Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27052022-110234/ |
Resumo: | Nesta pesquisa teórica, buscamos compreender possíveis relações da ideia de tomada da palavra com os textos do pensador franco-argelino Jacques Rancière, em especial os seus contributos para a educação. Tendo extração inicial a partir do caráter simbólico que a tomada da palavra veio a ganhar no contexto de maio de 1968 na França e na aproximação que propõe entre as palavras de poetas, trabalhadores e intelectuais , interpretamos esta noção em diálogos possíveis de textos de Rancière com seu O mestre ignorante. Um deles trata da cena romana da secessão dos plebeus ao monte Aventino e de uma querela sobre a palavra, em passagens do livro O desentendimento; outro, envereda pelos trabalhos de Rancière acerca do regime estético ou regime das artes, a fim de salientar a potência poética da tomada da palavra em educação. Nesse sentido, investigamos como essa noção desestabiliza as hierarquias socialmente definidas entre aqueles que podem ou não falar, entre intelectuais e não-intelectuais, e como o povo verifica sua capacidade intelectual e a igualdade das inteligências ao tomar a palavra. |
id |
USP_99ee7ec3a5e5f15748d6535d5d5463c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27052022-110234 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques RancièreOn enacting speech in education: a reading of Jacques RancièreEmancipação intelectualEnacting speechEqualityIgualdadeIntellectual emancipationJacques RancièreJacques RancièreMaio de 1968May 1968Tomada da palavraNesta pesquisa teórica, buscamos compreender possíveis relações da ideia de tomada da palavra com os textos do pensador franco-argelino Jacques Rancière, em especial os seus contributos para a educação. Tendo extração inicial a partir do caráter simbólico que a tomada da palavra veio a ganhar no contexto de maio de 1968 na França e na aproximação que propõe entre as palavras de poetas, trabalhadores e intelectuais , interpretamos esta noção em diálogos possíveis de textos de Rancière com seu O mestre ignorante. Um deles trata da cena romana da secessão dos plebeus ao monte Aventino e de uma querela sobre a palavra, em passagens do livro O desentendimento; outro, envereda pelos trabalhos de Rancière acerca do regime estético ou regime das artes, a fim de salientar a potência poética da tomada da palavra em educação. Nesse sentido, investigamos como essa noção desestabiliza as hierarquias socialmente definidas entre aqueles que podem ou não falar, entre intelectuais e não-intelectuais, e como o povo verifica sua capacidade intelectual e a igualdade das inteligências ao tomar a palavra.In this theoretical research, we seek to understand possible relationships between the idea of enacting speech and the texts of the French-Algerian thinker Jacques Rancière, especially his contributions to education. Initially extracted from the symbolic character which enacting speech came to have in the context of May 1968 in France, we interpret this notion in possible dialogues between texts by Rancière and his book The Ignorant Schoolmaster. One of them deals with the Roman scene of the secession of the plebeians to Mount Aventine and a quarrel over the word, in passages from the book Disagreement; the otherstake up Rancière\'s work on the aesthetic regime or the regime of the arts, aiming to emphasize the poetic power of enacting speech in education. In this sense, we investigate how this notion destabilizes the socially defined hierarchies between those who can or cannot speak, between intellectuals and non-intellectuals, and how the people verify their intellectual capacity and equality of intelligences when they enact speech.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira, Paulo Henrique FernandesRodrigues Netto, Eric2022-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27052022-110234/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-27T22:05:27Zoai:teses.usp.br:tde-27052022-110234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-27T22:05:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière On enacting speech in education: a reading of Jacques Rancière |
title |
Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière |
spellingShingle |
Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière Rodrigues Netto, Eric Emancipação intelectual Enacting speech Equality Igualdade Intellectual emancipation Jacques Rancière Jacques Rancière Maio de 1968 May 1968 Tomada da palavra |
title_short |
Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière |
title_full |
Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière |
title_fullStr |
Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière |
title_full_unstemmed |
Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière |
title_sort |
Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière |
author |
Rodrigues Netto, Eric |
author_facet |
Rodrigues Netto, Eric |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Paulo Henrique Fernandes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Netto, Eric |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emancipação intelectual Enacting speech Equality Igualdade Intellectual emancipation Jacques Rancière Jacques Rancière Maio de 1968 May 1968 Tomada da palavra |
topic |
Emancipação intelectual Enacting speech Equality Igualdade Intellectual emancipation Jacques Rancière Jacques Rancière Maio de 1968 May 1968 Tomada da palavra |
description |
Nesta pesquisa teórica, buscamos compreender possíveis relações da ideia de tomada da palavra com os textos do pensador franco-argelino Jacques Rancière, em especial os seus contributos para a educação. Tendo extração inicial a partir do caráter simbólico que a tomada da palavra veio a ganhar no contexto de maio de 1968 na França e na aproximação que propõe entre as palavras de poetas, trabalhadores e intelectuais , interpretamos esta noção em diálogos possíveis de textos de Rancière com seu O mestre ignorante. Um deles trata da cena romana da secessão dos plebeus ao monte Aventino e de uma querela sobre a palavra, em passagens do livro O desentendimento; outro, envereda pelos trabalhos de Rancière acerca do regime estético ou regime das artes, a fim de salientar a potência poética da tomada da palavra em educação. Nesse sentido, investigamos como essa noção desestabiliza as hierarquias socialmente definidas entre aqueles que podem ou não falar, entre intelectuais e não-intelectuais, e como o povo verifica sua capacidade intelectual e a igualdade das inteligências ao tomar a palavra. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27052022-110234/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27052022-110234/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257411088285696 |