A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Alexandre Avelino
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13042021-094456/
Resumo: O objetivo desta obra é o desenvolvimento de um estudo sobre a interface Operacional e Tática entre as funções de Vendas e de Manufatura. A relação entre Vendas e Manufatura vem sendo objeto de estudos no campo da pesquisa desde a década de 70, porém os estudos existentes abordam, em sua maioria, os aspectos estratégicos desta relação. O presente trabalho se concentra nas esferas operacionais e táticas da relação entre Vendas e Manufatura. Este trabalho encontra-se dividido em três partes. Na primeira, é realizado um estudo que mostra como a interface entre as funções ocorre desde o nível estratégico até o operacional. Na segunda, é efetuada uma pesquisa da literatura que aborda os pontos de conflito existentes nesta relação, bem como as prováveis causas identificadas por pesquisadores que realizaram estudos na área em questão. Neste ponto, são identificados quais são os fatores que caracterizam a relação tática e operacional entre as funções de Vendas e Manufatura. Na terceira, é apresentada uma pesquisa de campo realizada com uma amostra de empresas que atuam no setor de varejo, onde se busca apurar quais são os fatores que compõe esta relação, seus problemas, e iniciativas de melhoria que estas empresas estão realizando. Esta pesquisa aponta na conclusão quais são os fatores que influenciam a relação entre Vendas e Manufatura, bem como possíveis soluções que estão sendo adotadas pelas empresas em questão.
id USP_9db5854af4a2b6b38b97585728337bb5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13042021-094456
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional.The interface betwqeen sales and manufacturing: an analysis of the operational relationship.InterfaceInterface between sales and manufacturingManufaturaOperational relationshipTactical and operational planning.VendasO objetivo desta obra é o desenvolvimento de um estudo sobre a interface Operacional e Tática entre as funções de Vendas e de Manufatura. A relação entre Vendas e Manufatura vem sendo objeto de estudos no campo da pesquisa desde a década de 70, porém os estudos existentes abordam, em sua maioria, os aspectos estratégicos desta relação. O presente trabalho se concentra nas esferas operacionais e táticas da relação entre Vendas e Manufatura. Este trabalho encontra-se dividido em três partes. Na primeira, é realizado um estudo que mostra como a interface entre as funções ocorre desde o nível estratégico até o operacional. Na segunda, é efetuada uma pesquisa da literatura que aborda os pontos de conflito existentes nesta relação, bem como as prováveis causas identificadas por pesquisadores que realizaram estudos na área em questão. Neste ponto, são identificados quais são os fatores que caracterizam a relação tática e operacional entre as funções de Vendas e Manufatura. Na terceira, é apresentada uma pesquisa de campo realizada com uma amostra de empresas que atuam no setor de varejo, onde se busca apurar quais são os fatores que compõe esta relação, seus problemas, e iniciativas de melhoria que estas empresas estão realizando. Esta pesquisa aponta na conclusão quais são os fatores que influenciam a relação entre Vendas e Manufatura, bem como possíveis soluções que estão sendo adotadas pelas empresas em questão.The main purpose of this work is to develop a study on the Tactical and Operational interface between Sales and Manufacturing functions. The relationship between Sales and Manufacturing was object of studies in research since 70\'decade, but the absolute majority explain about strategic aspects of this relationship. The present work will be concentrate on tactical and operational spheres of the Sales and Manufacturing relationship. This work is divided in three parts. The first parts present a study that shows how the interface between that functions work since the strategic level to operational level. On the second part, a research about the literature that explore the conflict that exist between Sales and Manufacturing relationship, as well as the probably causes identified by the researchers that realize studies in this area. At this point, the factors that characterize the tactical and operational relationship between Sales and Manufacturing functions. On the third part, a field research was conducted, gathering a sample of companies that supply the retail trade. The main objective of this research is try to identify which factors have influence into Sales and Manufacturing relationship, as well as solutions that this companies are applying to improve this relationship.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMiyake, Dario IkuoCardoso, Alexandre Avelino2005-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13042021-094456/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-13T19:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-13042021-094456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-13T19:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional.
The interface betwqeen sales and manufacturing: an analysis of the operational relationship.
title A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional.
spellingShingle A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional.
Cardoso, Alexandre Avelino
Interface
Interface between sales and manufacturing
Manufatura
Operational relationship
Tactical and operational planning.
Vendas
title_short A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional.
title_full A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional.
title_fullStr A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional.
title_full_unstemmed A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional.
title_sort A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional.
author Cardoso, Alexandre Avelino
author_facet Cardoso, Alexandre Avelino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miyake, Dario Ikuo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Alexandre Avelino
dc.subject.por.fl_str_mv Interface
Interface between sales and manufacturing
Manufatura
Operational relationship
Tactical and operational planning.
Vendas
topic Interface
Interface between sales and manufacturing
Manufatura
Operational relationship
Tactical and operational planning.
Vendas
description O objetivo desta obra é o desenvolvimento de um estudo sobre a interface Operacional e Tática entre as funções de Vendas e de Manufatura. A relação entre Vendas e Manufatura vem sendo objeto de estudos no campo da pesquisa desde a década de 70, porém os estudos existentes abordam, em sua maioria, os aspectos estratégicos desta relação. O presente trabalho se concentra nas esferas operacionais e táticas da relação entre Vendas e Manufatura. Este trabalho encontra-se dividido em três partes. Na primeira, é realizado um estudo que mostra como a interface entre as funções ocorre desde o nível estratégico até o operacional. Na segunda, é efetuada uma pesquisa da literatura que aborda os pontos de conflito existentes nesta relação, bem como as prováveis causas identificadas por pesquisadores que realizaram estudos na área em questão. Neste ponto, são identificados quais são os fatores que caracterizam a relação tática e operacional entre as funções de Vendas e Manufatura. Na terceira, é apresentada uma pesquisa de campo realizada com uma amostra de empresas que atuam no setor de varejo, onde se busca apurar quais são os fatores que compõe esta relação, seus problemas, e iniciativas de melhoria que estas empresas estão realizando. Esta pesquisa aponta na conclusão quais são os fatores que influenciam a relação entre Vendas e Manufatura, bem como possíveis soluções que estão sendo adotadas pelas empresas em questão.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13042021-094456/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13042021-094456/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257007751430144