Fatores determinantes do crescimento de redes de franquia no Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06062013-164103/ |
Resumo: | Uma das perspectivas pioneiras na explicação do fenômeno franchising é a de que esse formato organizacional proporciona crescimento rápido de redes de unidades de negócio. No entanto, poucos trabalhos empíricos discutem os determinantes do crescimento de redes de franquia. Diferenças entre os setores da indústria e entre as características das redes estão relacionadas a fatores de influência distintos, os quais carecem de investigação. Neste trabalho, 376 redes associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) foram analisadas para verificar alguns dos determinantes do crescimento do número de unidades na rede. Evitando taxonomias arbitrárias, o estudo segrega as redes em grupos de comportamento estratégico. Tal comportamento deriva diretamente da especificidade de ativos desenvolvidos ao longo do ciclo de vida das redes (efeito path dependence). Testou-se em seguida se o crescimento é afetado pela perspectiva de risco moral de franqueados e pela variação nos incentivos estabelecidos pela rede. Os resultados apontam para efeitos benéficos da reputação e experiência de redes maduras em sua relação com franqueados. Além disso, são obtidos alguns novos insights sobre a relação de redes de franquia com o setor de shopping centers e a presença cada vez maior de redes de franquia em mercados emergentes no cenário brasileiro. |
id |
USP_9b05a6081e3c74301cecf393015ab3e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-06062013-164103 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Fatores determinantes do crescimento de redes de franquia no Brasil.Determinants of growth of franchised chains in Brazil.Ciclo de vidaEstratégia organizacionalFirm strategyFranchisingFranquiaIncentivesIncentivosLive-cycleMonitoramentoMonitoringUma das perspectivas pioneiras na explicação do fenômeno franchising é a de que esse formato organizacional proporciona crescimento rápido de redes de unidades de negócio. No entanto, poucos trabalhos empíricos discutem os determinantes do crescimento de redes de franquia. Diferenças entre os setores da indústria e entre as características das redes estão relacionadas a fatores de influência distintos, os quais carecem de investigação. Neste trabalho, 376 redes associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) foram analisadas para verificar alguns dos determinantes do crescimento do número de unidades na rede. Evitando taxonomias arbitrárias, o estudo segrega as redes em grupos de comportamento estratégico. Tal comportamento deriva diretamente da especificidade de ativos desenvolvidos ao longo do ciclo de vida das redes (efeito path dependence). Testou-se em seguida se o crescimento é afetado pela perspectiva de risco moral de franqueados e pela variação nos incentivos estabelecidos pela rede. Os resultados apontam para efeitos benéficos da reputação e experiência de redes maduras em sua relação com franqueados. Além disso, são obtidos alguns novos insights sobre a relação de redes de franquia com o setor de shopping centers e a presença cada vez maior de redes de franquia em mercados emergentes no cenário brasileiro.A traditional claim about franchising phenomenon is that this arrangement provides faster networks growing. However, few studies investigate the determinants of growth of franchised chains. Distinctions between both industries and franchise chains issues are related to different influencing factors, which needs further research. In this study, 376 networks associated with the Brazilian Franchising Association (ABF) were analyzed in order to identify some of the determinants of chain size growth (the number of chain\'s outlets). While it avoids arbitrary taxonomies, the study secretes sample chains into strategic behavior groups. Such a behavior derives directly from the assets specificity developed during the life-cycle of franchised chains in the sample (path dependence effect). Tests were applied checking whether growth is affected by the prospect of franchisees moral hazard, as to the variation in the incentives mechanisms established by franchisors. The results suggest beneficial effects of both reputation and experience in mature chains related associated franchisees. Additionally, the study provides some new insights into the franchise and shopping malls industry interaction, and the increasing presence of franchise networks in emerging markets in the Brazilian scene.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmato Neto, JoãoBitti, Eugênio José Silva2012-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06062013-164103/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-06062013-164103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores determinantes do crescimento de redes de franquia no Brasil. Determinants of growth of franchised chains in Brazil. |
title |
Fatores determinantes do crescimento de redes de franquia no Brasil. |
spellingShingle |
Fatores determinantes do crescimento de redes de franquia no Brasil. Bitti, Eugênio José Silva Ciclo de vida Estratégia organizacional Firm strategy Franchising Franquia Incentives Incentivos Live-cycle Monitoramento Monitoring |
title_short |
Fatores determinantes do crescimento de redes de franquia no Brasil. |
title_full |
Fatores determinantes do crescimento de redes de franquia no Brasil. |
title_fullStr |
Fatores determinantes do crescimento de redes de franquia no Brasil. |
title_full_unstemmed |
Fatores determinantes do crescimento de redes de franquia no Brasil. |
title_sort |
Fatores determinantes do crescimento de redes de franquia no Brasil. |
author |
Bitti, Eugênio José Silva |
author_facet |
Bitti, Eugênio José Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amato Neto, João |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitti, Eugênio José Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclo de vida Estratégia organizacional Firm strategy Franchising Franquia Incentives Incentivos Live-cycle Monitoramento Monitoring |
topic |
Ciclo de vida Estratégia organizacional Firm strategy Franchising Franquia Incentives Incentivos Live-cycle Monitoramento Monitoring |
description |
Uma das perspectivas pioneiras na explicação do fenômeno franchising é a de que esse formato organizacional proporciona crescimento rápido de redes de unidades de negócio. No entanto, poucos trabalhos empíricos discutem os determinantes do crescimento de redes de franquia. Diferenças entre os setores da indústria e entre as características das redes estão relacionadas a fatores de influência distintos, os quais carecem de investigação. Neste trabalho, 376 redes associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) foram analisadas para verificar alguns dos determinantes do crescimento do número de unidades na rede. Evitando taxonomias arbitrárias, o estudo segrega as redes em grupos de comportamento estratégico. Tal comportamento deriva diretamente da especificidade de ativos desenvolvidos ao longo do ciclo de vida das redes (efeito path dependence). Testou-se em seguida se o crescimento é afetado pela perspectiva de risco moral de franqueados e pela variação nos incentivos estabelecidos pela rede. Os resultados apontam para efeitos benéficos da reputação e experiência de redes maduras em sua relação com franqueados. Além disso, são obtidos alguns novos insights sobre a relação de redes de franquia com o setor de shopping centers e a presença cada vez maior de redes de franquia em mercados emergentes no cenário brasileiro. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06062013-164103/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06062013-164103/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256717227720704 |