Relações Públicas na gestão das estragégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada: um estudo de caso da Nestlé Brasil S/A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dreyer, Bianca Marder
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-13112014-111159/
Resumo: Esta dissertação de mestrado propõe uma reflexão sobre o posicionamento da atividade de relações públicas na gestão das estratégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada. Nosso objetivo é analisar a viabilidade da proposta de um modelo de comunicação integrada digital como elemento norteador das estratégias de comunicação nas empresas contemporâneas. Para isso, verificamos se a Nestlé Brasil S/A apresenta a variável interação em sua presença nas plataformas digitais e se existe algum modelo de comunicação integrada digital que norteia sua estratégia de comunicação. Para que esses objetivos fossem cumpridos, o método utilizado foi uma pesquisa do tipo qualitativa, com estratégia de estudo de caso e levantamento exploratório. Como técnica, fizemos uso da netnografia, da observação e de entrevistas em profundidade. Por fim, no que tange ao recorte teórico metodológico, esta pesquisa se concentrou nos estudos da cibercultura e dos new media studies. O referencial teórico pesquisado junto à observação nas oito plataformas digitais da empresa e o acesso à equipe de comunicação digital da organização conduziram aos resultados desta pesquisa e à resposta ao problema proposto. Concluiu-se que a empresa escolhida para este estudo apresenta a variável interação em sua presença nas plataformas de mídias sociais digitais, porém, não utiliza um modelo específico de comunicação na sua íntegra para atuar no ambiente digital.
id USP_9d8a8291ed0c98baf6730f9c7cc3fe71
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13112014-111159
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Relações Públicas na gestão das estragégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada: um estudo de caso da Nestlé Brasil S/A-Comunicação OrganizacionalDigital CommunicationMídias SociaisOrganizational CommunicationPublic RelationsPúblicos e Comunicação DigitalPublicsRelações PúblicasSocial MediaEsta dissertação de mestrado propõe uma reflexão sobre o posicionamento da atividade de relações públicas na gestão das estratégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada. Nosso objetivo é analisar a viabilidade da proposta de um modelo de comunicação integrada digital como elemento norteador das estratégias de comunicação nas empresas contemporâneas. Para isso, verificamos se a Nestlé Brasil S/A apresenta a variável interação em sua presença nas plataformas digitais e se existe algum modelo de comunicação integrada digital que norteia sua estratégia de comunicação. Para que esses objetivos fossem cumpridos, o método utilizado foi uma pesquisa do tipo qualitativa, com estratégia de estudo de caso e levantamento exploratório. Como técnica, fizemos uso da netnografia, da observação e de entrevistas em profundidade. Por fim, no que tange ao recorte teórico metodológico, esta pesquisa se concentrou nos estudos da cibercultura e dos new media studies. O referencial teórico pesquisado junto à observação nas oito plataformas digitais da empresa e o acesso à equipe de comunicação digital da organização conduziram aos resultados desta pesquisa e à resposta ao problema proposto. Concluiu-se que a empresa escolhida para este estudo apresenta a variável interação em sua presença nas plataformas de mídias sociais digitais, porém, não utiliza um modelo específico de comunicação na sua íntegra para atuar no ambiente digital.This Master\'s thesis proposes a reflection on the position of the public relations activity in the management of organizational communication strategies in the digitized society. Our aim is to analyze the feasibility of the proposal of a digital integrated communication model as key element of the communication strategies in the contemporary companies. For that, we have verified whether Nestlé S/A shows the interaction variable in its presence in the digital platforms as well as whether there is any digital integrated communication model guiding its communication strategy. For these objectives to be accomplished, the method used was a qualitative research comprising case study strategy and exploratory survey. As techniques, we have utilized netnography, observation and in depth interviews. Finally, regarding the theoretical and methodological aspects, this research has focused on both the cyberculture studies and the new media studies. The theoretical background researched along with the observation in the company\'s eight digital platforms and the access to the company\'s digital communication team have led to the results of this research and to the answer to the proposed problem. We have concluded that the company chosen for this study shows the interaction variable in its presence in the digital social media platforms. However, the company does not make use of a specific communication model in its entirety to have a presence in the digital environment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Elizabeth Nicolau SaadDreyer, Bianca Marder2014-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-13112014-111159/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-13112014-111159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações Públicas na gestão das estragégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada: um estudo de caso da Nestlé Brasil S/A
-
title Relações Públicas na gestão das estragégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada: um estudo de caso da Nestlé Brasil S/A
spellingShingle Relações Públicas na gestão das estragégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada: um estudo de caso da Nestlé Brasil S/A
Dreyer, Bianca Marder
Comunicação Organizacional
Digital Communication
Mídias Sociais
Organizational Communication
Public Relations
Públicos e Comunicação Digital
Publics
Relações Públicas
Social Media
title_short Relações Públicas na gestão das estragégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada: um estudo de caso da Nestlé Brasil S/A
title_full Relações Públicas na gestão das estragégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada: um estudo de caso da Nestlé Brasil S/A
title_fullStr Relações Públicas na gestão das estragégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada: um estudo de caso da Nestlé Brasil S/A
title_full_unstemmed Relações Públicas na gestão das estragégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada: um estudo de caso da Nestlé Brasil S/A
title_sort Relações Públicas na gestão das estragégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada: um estudo de caso da Nestlé Brasil S/A
author Dreyer, Bianca Marder
author_facet Dreyer, Bianca Marder
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Elizabeth Nicolau Saad
dc.contributor.author.fl_str_mv Dreyer, Bianca Marder
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Organizacional
Digital Communication
Mídias Sociais
Organizational Communication
Public Relations
Públicos e Comunicação Digital
Publics
Relações Públicas
Social Media
topic Comunicação Organizacional
Digital Communication
Mídias Sociais
Organizational Communication
Public Relations
Públicos e Comunicação Digital
Publics
Relações Públicas
Social Media
description Esta dissertação de mestrado propõe uma reflexão sobre o posicionamento da atividade de relações públicas na gestão das estratégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada. Nosso objetivo é analisar a viabilidade da proposta de um modelo de comunicação integrada digital como elemento norteador das estratégias de comunicação nas empresas contemporâneas. Para isso, verificamos se a Nestlé Brasil S/A apresenta a variável interação em sua presença nas plataformas digitais e se existe algum modelo de comunicação integrada digital que norteia sua estratégia de comunicação. Para que esses objetivos fossem cumpridos, o método utilizado foi uma pesquisa do tipo qualitativa, com estratégia de estudo de caso e levantamento exploratório. Como técnica, fizemos uso da netnografia, da observação e de entrevistas em profundidade. Por fim, no que tange ao recorte teórico metodológico, esta pesquisa se concentrou nos estudos da cibercultura e dos new media studies. O referencial teórico pesquisado junto à observação nas oito plataformas digitais da empresa e o acesso à equipe de comunicação digital da organização conduziram aos resultados desta pesquisa e à resposta ao problema proposto. Concluiu-se que a empresa escolhida para este estudo apresenta a variável interação em sua presença nas plataformas de mídias sociais digitais, porém, não utiliza um modelo específico de comunicação na sua íntegra para atuar no ambiente digital.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-13112014-111159/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-13112014-111159/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090693411373056