD) e da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) dão para as suas participações nas respectivas igrejas, procurando identificar seus núcleos; 2) como, a partir dos sentidos de suas participações religiosas, estes adolescentes estão construindo suas autonarrativas e 3) a construção dos sentidos dados aos relacionamentos afetivo-sexuais (ficar, namorar, ter relações sexuais antes do casamento) por jovens da AD e da IURD. Para tal, tendo o construcionismo social como quadro de referência teórica, entrevistamos 24 adolescentes, com idade entre 13 e 18 anos, ambos os sexos, 11 membros da AD e 13 da IURD. Os resultados mostraram que os sentidos dados a participação religiosa pelos entrevistados são: ter um espaço de sociabilidade, ter um status diferenciado dos demais jovens (busca de auto imagem positiva), ter projetos de vida realizáveis, realizar ações que beneficiam o outro e saber que caminho percorrer na busca da felicidade. São estes aspectos que os jovens buscam com suas participações religiosas e que os levam a construírem autonarrativas progressivas e estáveis, após o ingresso na igreja. Em relação aos relacionamentos afetivo-sexuais, percebeu-se que enquanto o adolescente da AD dialoga com diferentes comunidades de discurso, construindo um posicionamento próprio frente ao ficar e ao namorar, o adolescente da IURD dialoga basicamente com os repertórios interpretativos e vozes dessa igreja, parecendo não haver um espaço de reflexão e análise. Tais resultados nos levam a questionar a ausência de políticas públicas e de locais institucionais que ofereçam aos jovens espaços para a reflexão sobre suas vidas. Espaços que sejam ocupados pro profissionais críticos que ao utilizarem seus instrumentais possam proporcionar ressignificações e mudanças nas narrativas destes jovens.
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Neste contexto, o presente trabalho objetivou compreender 1) quais os sentidos que os jovens que freqüentam a comunidade de discurso da Assembléia de Deus (AD) e da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) dão para as suas participações nas respectivas igrejas, procurando identificar seus núcleos; 2) como, a partir dos sentidos de suas participações religiosas, estes adolescentes estão construindo suas autonarrativas e 3) a construção dos sentidos dados aos relacionamentos afetivo-sexuais (ficar, namorar, ter relações sexuais antes do casamento) por jovens da AD e da IURD. Para tal, tendo o construcionismo social como quadro de referência teórica, entrevistamos 24 adolescentes, com idade entre 13 e 18 anos, ambos os sexos, 11 membros da AD e 13 da IURD. Os resultados mostraram que os sentidos dados a participação religiosa pelos entrevistados são: ter um espaço de sociabilidade, ter um status diferenciado dos demais jovens (busca de auto imagem positiva), ter projetos de vida realizáveis, realizar ações que beneficiam o outro e saber que caminho percorrer na busca da felicidade. São estes aspectos que os jovens buscam com suas participações religiosas e que os levam a construírem autonarrativas progressivas e estáveis, após o ingresso na igreja. Em relação aos relacionamentos afetivo-sexuais, percebeu-se que enquanto o adolescente da AD dialoga com diferentes comunidades de discurso, construindo um posicionamento próprio frente ao ficar e ao namorar, o adolescente da IURD dialoga basicamente com os repertórios interpretativos e vozes dessa igreja, parecendo não haver um espaço de reflexão e análise. Tais resultados nos levam a questionar a ausência de políticas públicas e de locais institucionais que ofereçam aos jovens espaços para a reflexão sobre suas vidas. Espaços que sejam ocupados pro profissionais críticos que ao utilizarem seus instrumentais possam proporcionar ressignificações e mudanças nas narrativas destes jovens. In our daily lives we take part in different discourse communities, which are present in the dialogical processes that shape the meaning of our life experiences. Accordingly, this work aimed at understanding 1) the meanings attributed to their church experience by youths who participate in the discourse community of the Assembly of God (AG) and the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG); 2) how these adolescents are building their own selfnarratives from the meanings of their religious participation; 3) the construction of meanings attributed by these youths to their sexual-affective relationships (casual, serious dating, pre-marital sex). In order to attain these goals, and having the social constructionism as theoretical framework, 24 adolescents of both genders, between 13 and 18 years old, were interviewed; 11 of these were AG members and 13 were UCKG's. Results showed that the meanings of religious participation of those interviewed were: a way to have a social life; a way to attain a differentiated social status (as positive self-image reinforcement); a possibility to have fulfilling life projects; a way of practicing good deeds; and to be able to distinguish the path to happiness in life. These are the youths' aspirations in their religious lives and which direct them towards progressive and stable selfnarratives after joining their churches. With respect to sexual-affective relationships, it was observed that, while AG adolescent interact with different discourse communities, thereby building his own opinions about dating, the UCKG youth basically restricts his interpretations to those put forward by the church, without the possibility of having a space for reflexion and analysis. The aforementioned results brought to light the argument about the absence of public politics and institutions who offer the adolescents spaces for reflexion about their lives. Spaces where critical professional utilize successfully their techniques in order to provide new meanings and ways to change these youths' narratives. 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