Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21122016-095018/ |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo explorar a relação entre gastos com educação e desempenho escolar, a partir de informações de gastos no nível das escolas. O debate em torno da relação entre gastos e desempenho, em geral, tem se baseado em estimativas que utilizam dados agregados de gastos municipais com educação. Dessa forma, como pouco se sabe a respeito do que é feito, na prática, com os recursos destinados às escolas, as pesquisas se restringem ao apontamento da existência ou não de uma relação entre gastos agregados com educação e desempenho. Neste trabalho, indicamos a relevância da informação de gastos no nível da escola, segundo categorias de agregação dos gastos que apontem para determinadas funções ou atividades escolares, para que se possa avançar no sentido de compreender não somente se gastos com educação estão ou não associados ao desempenho, mas como diferentes tipos de gastos, associados a diferentes atividades escolares, estão relacionados de diferentes formas ao desempenho dos alunos. Assim, com base na revisão da literatura pertinente, elaboramos uma proposta de categorias de gastos com pessoal, para as escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo, que esteja alinhada às atividades desenvolvidas pelas escolas, sendo as categorias de maior agregação as que dizem respeito ao que consideramos Gastos diretamente relacionados ao ensino e Gastos indiretamente relacionados ao ensino. A partir das categorias delimitadas, baseadas nas informações de gastos por escola, exploramos a relação entre gasto por aluno e desempenho em matemática na prova Brasil de 2013, por meio de análise de regressão. As estimativas revelaram que a relação entre gastos e desempenho não é homogênea entre as diferentes categorias de gasto e que a especificação dos modelos melhora na medida em que os gastos são desagregados. Dentre os resultados obtidos, destacamos aquele que indica uma relação positiva e significante entre os gastos com Coordenação pedagógica e o desempenho em matemática. |
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Gastos com educação e desempenho escolar: uma análise no nível da escolaExpenditures on education and school performance: an analysis at the school levelDesempenho escolarGastos com educaçãoGastos no nível da escolaRecursos escolaresSchool performanceSchool resourcesSpending at the school levelSpending on educationEsta dissertação tem como objetivo explorar a relação entre gastos com educação e desempenho escolar, a partir de informações de gastos no nível das escolas. O debate em torno da relação entre gastos e desempenho, em geral, tem se baseado em estimativas que utilizam dados agregados de gastos municipais com educação. Dessa forma, como pouco se sabe a respeito do que é feito, na prática, com os recursos destinados às escolas, as pesquisas se restringem ao apontamento da existência ou não de uma relação entre gastos agregados com educação e desempenho. Neste trabalho, indicamos a relevância da informação de gastos no nível da escola, segundo categorias de agregação dos gastos que apontem para determinadas funções ou atividades escolares, para que se possa avançar no sentido de compreender não somente se gastos com educação estão ou não associados ao desempenho, mas como diferentes tipos de gastos, associados a diferentes atividades escolares, estão relacionados de diferentes formas ao desempenho dos alunos. Assim, com base na revisão da literatura pertinente, elaboramos uma proposta de categorias de gastos com pessoal, para as escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo, que esteja alinhada às atividades desenvolvidas pelas escolas, sendo as categorias de maior agregação as que dizem respeito ao que consideramos Gastos diretamente relacionados ao ensino e Gastos indiretamente relacionados ao ensino. A partir das categorias delimitadas, baseadas nas informações de gastos por escola, exploramos a relação entre gasto por aluno e desempenho em matemática na prova Brasil de 2013, por meio de análise de regressão. As estimativas revelaram que a relação entre gastos e desempenho não é homogênea entre as diferentes categorias de gasto e que a especificação dos modelos melhora na medida em que os gastos são desagregados. Dentre os resultados obtidos, destacamos aquele que indica uma relação positiva e significante entre os gastos com Coordenação pedagógica e o desempenho em matemática.This dissertation aims to explore the relationship between the money spent on education and school performance, based on the information about spending at the school-level. The debate on the relationship between expense and performance has been mostly based on estimates using the aggregated data of municipal spending on education. Thus, as little is known about what is actually done with the resources allocated to schools, researches on this subject are restricted to indicating the existence or the lack of a relationship between aggregate spending and performance. In this study, we show the relevance of the information on spending at the school level, according to categories of aggregate spending that point to certain functions or school activities. With this, we intend not only to understand if education expenses are or are not associated with performance, but also to observe how different types of costs associated with different school activities are related in different ways to the performance of students. Thus, based on literature review, we have proposed categories of personnel expenses for the municipal schools of São Bernardo do Campo, which are aligned to the activities developed by the schools. Categories of higher aggregation involve what we consider to be Expenses directly related to teaching and Expenses indirectly related to education. From the specific categories, which are based on information on spending per school, we explore the relationship between spending per student and their performance in the Mathematics exam in Prova Brasil 2013, using a regression analysis. The estimates have shown that the relationship between spending and performance is not homogeneous among the different categories of expenditure, and that specification of models improves as costs are disaggregated. Among the obtained results, we highlight the indication of a positive and significant relation between spending on Pedagogical coordination and performance on the mathematics exam.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Romualdo Luiz Portela deGalvão, Fernando Vizotto2016-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21122016-095018/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-21122016-095018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta dissertação tem como objetivo explorar a relação entre gastos com educação e desempenho escolar, a partir de informações de gastos no nível das escolas. O debate em torno da relação entre gastos e desempenho, em geral, tem se baseado em estimativas que utilizam dados agregados de gastos municipais com educação. Dessa forma, como pouco se sabe a respeito do que é feito, na prática, com os recursos destinados às escolas, as pesquisas se restringem ao apontamento da existência ou não de uma relação entre gastos agregados com educação e desempenho. Neste trabalho, indicamos a relevância da informação de gastos no nível da escola, segundo categorias de agregação dos gastos que apontem para determinadas funções ou atividades escolares, para que se possa avançar no sentido de compreender não somente se gastos com educação estão ou não associados ao desempenho, mas como diferentes tipos de gastos, associados a diferentes atividades escolares, estão relacionados de diferentes formas ao desempenho dos alunos. Assim, com base na revisão da literatura pertinente, elaboramos uma proposta de categorias de gastos com pessoal, para as escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo, que esteja alinhada às atividades desenvolvidas pelas escolas, sendo as categorias de maior agregação as que dizem respeito ao que consideramos Gastos diretamente relacionados ao ensino e Gastos indiretamente relacionados ao ensino. A partir das categorias delimitadas, baseadas nas informações de gastos por escola, exploramos a relação entre gasto por aluno e desempenho em matemática na prova Brasil de 2013, por meio de análise de regressão. As estimativas revelaram que a relação entre gastos e desempenho não é homogênea entre as diferentes categorias de gasto e que a especificação dos modelos melhora na medida em que os gastos são desagregados. Dentre os resultados obtidos, destacamos aquele que indica uma relação positiva e significante entre os gastos com Coordenação pedagógica e o desempenho em matemática. |
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