Avaliação do pensamento crítico e da presença cognitiva em fórum de discussão online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Elenise Maria de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-19012015-135849/
Resumo: O número de mensagens nos fóruns educativos online gera uma sobrecarga de informação, que dificulta a organização e a comunicação entre os membros, comprometendo, também, a eficácia do processo de avaliação da aprendizagem. Diante da necessidade de uma solução metodológica para o contexto da EAD no Brasil, realizou-se uma revisão de literatura sobre os modelos de organização e o processo de análise das mensagens que envolvem os indicadores das habilidades da presença cognitiva (Garrison et al. 2001) e o pensamento crítico e a dinâmica do questionamento socrático (Paul, 1993). Propõe-se um novo modelo de fórum intitulado \"Fórum Socrático Cognitivo- FSC\" com uma metodologia de avaliação da presença cognitiva e dos níveis de pensamento crítico dos alunos em cursos superiores online. Os procedimentos metodológicos e o grid de avaliação foram aplicados em duas disciplinas do curso de aperfeiçoamento em EAD em 2011, 2012 e 2013 de uma instituição de ensino superior vinculada a UAB do Brasil. A metodologia adotada envolve os princípios da lexicometria, da análise documentária, textuais e estatísticas, modelos de regressão linear e redes complexas. Realizou-se a análise de 3.400 mensagens postadas por 544 alunos para verificar as relações de dependência entre a variável resposta \"nota\" e as covariáveis: conceitos, categorias de Garrison, tópicos socráticos, riqueza vocabular e sala (tutor). Construíram-se 2 modelos de regressão linear e 136 redes complexas que permitiram confirmar os testes ANOVA utilizados na avaliação de desempenho dos alunos. As covariáveis conceitos, categorias de Garrison e sala apresentaram nível de significância positivo na associação com a nota final do aluno. Considera-se que o modelo FSC contribui para o desenvolvimento das habilidades de expressão e comunicação de conceitos abordados na disciplina e colabora na avaliação do pensamento crítico e da presença cognitiva do aluno nos fóruns online.
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Propõe-se um novo modelo de fórum intitulado \"Fórum Socrático Cognitivo- FSC\" com uma metodologia de avaliação da presença cognitiva e dos níveis de pensamento crítico dos alunos em cursos superiores online. Os procedimentos metodológicos e o grid de avaliação foram aplicados em duas disciplinas do curso de aperfeiçoamento em EAD em 2011, 2012 e 2013 de uma instituição de ensino superior vinculada a UAB do Brasil. A metodologia adotada envolve os princípios da lexicometria, da análise documentária, textuais e estatísticas, modelos de regressão linear e redes complexas. Realizou-se a análise de 3.400 mensagens postadas por 544 alunos para verificar as relações de dependência entre a variável resposta \"nota\" e as covariáveis: conceitos, categorias de Garrison, tópicos socráticos, riqueza vocabular e sala (tutor). Construíram-se 2 modelos de regressão linear e 136 redes complexas que permitiram confirmar os testes ANOVA utilizados na avaliação de desempenho dos alunos. As covariáveis conceitos, categorias de Garrison e sala apresentaram nível de significância positivo na associação com a nota final do aluno. Considera-se que o modelo FSC contribui para o desenvolvimento das habilidades de expressão e comunicação de conceitos abordados na disciplina e colabora na avaliação do pensamento crítico e da presença cognitiva do aluno nos fóruns online.The usually large number of posts in educational forums leads to an information overload, which hinders forum organization and communication among members while undermining the effectiveness of learning assessment. Considering the need for a methodological solution applicable to the context of Brazil\'s online distance learning (ODL), there was conducted a review of the literature on organizational models and processes of analysis of messages involving indicators of critical thinking and cognitive presence skills (Garrison et al., 2001) and the Socratic inquiry dynamics (Paul, 1993). This study proposes a new forum model entitled FSC (Cognitive Socratic Forum), which comprises a method for assessing students\' cognitive presence and critical thinking skills in online higher education. The methodological procedures and evaluation grid were applied to two specialization courses on ODL in 2011, 2012, and 2013 at a higher education institution associated with UAB (Brazil\'s Open University). The methodology involved principles of lexicometry, documentary, textual and statistical analysis, linear regression models, and complex networks. Analysis was conducted on 3,400 messages posted by 544 students to investigate dependency relationships between the response variable \'grade\' and the following co-variables: concepts, Garrison\'s categories, Socratic topics, vocabulary richness, and classroom (tutor). Two linear regression models and 136 complex networks were constructed to enable confirmation of ANOVA tests employed to assess student performance in forums. The co-variables concepts, Garrison\'s categories, and classroom displayed positive significance levels when associated to students\' final grades. Therefore, it may be concluded that the proposed FSC model promoted students\' ability to express and communicate the concepts covered in the specialization course and contributed to effectively assessing their cognitive presence and critical thinking skills in online forums.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira Neto, José Dutra deAraujo, Elenise Maria de2014-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-19012015-135849/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-19012015-135849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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