Orientações de formação e concepções de ambiente em cursos de formação continuada de professores de ciências do Programa \'Teia do Saber\'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Barbosa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.81.2010.tde-05072010-164920
Resumo: Nesta pesquisa foram analisados dois cursos de formação continuada de professores de Ciências desenvolvidos no ano de 2006 pela Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto, vinculados ao Programa \"Teia do Saber\" da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Os conceitos de formação e ambiente foram estudados e aprofundados, buscando-se reconhecer as diferentes dimensões atribuídas a esses dois termos na literatura educacional. Foram identificadas as concepções de formação e ambiente expressas no Projeto Básico da Secretaria de Educação, no projeto político-pedagógico dos cursos desenvolvidos pela Universidade, nos materiais instrucionais do curso e nas produções finais dos professores cursistas. A análise de todo o material foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com o uso de alguns elementos provenientes da metodologia de análise do conteúdo. Foram utilizados dois tipos de unidade de análise: a de registro e a de contexto. Após a organização dos dados, que envolveu leitura e releitura dos materiais analisados, foram construídas categorias de análise, relacionando-as a categorias pré-definidas, encontradas na literatura. Como resultado da pesquisa, observou-se a predominância de uma orientação tecnológica no Projeto Básico do Programa Teia do Saber e a predominância de uma orientação acadêmica nos projetos político-pedagógicos dos cursos analisados. Nas apostilas dos cursos prevaleceu a orientação acadêmica com abordagem compreensiva, enquanto que nas produções dos professores, prevaleceu uma orientação prática reflexiva. As concepções de ambiente, ausentes no Projeto Básico e no Projeto Político-Pedagógico dos cursos, mostraram-se presentes nas produções dos professores cursistas. O \"ambiente\" foi concebido associado à ideia de recurso ou problema, caracterizando uma formação ambiental do tipo antropocêntrica e de caráter prático e reflexivo, muito distante de uma formação ambiental crítica e emancipatória, desejada para um processo de formação continuada de professores.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Orientações de formação e concepções de ambiente em cursos de formação continuada de professores de ciências do Programa \'Teia do Saber\' Training approaches and conceptions of environment in continuing education courses of science teachers of the \"Web of knowledge\" Program 2010-04-14Mauricio dos Santos MatosFilomena Elaine Paiva AssoliniNidia Nacib PontuschkaPaulo BarbosaUniversidade de São PauloEnsino de CiênciasUSPBR Ambiente Continuing Education Educação Ambiental Environment Environmental Education Formação Continuada Nesta pesquisa foram analisados dois cursos de formação continuada de professores de Ciências desenvolvidos no ano de 2006 pela Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto, vinculados ao Programa \"Teia do Saber\" da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Os conceitos de formação e ambiente foram estudados e aprofundados, buscando-se reconhecer as diferentes dimensões atribuídas a esses dois termos na literatura educacional. Foram identificadas as concepções de formação e ambiente expressas no Projeto Básico da Secretaria de Educação, no projeto político-pedagógico dos cursos desenvolvidos pela Universidade, nos materiais instrucionais do curso e nas produções finais dos professores cursistas. A análise de todo o material foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com o uso de alguns elementos provenientes da metodologia de análise do conteúdo. Foram utilizados dois tipos de unidade de análise: a de registro e a de contexto. Após a organização dos dados, que envolveu leitura e releitura dos materiais analisados, foram construídas categorias de análise, relacionando-as a categorias pré-definidas, encontradas na literatura. Como resultado da pesquisa, observou-se a predominância de uma orientação tecnológica no Projeto Básico do Programa Teia do Saber e a predominância de uma orientação acadêmica nos projetos político-pedagógicos dos cursos analisados. Nas apostilas dos cursos prevaleceu a orientação acadêmica com abordagem compreensiva, enquanto que nas produções dos professores, prevaleceu uma orientação prática reflexiva. As concepções de ambiente, ausentes no Projeto Básico e no Projeto Político-Pedagógico dos cursos, mostraram-se presentes nas produções dos professores cursistas. O \"ambiente\" foi concebido associado à ideia de recurso ou problema, caracterizando uma formação ambiental do tipo antropocêntrica e de caráter prático e reflexivo, muito distante de uma formação ambiental crítica e emancipatória, desejada para um processo de formação continuada de professores. This research analyzed two continuing education courses for science teachers developed in 2006 by the University of Sao Paulo - Campus Ribeirão Preto, linked to the Program \"Web of Knowledge\" of the Education Department of Sao Paulo. The concepts of training and environment have been studied and investigated, trying to recognize the different dimensions assigned to these two terms in the educational literature. Training approaches and concepts of environment were evaluated considering as documents: the Basic Project of the Education Department, the political-pedagogic projects developed by the University, the instructional materials of the courses and the final productions of participating teachers. The analysis of all material was carried out using a qualitative and quantitative approach and some elements from the content analysis methodology. We used two types of analysis units: sampling and context. After organizing the data, which involved reading and rereading of the material analyzed, categories of analysis were constructed, relating them to previously defined categories found in the literature. As a result of the research, it was observed the predominance of a technological approach in Basic Project as well as the predominance of a academic approach in political-pedagogic projects of the courses analyzed. The analysis of the instructional materials shows the prevalence of an comprehensive academic approach, while the analysis of the production of teachers shows the prevalence of a reflective practice approach. The concepts of environment, absent in booth Basic Project and political-pedagogic projects, were identified in the productions of the participating teachers. In that productions, the \"environment\" has been designed assuming the idea of resources or problem which configures an environmental education with anthropocentric, practical and reflexive characteristics, far from the critical and emancipatory environmental training, as desired for a process of continuing education for teachers. https://doi.org/10.11606/D.81.2010.tde-05072010-164920info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:15:59Zoai:teses.usp.br:tde-05072010-164920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:10:09.379825Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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