Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Patricia de Azevedo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-25102010-163905/
Resumo: Nesta dissertação apresenta-se uma reflexão acerca do Espaço Pessoal, Espaço Parcial, Espaço Total, Espaço Social, Espaço Cênico e a espacialidade Ma, Tendo como bases a extensa bibliografia e a também extensa experiência artística e pedagógica da autora como atriz-dançarina, professora, pesquisadora, diretora e coreógrafa. A dissertação visa servir de ponto de partida para que alunos e professores em Artes Cênicas pensem a abordagem do corpo cênico em sala de aulas e em criações artísticas. No início há definições de conceitos a respeito do corpo, assim como o estudo sobre abordagens teóricas significativas, tais como a teoria do Corpomídia e a Teoria do Corpo Sem Órgãos, para que sirvam como referência compartilhada com a autora, a fim de que se possa seguir para a reflexão acerca dos espaços propostos. A seguir há a apresentação de cada espaço. Ao se referir à espacialidade Ma, pela sua complexidade, já que se trata de um conceito da cultura japonesa de difícil compreensão pelos ocidentais, dadas as diferenças que existem entre as culturas ocidental e oriental, a autora se dedica ao estudo detalhado da tese de Doutorado de Michiko Okano, Ma: Entre-espaço da Comunicação no Japão Um estudo acerca dos diálogos entre Ocidente e Oriente, relacionandoa com as Artes Cênicas para, ao final, se esforçar em apontar espacialidades Ma nas montagens cênicas O Olho do Tamanduá, com direção de Takao Kusuno, e Lucíola cena 1, com direção da própria autora, sendo que em ambas ela participa como atrizdançarina- criadora. São mencionados especificamente os trabalhos de Rudolf Laban, Michiko Okano, Patrícia Stokoe, Eugênio Barba, Takao Kusuno, Antonin Artaud, Hideki Matsuka, Akira Kasai, Ko Murobushi, Gilles Deleuze, Felix Gattari, Helena Katz, Christine Greiner, Cassiano Quilice.
id USP_9b9ca3455516440680aa002a940af98e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25102010-163905
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênicoSeis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênicobodyCorpoCorpo cênicoDançaDança-teatrodancedance-theaterEntre-espaço japonêsEspaçoEspaço cênicoEspaço parcialEspaço pessoalEspaço socialEspaço totalJapanese inter-spaceMaMapartial spacepersonal spacescenic bodyscenic spacesocial spacespaceTeatrotheatertotal spaceNesta dissertação apresenta-se uma reflexão acerca do Espaço Pessoal, Espaço Parcial, Espaço Total, Espaço Social, Espaço Cênico e a espacialidade Ma, Tendo como bases a extensa bibliografia e a também extensa experiência artística e pedagógica da autora como atriz-dançarina, professora, pesquisadora, diretora e coreógrafa. A dissertação visa servir de ponto de partida para que alunos e professores em Artes Cênicas pensem a abordagem do corpo cênico em sala de aulas e em criações artísticas. No início há definições de conceitos a respeito do corpo, assim como o estudo sobre abordagens teóricas significativas, tais como a teoria do Corpomídia e a Teoria do Corpo Sem Órgãos, para que sirvam como referência compartilhada com a autora, a fim de que se possa seguir para a reflexão acerca dos espaços propostos. A seguir há a apresentação de cada espaço. Ao se referir à espacialidade Ma, pela sua complexidade, já que se trata de um conceito da cultura japonesa de difícil compreensão pelos ocidentais, dadas as diferenças que existem entre as culturas ocidental e oriental, a autora se dedica ao estudo detalhado da tese de Doutorado de Michiko Okano, Ma: Entre-espaço da Comunicação no Japão Um estudo acerca dos diálogos entre Ocidente e Oriente, relacionandoa com as Artes Cênicas para, ao final, se esforçar em apontar espacialidades Ma nas montagens cênicas O Olho do Tamanduá, com direção de Takao Kusuno, e Lucíola cena 1, com direção da própria autora, sendo que em ambas ela participa como atrizdançarina- criadora. São mencionados especificamente os trabalhos de Rudolf Laban, Michiko Okano, Patrícia Stokoe, Eugênio Barba, Takao Kusuno, Antonin Artaud, Hideki Matsuka, Akira Kasai, Ko Murobushi, Gilles Deleuze, Felix Gattari, Helena Katz, Christine Greiner, Cassiano Quilice.This dissertation presents a reflection on the Personal Space, Partial Space, Total Space, Social Space, Scenic Space and the Ma spatiality, having as basis the extensive bibliography and the extensive artistic and pedagogical experience of the author as an actress-dancer, teacher, researcher, director and choreographer. The dissertation aims to function as a starting point for Performing Arts pupils and teachers to think bodys scenic approach in classroom and in artistic creation. At the beginning there are definitions of concepts about the body and the study of major theoretical approaches, such as the Corpomedia and Body Without Organs theories, which serve as a shared reference to both author and reader and define a way of reflection about the spaces mentioned. Then we have