Industrialização e padronização para expansão da rede de metrô de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-16022017-103308/ |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto o projeto para padronização e industrialização da construção do Metrô de São Paulo. Com o fim de identificar as especificidades deste tipo de projeto, suas qualidades e características que podem ser utilizadas em projetos futuros, o trabalho parte de uma pesquisa histórica sobre o projeto das linhas existentes na cidade e os seus respectivos métodos construtivos. Em seguida, analisa a expansão da Linha 5-Lilás, que se encontra com projeto executivo e obra em curso, buscando apresentar a situação atual de projeto da Companhia do Metropolitano de São Paulo e o que poderia ser alterado na concepção para melhorar o desempenho construtivo. Com base na revisão histórica e no estudo da linha 5 Lilás, são propostos premissas e parâmetros de projeto para expansão da rede. Por fim, é proposta ainda a integração dos planos de transporte de cargas e passageiros na Região Metropolitana de São Paulo, visando a criação de uma linha de produção para construção de vias, túneis e estações, industrializando a expansão da rede de Metrô em São Paulo e viabilizando um legado de logística alternativo aos meios rodoviários para a região. |
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Industrialização e padronização para expansão da rede de metrô de São PauloIndustrialization and standardization for growing the São Paulo Subway SystemArchitectural DesignArquitetura de InfraestruraArquitetura SubterrâneaCompanhia do Metropolitano de São PauloCompanhia Metropolitana de São PauloEstações MetroviáriasInfrastructure ArchitectureMetro - São Paulo (SP)Metrô - São Paulo (SP)Metropolitan region of Sao PauloProjeto de ArquiteturaRegião Metropolitana de São PauloSubway StationsUnderground architectureO presente trabalho tem como objeto o projeto para padronização e industrialização da construção do Metrô de São Paulo. Com o fim de identificar as especificidades deste tipo de projeto, suas qualidades e características que podem ser utilizadas em projetos futuros, o trabalho parte de uma pesquisa histórica sobre o projeto das linhas existentes na cidade e os seus respectivos métodos construtivos. Em seguida, analisa a expansão da Linha 5-Lilás, que se encontra com projeto executivo e obra em curso, buscando apresentar a situação atual de projeto da Companhia do Metropolitano de São Paulo e o que poderia ser alterado na concepção para melhorar o desempenho construtivo. Com base na revisão histórica e no estudo da linha 5 Lilás, são propostos premissas e parâmetros de projeto para expansão da rede. Por fim, é proposta ainda a integração dos planos de transporte de cargas e passageiros na Região Metropolitana de São Paulo, visando a criação de uma linha de produção para construção de vias, túneis e estações, industrializando a expansão da rede de Metrô em São Paulo e viabilizando um legado de logística alternativo aos meios rodoviários para a região.This study examines the project for standardizing and industrializing the São Paulo Subway System. In order to identify the specific project features, qualities and characteristics that could be used in future projects, the investigation begins with a historical research about the projects of the existing subway lines in the city and their respective construction methods. Next, the expansion of Line 5 or the Purple Line is investigated in the light of the construction plans and works underway. This is done in order to achieve a view of the current status of the São Paulo Subway Company (Companhia do Metropolitano de São Paulo) and to stress what could be changed in terms of design to enhance construction performance. As a result, based on the historical review and on the Line 5 case study, assumptions and design parameters for network expansion are proposed. Finally, it is argued that freight and passenger transport plans for the Greater São Paulo be integrated, aimed to create a production line through building roads, tunnels and stations, thus industrializing the future subway system; providing an alternative to ground transportation in the region; and leaving a significant legacy in terms of logistics to the entire population.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmorim, Anália Maria Marinho de CarvalhoGabarra, Murilo Macedo2016-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-16022017-103308/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-16022017-103308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente trabalho tem como objeto o projeto para padronização e industrialização da construção do Metrô de São Paulo. Com o fim de identificar as especificidades deste tipo de projeto, suas qualidades e características que podem ser utilizadas em projetos futuros, o trabalho parte de uma pesquisa histórica sobre o projeto das linhas existentes na cidade e os seus respectivos métodos construtivos. Em seguida, analisa a expansão da Linha 5-Lilás, que se encontra com projeto executivo e obra em curso, buscando apresentar a situação atual de projeto da Companhia do Metropolitano de São Paulo e o que poderia ser alterado na concepção para melhorar o desempenho construtivo. Com base na revisão histórica e no estudo da linha 5 Lilás, são propostos premissas e parâmetros de projeto para expansão da rede. Por fim, é proposta ainda a integração dos planos de transporte de cargas e passageiros na Região Metropolitana de São Paulo, visando a criação de uma linha de produção para construção de vias, túneis e estações, industrializando a expansão da rede de Metrô em São Paulo e viabilizando um legado de logística alternativo aos meios rodoviários para a região. |
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