A vinculatividade e o controle dos acordos substitutivos da decisão administrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-09102020-154953/ |
Resumo: | Os acordos substitutivos, que compõem o objeto central da presente dissertação, apresentamse como relevantes instrumentos de operacionalização da consensualidade no âmbito da atuação administrativa. Por meio destes, a Administração opta por transacionar com o particular para atingir o resultado pretendido, substituindo a decisão unilateral e imperativa que lhe cabe por um acordo de vontades, que consolida o conjunto de direitos e obrigações considerado satisfatório por ambas as partes diante do caso concreto. O trabalho objetiva dar um passo adiante na reflexão acerca dos limites à modificação e revisão dos compromissos consensualmente firmados entre os sujeitos público e privado, inclusive com vistas a identificar possíveis parâmetros de estabilidade e previsibilidade a serem observados. Diante dessa perspectiva, pretende-se delinear as premissas da análise a ser desenvolvida e os novos paradigmas que permeiam o agir administrativo, a fim de expor o cenário da consensualidade em âmbito pátrio. Em seguida, a pesquisa busca examinar a natureza jurídica de tais ajustes, bem como a sua relação com a legalidade - tanto sob a ótica da (des)necessidade de autorização legal específica para a sua celebração, como à luz da sua importância enquanto mecanismos de criação normativa. Tendo como pressuposto que a Administração tem o dever de adotar a melhor solução possível frente às circunstâncias concretamente consideradas, a análise busca verificar não só a margem de liberdade que recai sobre o agente no que diz respeito à escolha do instrumento consensual, mas também as consequências dessa opção, em vista da natureza vinculante dos módulos convencionais. Por fim, procurase examinar a questão atinente ao controle do agir consensual, com o intuito de detectar os limites à convalidação e ao desfazimento das estipulações entabuladas entre as partes. |
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A vinculatividade e o controle dos acordos substitutivos da decisão administrativaThe binding nature and the control of substitutive agreementsAdministração PúblicaAtos administrativosBindingConsensualityContrato administrativoControlControle da Administração PúblicaNulidade do ato administrativoPublic AdministrationStabilitySubstitutive agreementsOs acordos substitutivos, que compõem o objeto central da presente dissertação, apresentamse como relevantes instrumentos de operacionalização da consensualidade no âmbito da atuação administrativa. Por meio destes, a Administração opta por transacionar com o particular para atingir o resultado pretendido, substituindo a decisão unilateral e imperativa que lhe cabe por um acordo de vontades, que consolida o conjunto de direitos e obrigações considerado satisfatório por ambas as partes diante do caso concreto. O trabalho objetiva dar um passo adiante na reflexão acerca dos limites à modificação e revisão dos compromissos consensualmente firmados entre os sujeitos público e privado, inclusive com vistas a identificar possíveis parâmetros de estabilidade e previsibilidade a serem observados. Diante dessa perspectiva, pretende-se delinear as premissas da análise a ser desenvolvida e os novos paradigmas que permeiam o agir administrativo, a fim de expor o cenário da consensualidade em âmbito pátrio. Em seguida, a pesquisa busca examinar a natureza jurídica de tais ajustes, bem como a sua relação com a legalidade - tanto sob a ótica da (des)necessidade de autorização legal específica para a sua celebração, como à luz da sua importância enquanto mecanismos de criação normativa. Tendo como pressuposto que a Administração tem o dever de adotar a melhor solução possível frente às circunstâncias concretamente consideradas, a análise busca verificar não só a margem de liberdade que recai sobre o agente no que diz respeito à escolha do instrumento consensual, mas também as consequências dessa opção, em vista da natureza vinculante dos módulos convencionais. Por fim, procurase examinar a questão atinente ao controle do agir consensual, com o intuito de detectar os limites à convalidação e ao desfazimento das estipulações entabuladas entre as partes.The substitutive agreements, which constitute the main object of this essay, are presented as relevant instruments for the operationalization of consensuality within the scope of administrative actions. By means of these, Public Administration chooses to negotiate with private entities in order to achieve the results desired, replacing the unilateral and imperative decision by this consensual agreement, which consolidates the set of rights and obligations considered satisfactory by both parties in a given case. This work aims to take a step forward in the analysis of the limits to the modification and revision of the commitments consensually signed between public and private entities, for the purpose of identifying possible parameters of stability and predictability to be taken into account. In this perspective, it is intended to outline the premises of the analysis and the new paradigms that permeate the administrative action, in order to disclose the scenario of consensuality in Brazil. Moving forward, the research seeks to examine the legal nature of such agreements, as well as their relation to legality - both from the point of view of the need (or lack thereof) for specific legal authorization for their conclusion, and in light of their importance as mechanisms of normative creation. Assuming that the Administration has a duty to adopt the best possible solution in any given circumstances, the analysis seeks to verify not only the freedom of the public agent with regard to the choice of the appropriate consensual instrument, but also the consequences of such choice, in view of the binding nature of the substitutive agreements. Finally, the work examines the issue of controlling such consensual actions, in order to detect the limits to validate and annul the agreements formalized by the parties.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Fernando Dias Menezes deLefèvre, Mônica Bandeira de Mello2018-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-09102020-154953/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-09T12:58:01Zoai:teses.usp.br:tde-09102020-154953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-09T12:58:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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