Teoria e prática do viewpoints

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miriam Rinaldi Goldbaum
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-06022018-094418
Resumo: Inspirada pelas inovadoras experimentações entre as linguagens ocorridas na década de 1960, a coreógrafa Mary Overlie criou a técnica de improvisação Six Viewpoints. Anos mais tarde, essa técnica foi desenvolvida e sistematizada por Anne Bogart, diretora da SITI Company. Sua ênfase está na articulação, por parte do ator, das categorias de Tempo e Espaço como parceiros de criação. A partir do enquadramento histórico, o trabalho analisa o terreno que os pioneiros do pós-modernismo forjaram, em especial os artistas expoentes da dança da Judson Dance Theater e dos artistas minimalistas, influências radicais para o pensamento da técnica. A pesquisa também compara as diferentes abordagens entre as artistas que desenvolveram a técnica, buscando forjar uma análise crítica e abrangente dos fundamentos que regem cada uma de suas vertentes e metodologias. Além de investigar seu contexto de origem e desenvolvimento ao longo dos anos oitenta, o trabalho investiga a exploração da técnica e sua relação com a cena pós-dramática como elemento da escritura espetacular. Para tanto, analisa o processo de criação do espetáculo \"Otro\", do Coletivo Improviso, grupo que nasceu do treinamento na técnica, inicialmente coordenado por Enrique Diaz e Mariana Lima após sua estadia no Summer Course da SITI Company, em Saratoga Springs, Nova Iorque.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Teoria e prática do viewpoints - 2016-06-24Jacó GuinsburgSônia Machado de AzevedoRosangela Patriota RamosAntônio Carlos de Araújo SilvaSilvia Fernandes da Silva TelesiMiriam Rinaldi GoldbaumUniversidade de São PauloArtes CênicasUSPBR actor Anne Bogart Anne Bogart ator Coletivo Improviso Coletivo Improviso Mary Overlie Mary Overlie Viewpoints Viewpoints Inspirada pelas inovadoras experimentações entre as linguagens ocorridas na década de 1960, a coreógrafa Mary Overlie criou a técnica de improvisação Six Viewpoints. Anos mais tarde, essa técnica foi desenvolvida e sistematizada por Anne Bogart, diretora da SITI Company. Sua ênfase está na articulação, por parte do ator, das categorias de Tempo e Espaço como parceiros de criação. A partir do enquadramento histórico, o trabalho analisa o terreno que os pioneiros do pós-modernismo forjaram, em especial os artistas expoentes da dança da Judson Dance Theater e dos artistas minimalistas, influências radicais para o pensamento da técnica. A pesquisa também compara as diferentes abordagens entre as artistas que desenvolveram a técnica, buscando forjar uma análise crítica e abrangente dos fundamentos que regem cada uma de suas vertentes e metodologias. Além de investigar seu contexto de origem e desenvolvimento ao longo dos anos oitenta, o trabalho investiga a exploração da técnica e sua relação com a cena pós-dramática como elemento da escritura espetacular. Para tanto, analisa o processo de criação do espetáculo \"Otro\", do Coletivo Improviso, grupo que nasceu do treinamento na técnica, inicialmente coordenado por Enrique Diaz e Mariana Lima após sua estadia no Summer Course da SITI Company, em Saratoga Springs, Nova Iorque. Inspired by the innovative experiments between artistic languages occurring in the 1960s, the choreographer Mary Overlie created an improvisation technique, Six Viewpoints. Years later, this technique was developed and systematized by Anne Bogart, director of SITI Company. The emphasis of this technique is in the simultaneous use, by the actor, of the categories of time and space as creative partners. From the historical background, this study analyzes the influence of the pioneers of postmodernism, especially the exponents artists from Judson Dance Theater and the minimalist artists. The study also compares the different approaches by these artists who developed the technique in a critical and comprehensive analysis of the fundamentals that drive each component and its methodologies. Besides investigating its source context, its development throughout the eighties, the study investigates the exploitation of the technique and its relationship with the post-dramatic scene as part of the scenic writings. As a case study, it analyzes the creating process of the play \"Otro\", by the Collective Improvisation, a group that was born from Viewpoints technical training, initially coordinated by Enrique Diaz and Marina Lima after their stay in the Summer Course of the SITI Company in Saratoga Springs, NY. https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-06022018-094418info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:18:31Zoai:teses.usp.br:tde-06022018-094418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:12:25.061554Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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