Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Margarete de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem por objetivo apresentar a formação dos educadores surdos que atuam em programas de acessibilidade cultural em três museus da cidade de São Paulo: Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Moderna e Museu Afro Brasil. Para isso, apresento seu perfil profissional, como também os programas de acessibilidade e instituições culturais nos quais eles atuam. Exponho as propostas educativas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) que são realizadas no atendimento da comunidade surda nesses ambientes culturais, bem como defendo a presença de uma proposta bilíngue e bicultural que seja norteadora na formação e atuação de tais educadores. Nesse sentido, proponho um olhar baseado na visão socioantropológica da surdez, que vê o ser surdo como uma pessoa que possui cultura e identidade cultural própria, devendo, portanto, ser incluído na sociedade por essa diferença linguística.
id USP_98dd349423949eea32b3d848759e77a9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12112015-165232
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdosCulture and inclusion in museum education: professional training for deaf museum educatorsAccessibility in cultural institutionsAcessibilidade em ambientes culturaisIdentidades e cultura surdaIdentity and deaf cultureInclusão socialPapel social dos museusSocial inclusionSocial role of museumsEsta dissertação de mestrado tem por objetivo apresentar a formação dos educadores surdos que atuam em programas de acessibilidade cultural em três museus da cidade de São Paulo: Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Moderna e Museu Afro Brasil. Para isso, apresento seu perfil profissional, como também os programas de acessibilidade e instituições culturais nos quais eles atuam. Exponho as propostas educativas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) que são realizadas no atendimento da comunidade surda nesses ambientes culturais, bem como defendo a presença de uma proposta bilíngue e bicultural que seja norteadora na formação e atuação de tais educadores. Nesse sentido, proponho um olhar baseado na visão socioantropológica da surdez, que vê o ser surdo como uma pessoa que possui cultura e identidade cultural própria, devendo, portanto, ser incluído na sociedade por essa diferença linguística.The purpose of this master\'s thesis is to present the professional training of deaf educators who work in cultural accessibility programs in three museums in São Paulo city: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna and Museu Afro Brasil. For this, I present the educators\' professional profile, as well as the accessibility programs and cultural institutions where they work. In addition, I present the educational proposals in Brazilian Sign Language - \"Libras\" that are performed with deaf community in these cultural institutions, and I also advocate for the use of a bilingual and bicultural proposal to guide the professional training and practice of these educators. In this sense, I propose looking at deafness by a social and anthropological point of view that sees deaf people like someone who has his/her own culture and cultural identity, and that should be included in society by means of this linguistic difference.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcellos, Camilo de MelloOliveira, Margarete de2015-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-10-18T21:21:46Zoai:teses.usp.br:tde-12112015-165232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-10-18T21:21:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
Culture and inclusion in museum education: professional training for deaf museum educators
title Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
spellingShingle Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
Oliveira, Margarete de
Accessibility in cultural institutions
Acessibilidade em ambientes culturais
Identidades e cultura surda
Identity and deaf culture
Inclusão social
Papel social dos museus
Social inclusion
Social role of museums
title_short Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
title_full Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
title_fullStr Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
title_full_unstemmed Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
title_sort Cultura e inclusão na educação em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos
author Oliveira, Margarete de
author_facet Oliveira, Margarete de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Camilo de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Margarete de
dc.subject.por.fl_str_mv Accessibility in cultural institutions
Acessibilidade em ambientes culturais
Identidades e cultura surda
Identity and deaf culture
Inclusão social
Papel social dos museus
Social inclusion
Social role of museums
topic Accessibility in cultural institutions
Acessibilidade em ambientes culturais
Identidades e cultura surda
Identity and deaf culture
Inclusão social
Papel social dos museus
Social inclusion
Social role of museums
description Esta dissertação de mestrado tem por objetivo apresentar a formação dos educadores surdos que atuam em programas de acessibilidade cultural em três museus da cidade de São Paulo: Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Moderna e Museu Afro Brasil. Para isso, apresento seu perfil profissional, como também os programas de acessibilidade e instituições culturais nos quais eles atuam. Exponho as propostas educativas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) que são realizadas no atendimento da comunidade surda nesses ambientes culturais, bem como defendo a presença de uma proposta bilíngue e bicultural que seja norteadora na formação e atuação de tais educadores. Nesse sentido, proponho um olhar baseado na visão socioantropológica da surdez, que vê o ser surdo como uma pessoa que possui cultura e identidade cultural própria, devendo, portanto, ser incluído na sociedade por essa diferença linguística.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-12112015-165232/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090662579044352