Coincidências da censura - figuras de linguagem e subentendidos nas obras teatrais do arquivo de Miroel Silveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Andrea Limberto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-28092011-175757/
Resumo: A partir dos processos de censura previa ao teatro contidos no Arquivo Miroel Silveira (AMS), investigaremos a ação censória sobre o texto das pecas liberadas com cortes. Analisaremos os casos em que o veto incidiu sobre trechos censurados construídos com figuras de linguagem, buscando compreender o funcionamento da lógica da censura em seu caráter de interdição. Considerando a tradição clássica da Retórica das Figuras e sua retomada no âmbito da Nova Retórica, bem como a Analise do Discurso de linha francesa, com Oswald Ducrot, podemos entender as figuras de linguagem como produtoras de efeitos de sentido, magnificando pressupostos e subentendidos. Assim, temos como hipótese que o corte do censor age sobre um momento fundamental do texto, no qual se configuram formações discursivas com esmero no recurso de estilo e que, ao mesmo tempo, trabalham a adesão do publico. Nesse sentido, os cortes que incidem sobre as figuras de linguagem nos revelam sobre os conteúdos preferencialmente extirpados e as concepções de mundo vigentes no período determinado, entendendo que as pecas em questão dialogam com sentidos circulando socialmente. Concentramo-nos em pecas teatrais das décadas de 1950 e 1960, procurando variar, em nossa seleção, a autoria das mesmas e também a temática dos trechos censurados. O mecanismo textual que envolve as figuras de linguagem foi aproximado daquele que apresenta conteúdos na forma de um subentendido. Ainda, a ação da censura foi ligada a coincidência que envolve o surgimento de conteúdos numa configuração tripla: figurados, subentendidos e vetados.
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