Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Netto, Eric
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27052022-110234/
Resumo: Nesta pesquisa teórica, buscamos compreender possíveis relações da ideia de tomada da palavra com os textos do pensador franco-argelino Jacques Rancière, em especial os seus contributos para a educação. Tendo extração inicial a partir do caráter simbólico que a tomada da palavra veio a ganhar no contexto de maio de 1968 na França e na aproximação que propõe entre as palavras de poetas, trabalhadores e intelectuais , interpretamos esta noção em diálogos possíveis de textos de Rancière com seu O mestre ignorante. Um deles trata da cena romana da secessão dos plebeus ao monte Aventino e de uma querela sobre a palavra, em passagens do livro O desentendimento; outro, envereda pelos trabalhos de Rancière acerca do regime estético ou regime das artes, a fim de salientar a potência poética da tomada da palavra em educação. Nesse sentido, investigamos como essa noção desestabiliza as hierarquias socialmente definidas entre aqueles que podem ou não falar, entre intelectuais e não-intelectuais, e como o povo verifica sua capacidade intelectual e a igualdade das inteligências ao tomar a palavra.
id USP_99ee7ec3a5e5f15748d6535d5d5463c4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27052022-110234
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques RancièreOn enacting speech in education: a reading of Jacques RancièreEmancipação intelectualEnacting speechEqualityIgualdadeIntellectual emancipationJacques RancièreJacques RancièreMaio de 1968May 1968Tomada da palavraNesta pesquisa teórica, buscamos compreender possíveis relações da ideia de tomada da palavra com os textos do pensador franco-argelino Jacques Rancière, em especial os seus contributos para a educação. Tendo extração inicial a partir do caráter simbólico que a tomada da palavra veio a ganhar no contexto de maio de 1968 na França e na aproximação que propõe entre as palavras de poetas, trabalhadores e intelectuais , interpretamos esta noção em diálogos possíveis de textos de Rancière com seu O mestre ignorante. Um deles trata da cena romana da secessão dos plebeus ao monte Aventino e de uma querela sobre a palavra, em passagens do livro O desentendimento; outro, envereda pelos trabalhos de Rancière acerca do regime estético ou regime das artes, a fim de salientar a potência poética da tomada da palavra em educação. Nesse sentido, investigamos como essa noção desestabiliza as hierarquias socialmente definidas entre aqueles que podem ou não falar, entre intelectuais e não-intelectuais, e como o povo verifica sua capacidade intelectual e a igualdade das inteligências ao tomar a palavra.In this theoretical research, we seek to understand possible relationships between the idea of enacting speech and the texts of the French-Algerian thinker Jacques Rancière, especially his contributions to education. Initially extracted from the symbolic character which enacting speech came to have in the context of May 1968 in France, we interpret this notion in possible dialogues between texts by Rancière and his book The Ignorant Schoolmaster. One of them deals with the Roman scene of the secession of the plebeians to Mount Aventine and a quarrel over the word, in passages from the book Disagreement; the otherstake up Rancière\'s work on the aesthetic regime or the regime of the arts, aiming to emphasize the poetic power of enacting speech in education. In this sense, we investigate how this notion destabilizes the socially defined hierarchies between those who can or cannot speak, between intellectuals and non-intellectuals, and how the people verify their intellectual capacity and equality of intelligences when they enact speech.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira, Paulo Henrique FernandesRodrigues Netto, Eric2022-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27052022-110234/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-27T22:05:27Zoai:teses.usp.br:tde-27052022-110234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-27T22:05:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière
On enacting speech in education: a reading of Jacques Rancière
title Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière
spellingShingle Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière
Rodrigues Netto, Eric
Emancipação intelectual
Enacting speech
Equality
Igualdade
Intellectual emancipation
Jacques Rancière
Jacques Rancière
Maio de 1968
May 1968
Tomada da palavra
title_short Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière
title_full Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière
title_fullStr Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière
title_full_unstemmed Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière
title_sort Sobre a tomada da palavra em educação: uma leitura de Jacques Rancière
author Rodrigues Netto, Eric
author_facet Rodrigues Netto, Eric
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Paulo Henrique Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Netto, Eric
dc.subject.por.fl_str_mv Emancipação intelectual
Enacting speech
Equality
Igualdade
Intellectual emancipation
Jacques Rancière
Jacques Rancière
Maio de 1968
May 1968
Tomada da palavra
topic Emancipação intelectual
Enacting speech
Equality
Igualdade
Intellectual emancipation
Jacques Rancière
Jacques Rancière
Maio de 1968
May 1968
Tomada da palavra
description Nesta pesquisa teórica, buscamos compreender possíveis relações da ideia de tomada da palavra com os textos do pensador franco-argelino Jacques Rancière, em especial os seus contributos para a educação. Tendo extração inicial a partir do caráter simbólico que a tomada da palavra veio a ganhar no contexto de maio de 1968 na França e na aproximação que propõe entre as palavras de poetas, trabalhadores e intelectuais , interpretamos esta noção em diálogos possíveis de textos de Rancière com seu O mestre ignorante. Um deles trata da cena romana da secessão dos plebeus ao monte Aventino e de uma querela sobre a palavra, em passagens do livro O desentendimento; outro, envereda pelos trabalhos de Rancière acerca do regime estético ou regime das artes, a fim de salientar a potência poética da tomada da palavra em educação. Nesse sentido, investigamos como essa noção desestabiliza as hierarquias socialmente definidas entre aqueles que podem ou não falar, entre intelectuais e não-intelectuais, e como o povo verifica sua capacidade intelectual e a igualdade das inteligências ao tomar a palavra.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27052022-110234/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-27052022-110234/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257411088285696