the presentation of each space. As it concerns Ma Spatiality, because of its complexity and also because of the fact that it is a Japanese cultural concept of difficult understanding (concerning the differences between Western and Eastern cultures) the author engaged herself in the detailed study of the doctoral thesis of Michiko Okano, Ma: an inter-space of communication in Japan - a study on the dialogues between East and West. At the end, the author links it to Performing Arts and focuses on appointing the presence of Ma spatiality on Takao Kusunos work O Olho do Tamanduá, in which she has participated as an actress-dancer-creator, and Lucíola cena 1, directed and performed by the author herself. The work of Rudolf Laban, Michiko Okano, Patricia Stokoe, Eugenio Barba, Antonin Artaud, Kusuno Takao, Hideki Matsuka, Akira Kasai, Ko Murobushi, Gilles Deleuze, Felix Gattari, Helena Katz, Christine Greiner and Cassiano Quillice are specifically mentioned.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJanuzelli, Antonio Luiz DiasNoronha, Patricia de Azevedo2009-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-25102010-163905/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-25102010-163905Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico
Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico
title Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico
spellingShingle Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico
Noronha, Patricia de Azevedo
body
Corpo
Corpo cênico
Dança
Dança-teatro
dance
dance-theater
Entre-espaço japonês
Espaço
Espaço cênico
Espaço parcial
Espaço pessoal
Espaço social
Espaço total
Japanese inter-space
Ma
Ma
partial space
personal space
scenic body
scenic space
social space
space
Teatro
theater
total space
title_short Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico
title_full Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico
title_fullStr Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico
title_full_unstemmed Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico
title_sort Seis espaços: possível referência para o estudo e a construção do corpo cênico
author Noronha, Patricia de Azevedo
author_facet Noronha, Patricia de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januzelli, Antonio Luiz Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha, Patricia de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv body
Corpo
Corpo cênico
Dança
Dança-teatro
dance
dance-theater
Entre-espaço japonês
Espaço
Espaço cênico
Espaço parcial
Espaço pessoal
Espaço social
Espaço total
Japanese inter-space
Ma
Ma
partial space
personal space
scenic body
scenic space
social space
space
Teatro
theater
total space
topic body
Corpo
Corpo cênico
Dança
Dança-teatro
dance
dance-theater
Entre-espaço japonês
Espaço
Espaço cênico
Espaço parcial
Espaço pessoal
Espaço social
Espaço total
Japanese inter-space
Ma
Ma
partial space
personal space
scenic body
scenic space
social space
space
Teatro
theater
total space
description Nesta dissertação apresenta-se uma reflexão acerca do Espaço Pessoal, Espaço Parcial, Espaço Total, Espaço Social, Espaço Cênico e a espacialidade Ma, Tendo como bases a extensa bibliografia e a também extensa experiência artística e pedagógica da autora como atriz-dançarina, professora, pesquisadora, diretora e coreógrafa. A dissertação visa servir de ponto de partida para que alunos e professores em Artes Cênicas pensem a abordagem do corpo cênico em sala de aulas e em criações artísticas. No início há definições de conceitos a respeito do corpo, assim como o estudo sobre abordagens teóricas significativas, tais como a teoria do Corpomídia e a Teoria do Corpo Sem Órgãos, para que sirvam como referência compartilhada com a autora, a fim de que se possa seguir para a reflexão acerca dos espaços propostos. A seguir há a apresentação de cada espaço. Ao se referir à espacialidade Ma, pela sua complexidade, já que se trata de um conceito da cultura japonesa de difícil compreensão pelos ocidentais, dadas as diferenças que existem entre as culturas ocidental e oriental, a autora se dedica ao estudo detalhado da tese de Doutorado de Michiko Okano, Ma: Entre-espaço da Comunicação no Japão Um estudo acerca dos diálogos entre Ocidente e Oriente, relacionandoa com as Artes Cênicas para, ao final, se esforçar em apontar espacialidades Ma nas montagens cênicas O Olho do Tamanduá, com direção de Takao Kusuno, e Lucíola cena 1, com direção da própria autora, sendo que em ambas ela participa como atrizdançarina- criadora. São mencionados especificamente os trabalhos de Rudolf Laban, Michiko Okano, Patrícia Stokoe, Eugênio Barba, Takao Kusuno, Antonin Artaud, Hideki Matsuka, Akira Kasai, Ko Murobushi, Gilles Deleuze, Felix Gattari, Helena Katz, Christine Greiner, Cassiano Quilice.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-25102010-163905/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-25102010-163905/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091078494617600