Estratégias e políticas de precificação em lojas de conveniência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vance, Patricia de Salles
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-05092023-151436/
Resumo: O tema de estudo desta dissertação é a conduta de preços no segmento de lojas de conveniência. Este tipo de varejo foi introduzido no país no final da década de 80 por distribuidoras de combustíveis. Como consequência, a maioria das lojas são franqueadas. Esta pesquisa descritiva foi baseada na realização de entrevistas pessoais com quatro das maiores empresas franqueadoras e de um estudo de campo em lojas de conveniência localizadas no município do Rio de Janeiro. Os depoimentos dos executivos revelaram que o preço final e definido na loja e que as franqueadoras participam do processo de precificação com a sugestão de valores de margens e com a recomendação de políticas de preços. No entanto, foram demonstradas diferenças na importância estratégica que e dada ao preço. Com uma análise comparativa dos resultados foram identificadas diferenças entre as condutas de preços preconizadas pelas franqueadoras e as adotadas pelas lojas franqueadas, sugerindo a existência de problemas na coordenação do canal franqueado. Estas divergências não foram verificadas nas lojas próprias. Por fim, a proximidade a grandes varejistas, como hipermercados e supermercados, parece influenciar o preço das lojas de conveniência.
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