Voz de educadoras de creche: análise dos efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zenari, Marcia Simões
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-26102007-161340/
Resumo: Introdução – O desenvolvimento de programas de intervenção tem sido uma das estratégias para diminuir a ocorrência de alteração de voz em educadores de creche, mas pouco tem sido discutido sobre a sua eficácia na prevenção. Objetivos – Analisar os efeitos de um programa de intervenção desenvolvido junto a educadoras de creche, verificando sua opinião quanto à voz ideal, analisando as mudanças após o programa e os fatores associados à alteração vocal. Métodos – Participaram 58 educadoras das creches junto às quais são desenvolvidas ações do Programa Creche do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP. As educadoras foram divididas em dois grupos – experimental e controle – e todas passaram por avaliação inicial da voz e da fala e preencheram questionários. O programa teórico-prático foi desenvolvido junto ao grupo experimental em cinco encontros mensais, com duração total de 12 horas. Ao final, todas as educadoras passaram novamente pelos mesmos procedimentos de avaliação. Resultados – As educadoras definem como clara, resistente, flexível e agradável a voz ideal de um educador. Foram observadas algumas mudanças positivas no grupo experimental e outras negativas no controle. Foi fator associado à presença de alteração vocal a auto-percepção do agravo, antes e após a intervenção. Conclusões – As poucas modificações observadas não tiveram impacto no uso da voz no trabalho. É fundamental que haja maior envolvimento das instituições para que mudanças mais robustas ocorram neste quadro, assim como políticas públicas mais efetivas.
id USP_99d96158596d3f21a8a16153d0bb0e91
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26102007-161340
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Voz de educadoras de creche: análise dos efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica Voice of day-care center educators: analysis of the effects of a speech-language pathology intervention programCrecheDay-care centersDistúrbios da vozEpidemiologiaEpidemiologyOccupational healthSaúde ocupacionalVoiceVoice disordersVozIntrodução – O desenvolvimento de programas de intervenção tem sido uma das estratégias para diminuir a ocorrência de alteração de voz em educadores de creche, mas pouco tem sido discutido sobre a sua eficácia na prevenção. Objetivos – Analisar os efeitos de um programa de intervenção desenvolvido junto a educadoras de creche, verificando sua opinião quanto à voz ideal, analisando as mudanças após o programa e os fatores associados à alteração vocal. Métodos – Participaram 58 educadoras das creches junto às quais são desenvolvidas ações do Programa Creche do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP. As educadoras foram divididas em dois grupos – experimental e controle – e todas passaram por avaliação inicial da voz e da fala e preencheram questionários. O programa teórico-prático foi desenvolvido junto ao grupo experimental em cinco encontros mensais, com duração total de 12 horas. Ao final, todas as educadoras passaram novamente pelos mesmos procedimentos de avaliação. Resultados – As educadoras definem como clara, resistente, flexível e agradável a voz ideal de um educador. Foram observadas algumas mudanças positivas no grupo experimental e outras negativas no controle. Foi fator associado à presença de alteração vocal a auto-percepção do agravo, antes e após a intervenção. Conclusões – As poucas modificações observadas não tiveram impacto no uso da voz no trabalho. É fundamental que haja maior envolvimento das instituições para que mudanças mais robustas ocorram neste quadro, assim como políticas públicas mais efetivas.Introduction – The development of intervention programs has been one of the strategies to decrease the occurrence of vocal disorders in day-care center educators, however little has been discussed concerning its efficacy in prevention. Objectives – to analyze the effects of an intervention program developed with day-care centers educators, verifying their opinion regarding the ideal voice, analyzing the changes after the program and the factors associated to vocal disorders. Methods – 58 educators, from day-care centers where Crèche Program of the Speech Pathology and Audiology Course of USP School of Medicine activities are developed, took part in this study. They were divided into two groups – experimental e control – and all of them were submitted to a initial vocal and speech evaluation and filled in questionnaires. The theoretical-practical program was developed with the experimental group in five monthly meetings, with total duration of 12 hours. In the end, all educators were again submitted to the same evaluation procedures. Results – The educators define the ideal voice of an educator as clear, resistant, flexible and pleasant. Some positive changes were observed in the experimental group while negative ones were observed in the control group. Self-perception of the disorder was an associated factor to the presence of vocal alteration, before and after the intervention. Conclusions – The few modifications observed did not have impact on the voice usage at work. It is essential that there is greater institution involvement so that stronger changes happen in this situation, as well as the implementation of more effective public policies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLatorre, Maria do Rosario Dias de OliveiraZenari, Marcia Simões2006-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-26102007-161340/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-26102007-161340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Voz de educadoras de creche: análise dos efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica
Voice of day-care center educators: analysis of the effects of a speech-language pathology intervention program
title Voz de educadoras de creche: análise dos efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica
spellingShingle Voz de educadoras de creche: análise dos efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica
Zenari, Marcia Simões
Creche
Day-care centers
Distúrbios da voz
Epidemiologia
Epidemiology
Occupational health
Saúde ocupacional
Voice
Voice disorders
Voz
title_short Voz de educadoras de creche: análise dos efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica
title_full Voz de educadoras de creche: análise dos efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica
title_fullStr Voz de educadoras de creche: análise dos efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica
title_full_unstemmed Voz de educadoras de creche: análise dos efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica
title_sort Voz de educadoras de creche: análise dos efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica
author Zenari, Marcia Simões
author_facet Zenari, Marcia Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Latorre, Maria do Rosario Dias de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Zenari, Marcia Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Day-care centers
Distúrbios da voz
Epidemiologia
Epidemiology
Occupational health
Saúde ocupacional
Voice
Voice disorders
Voz
topic Creche
Day-care centers
Distúrbios da voz
Epidemiologia
Epidemiology
Occupational health
Saúde ocupacional
Voice
Voice disorders
Voz
description Introdução – O desenvolvimento de programas de intervenção tem sido uma das estratégias para diminuir a ocorrência de alteração de voz em educadores de creche, mas pouco tem sido discutido sobre a sua eficácia na prevenção. Objetivos – Analisar os efeitos de um programa de intervenção desenvolvido junto a educadoras de creche, verificando sua opinião quanto à voz ideal, analisando as mudanças após o programa e os fatores associados à alteração vocal. Métodos – Participaram 58 educadoras das creches junto às quais são desenvolvidas ações do Programa Creche do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP. As educadoras foram divididas em dois grupos – experimental e controle – e todas passaram por avaliação inicial da voz e da fala e preencheram questionários. O programa teórico-prático foi desenvolvido junto ao grupo experimental em cinco encontros mensais, com duração total de 12 horas. Ao final, todas as educadoras passaram novamente pelos mesmos procedimentos de avaliação. Resultados – As educadoras definem como clara, resistente, flexível e agradável a voz ideal de um educador. Foram observadas algumas mudanças positivas no grupo experimental e outras negativas no controle. Foi fator associado à presença de alteração vocal a auto-percepção do agravo, antes e após a intervenção. Conclusões – As poucas modificações observadas não tiveram impacto no uso da voz no trabalho. É fundamental que haja maior envolvimento das instituições para que mudanças mais robustas ocorram neste quadro, assim como políticas públicas mais efetivas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-26102007-161340/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-26102007-161340/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091108578263040