A influência do selo de certificação e indicadores de cidade inteligente na atitude de potenciais talentos: um experimento aplicado a anúncios de cidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rafael Garcia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-05112024-145352/
Resumo: As soluções de cidades inteligentes estão se tornando uma tendência cada vez mais relevante para a gestão urbana devido aos diversos benefícios e avanços socioeconômicos que esse desenvolvimento pode proporcionar. Em vista disso, uma maneira de mensurar a efetividade dos processos de implementação e comunicação da marca dessas cidades é por meio do uso de indicadores urbanos de desempenho e selos de certificação de cidade inteligente baseados em normas internacionais padronizadas, como a ISO 37122 - Indicadores de cidades inteligentes. Entretanto, a temática ainda é bastante incipiente no contexto brasileiro, com apenas quatro cidades possuindo essa certificação até o momento. Assim, visto que a atração de potenciais talentos é um fator crucial para o desenvolvimento dessas cidades, a teoria da atitude pode ser utilizada para compreender o comportamento desses stakeholders em relação às ações de marketing das cidades. Com base nisso, o presente estudo buscou verificar se a presença de selo de certificação de cidade inteligente e indicadores de cidades brasileiras em anúncios têm influência na atitude de potenciais talentos. Para investigar esse efeito, foi conduzido um experimento do tipo within-subjects com quatro grupos de potenciais talentos. Os participantes foram expostos a anúncios de cidades com diferentes tratamentos, nos quais foram manipuladas a presença do selo de certificação e dos indicadores de cidades brasileiras, a fim de avaliar a atitude desses indivíduos. Os resultados mostraram que os potenciais talentos foram influenciados negativamente nas respostas cognitivas e afetivas pela presença dos indicadores de cidades brasileiras e não sofreram influência significativa pela presença do selo de certificação. Este estudo contribui para a literatura ao evidenciar que, no contexto brasileiro, os indicadores urbanos são mais efetivos em influenciar a atitude de potenciais talentos do que os selos de certificação. Além disso, sugere práticas gerenciais adequadas para o cenário brasileiro, que incluem a disseminação do conceito de cidade inteligente, promoção do envolvimento e engajamento dos residentes, investimento em infraestrutura de serviços e qualidade de vida, segurança pública percebida, e fomento à economia local e empregabilidade por meio do desenvolvimento de parcerias público-privadas.
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Entretanto, a temática ainda é bastante incipiente no contexto brasileiro, com apenas quatro cidades possuindo essa certificação até o momento. Assim, visto que a atração de potenciais talentos é um fator crucial para o desenvolvimento dessas cidades, a teoria da atitude pode ser utilizada para compreender o comportamento desses stakeholders em relação às ações de marketing das cidades. Com base nisso, o presente estudo buscou verificar se a presença de selo de certificação de cidade inteligente e indicadores de cidades brasileiras em anúncios têm influência na atitude de potenciais talentos. Para investigar esse efeito, foi conduzido um experimento do tipo within-subjects com quatro grupos de potenciais talentos. Os participantes foram expostos a anúncios de cidades com diferentes tratamentos, nos quais foram manipuladas a presença do selo de certificação e dos indicadores de cidades brasileiras, a fim de avaliar a atitude desses indivíduos. Os resultados mostraram que os potenciais talentos foram influenciados negativamente nas respostas cognitivas e afetivas pela presença dos indicadores de cidades brasileiras e não sofreram influência significativa pela presença do selo de certificação. Este estudo contribui para a literatura ao evidenciar que, no contexto brasileiro, os indicadores urbanos são mais efetivos em influenciar a atitude de potenciais talentos do que os selos de certificação. Além disso, sugere práticas gerenciais adequadas para o cenário brasileiro, que incluem a disseminação do conceito de cidade inteligente, promoção do envolvimento e engajamento dos residentes, investimento em infraestrutura de serviços e qualidade de vida, segurança pública percebida, e fomento à economia local e empregabilidade por meio do desenvolvimento de parcerias público-privadas.Smart city solutions are becoming an increasingly relevant trend in urban management due to the various benefits and socioeconomic advances that this development can provide. In view of this, one way to measure the effectiveness of the implementation processes and brand communication of these cities is through the use of urban performance indicators and smart city certification seals based on standardized international norms, such as ISO 37122 - Indicators for Smart Cities. However, this topic is still quite nascent in the Brazilian context, with only four cities holding this certification so far. Therefore, given that attracting potential talents is a crucial factor for the development of these cities, attitude theory can be used to understand the behavior of these stakeholders regarding the cities\' marketing actions. Based on this, the present study sought to verify whether the presence of smart city certification seals and indicators in advertisements for Brazilian cities influences the attitude of potential talents. To investigate this effect, a within-subjects experiment was conducted with four groups of potential talents. Participants were exposed to advertisements of cities with different treatments, in which the presence of the certification seal and Brazilian city indicators were manipulated to assess the attitudes of these individuals. The results showed that potential talents were negatively influenced in their cognitive and affective responses by the presence of Brazilian city indicators and were not significantly influenced by the presence of the certification seal. This study contributes to the literature by demonstrating that, in the Brazilian context, urban indicators are more effective in influencing the attitude of potential talents than certification seals. Furthermore, it suggests appropriate managerial practices for the Brazilian scenario, including the dissemination of the smart city concept, promotion of resident involvement and engagement, investment in service infrastructure and quality of life, perceived public safety, and fostering the local economy and employability through the development of public-private partnerships.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRocha, Marina Toledo LourençãoSousa, Rafael Garcia2024-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-05112024-145352/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPReter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-07T19:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-05112024-145352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-07T19:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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